domingo, 31 de julho de 2016

Redencão: com apoio de Cid e Camilo, Mauro lança filho candidato


Um novo membro do clã Benevides começa a fazer 
história na política do Ceará. Trata-se de David Benevides, herdeiro mais velho do secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho que, neste domingo, foi lançado candidato a prefeito de Redenção. Filiado ao PHS, David reúne mais de 10 partidos em sua coligação. 
O ex-governador Cid Gomes (PDT) prestigiou o evento, assim como o avô de David, Mauro Benevides, prefeitos e lideranças políticas de cidades do Maciço do Baturité. É a primeira vez que David disputará uma eleição.
David ainda não tem adversários, uma vez que os partidos de adversários estão fragilizados. O prefeito Antônio Bandeira, do PDT, enfrenta impopularidade e não disputaria a reeleição. O vice, César Fernandes, do PT, sonha em ser candidato, mas também não conseguiu atrair outros partidos. Outro pré-candidato era o ex-prefeito de Acarape, Acelio Freitas, que se tornou inelegível por má gestão dos recursos públicos quando administrou o município. David poderia ter como adversária a ex-secretária de Educação, Ana Paula, que desistiu para virar candidata a vice na chapa de Benevides.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Eleições 2016 – Enquetes já estão proibidas

A partir desta quarta-feira (20) está proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral das Eleições 2016. Nesse aspecto, é importante destacar a diferença entre enquete e pesquisas eleitorais, uma vez que estas podem ser divulgadas até o próprio dia da eleição.
Conforme a definição, enquete é a simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização. Esse tipo de consulta depende apenas da participação espontânea do interessado.
Já a pesquisa eleitoral requer dados estatísticos realizados junto a uma parcela da população de eleitores, com o objetivo de comparar a preferência e a intenção de voto a respeito dos candidatos que disputam determinada eleição.
Portanto, a divulgação de enquetes e sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação é considerada um ilícito que pode ser punido com o pagamento de multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil. A multa está prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).
Fonte: TSE

segunda-feira, 18 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Prazo para as definições políticas em Lavras com as Convenções Municipais tem início quarta (20/07)

A partir desta quarta-feira dia 20 de julho, tem início o prazo para o inicio das definições politicas para as eleições municipais deste ano.

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções municipais deverão ser realizadas entre os dias 20 de julho a 5 de agosto.

Segundo ainda o TSE, Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos aos cartórios eleitorais até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho. O novo calendário também incorpora a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, prevista para começar em 16 de agosto.

O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.

Em Lavras da Mangabeira, os partidos políticos já se articulam para a realização das suas convenções. As definições políticas também ganham corpo já a partir desta semana.

Quem esteve neste final de semana em Lavras, foi o Senador Eunício Oliveira que junto com o Deputado Danniel Oliveira, ambos do PMDB buscam lançar um nome para a sucessão municipal, mas que até agora, nenhum peemedebista emplacou.

O partido deve mesmo lançar mais uma vez o nome do médico Dr. Ildsser Alencar que em 2012, concorreu a sucessão municipal local e perdeu para o atual Prefeito Dr. Tavinho com quase 3 mil votos de maioria pró Tavinho.

O Vice do Dr. Ildsser deve sair mesmo da familia linhares, apesar de alguns nomes de partido ainda aiados terem sido colocados para o crivo do Senador que insiste que a escolha do mesmo será através de pesquisa.

A Convenção Partidária do PMDB ainda não tem data definida.

Enquanto isso, o PSDB local será o primeiro a realizar sua convenção que está marcada para a próxima sexta-feira dia 22/07.

Existe um clima de desconfiança politica no PSDB lavrense, dada a proximidade do Senador Eunício com o tucano Tasso Jereissati. Para alguns, a amizade pode barrar qualquer pretensão de lançamento de candidatura majoritária em Lavras.

A semana será de muito disse me disse nos bastidores da política lavrense, e de insegurança no ninho tucano.

Já a Convenção Partidária que deve confirmar o nome para a reeleição do atual prefeito do município Dr. Tavinho (PDT) só deve acontecer no começo de Agosto com data ainda a ser definida.

De acordo com o PDT estadual, lideranças do Partido no Ceará, como Cid Gomes – Ciro Gomes e o Presidente Deputado André Figueiredo estarão presentes na convenção.

A busca da reeleição do atual chefe do poder executivo municipal lavrense deve reunir o maior numero de partidos políticos numa coligação que deve também lançar o número máximo de candidaturas a vereador.

domingo, 17 de julho de 2016

Atendimento na emergência do hospital de Cascavel é suspenso, após tiroteio

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, em Cascavel, no litoral leste do Ceará, deve suspender o atendimento à população até que seja resolvida a questão de segurança de profissionais de saúde e de pacientes. 
A determinação é do  Sindicato dos Médicos, da Associação Médica Cearense do Conselho Regional de Medicina no Ceará (Cremec) em nota divulgada no fim da tarde deste domingo (17).
Nesta manhã,  um homem foi assassinado a tiros dentro de hospital, quando era atendido na emergência. O médico que estava atendendo a vítima foi atingido na coxa por um disparo. Segundo uma das funcionárias da unidade de saúde, o paciente estava sendo atendido após ter sido ferido no rosto por um gargalo de garrafa durante uma briga em um posto de gasolina, na madrugada de domingo. 
Um dos envolvidos na briga invadiu o hospital e atirou contra a vítima, que morreu na hora.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Justiça determina a Suspensão dos trabalhos da Comissão processante contra o Prefeito de Lavras


A justiça de Lavras da Mangabeira acaba de conceder liminar ao prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto no tocante a uma ação que foi dada entrada na Câmara Municipal local que se transformou em uma comissão processante que buscava averiguar crime de responsabilidade fiscal do atual gestor.

A ação impetrada pelo suplente de vereador, Francisco de Assis Viana pedia o afastamento imediato do prefeito Dr. Tavinho.

Na última sexta feira (08/07), a justiça local, através da doutora Larissa Braga Costa de Oliveira, juíza de direito da comarca de Lavras da Mangabeira, expediu liminar suspendendo os trabalhos da comissão processante. De acordo a doutora Larissa a denuncia se baseia tão-somente em matéria jornalística ainda não confirmados os indícios de violação à lei de responsabilidade fiscal pelo necessário parecer técnico do tribunal de contas dos municípios.

A comarca local já fez a devida notificação a presidência da câmara municipal de Lavras da Mangabeira.

Segue a baixo a liminar concedida.