quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CONCURSO PÚBLICO DE LAVRAS: Instituto divulga concorrência para cargos

O INGA - Gestão Avançada - Instituto que está a frente do Concurso Público da Prefeitura municipal de Lavras da Mangabeira acaba de divulgar a Concorrência para os Cargos do certame:

http://www.ingagestao.org.br/site/index.php?menu=concursos&acao=ver&id=7






quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Jornal refaz trajeto que Maria teria percorrido antes do nascimento de Jesus

Crianças árabes posam, em Nazaré, para uma fotografia. Nas cabeças inquietas, um chapéu em forma de árvore natalina. Elas aproveitam o dia para passear pelo cenário que a tradição cristã atribui à infância de Jesus.
Mas a reportagem não as segue pelas ruelas pelas quais caminham cantando. A Folha está em Nazaré para fazer o caminho bíblico entre essa cidade e Belém. É o trajeto que a tradição estabelece para Maria, antes de Cristo nascer.
Mas Maria, se decidisse fazer a viagem atualmente, teria de lidar com os desafios contemporâneos, distintos daqueles da Antiguidade. Hoje, essa estrada inclui controles militares e um caminho que, em tempos de ocupação da Cisjordânia, é em todo volátil e imprevisível.
O trajeto tem cerca de 160 quilômetros pela estrada que vai por fora dos territórios palestinos, em Israel, tomando menos de duas horas. Mas a reportagem leva, por dentro da Cisjordânia, todo o dia para repetir esse difícil caminho, entre viagens e entrevistas.
O ditado, entre palestinos, diz que Jesus teria nascido no muro que separa Israel da Cisjordânia. Cartões natalinos mostram reis magos impedidos de ir à manjedoura.
PARTIDA
A viagem começa no tradicional mercado de artesanato de Nazaré. Mercadores reclamam da falta de organização e de divulgação, que fazem desta importante cidade histórica um destino turístico pouco visitado.
"No ano passado, a Prefeitura pagou pela viagem e pela acomodação", diz Margo Zeidan, que vende "tatriz", bordados palestinos. "Eles deveriam organizar melhor o Natal, para que essa não seja minha última participação."
A Maria inventada pela reportagem segue, depois de comprar um xale com detalhes de flores, para a periferia de Nazaré, onde toma uma xícara de chá com hortelã no restaurante Nostalgia.
A árvore de Natal, ali, é decorada com os nomes de vilarejos palestinos destruídos desde 1948, a data da criação do Estado de Israel.
"Se Maria viajasse hoje de Nazaré a Belém, ela veria os problemas pelos quais passamos", diz Sami Nsir, dono do estabelecimento. "Ela iria se sentir mal ao ver que as pessoas não se importam com a causa palestina."
Dali, a reportagem toma a estrada rumo a Belém. No trajeto, o carro é flanqueado pelas montanhas do vale de Marj Ibn Amr, inesperadamente verde após a neve. 
ORIENTAÇÃO
Maria talvez se perdesse por ali. Não há placas indicando a cidade palestina de Jenin, assim como não há transporte público regular.
Ela também correria o risco de ter de encerrar sua viagem. O carro encontra o posto de controle de Gilboa fechado. Em contato com as Forças de Defesa de Israel, a reportagem descobre que o acesso de veículos está impedido devido a um embate entre Exército e palestinos.
A alternativa é contornar a Cisjordânia e procurar uma entrada aberta. A Folha chega a Rihan, também fechada, exceto para colonos. Mas, com a identificação de imprensa, indisponível a Maria, os portões são abertos, após 15 minutos de negociação.
A Maria fictícia chega então à cidade de Nablus.
Lá, o padre Johny Abu Khalil, do patriarcado latino, reclama: "Estou de saco cheio das permissões natalinas".
Sua paróquia tem 220 católicos. Todo ano, ele negocia com a administração israelense para que possam viajar a Jerusalém para o Natal.
"Israel quer que Jerusalém vire um museu e que a Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus morreu, seja a melhor discoteca do país", reclama.
Khalil não acredita que Maria tentaria ir a Belém hoje. Para ele, ela se contentaria com Jerusalém, se obtivesse uma permissão de viagem.
Na estrada para Jerusalém, o Sol se põe contra o carro, enquanto o rádio toca clássicos libaneses dos anos 80. Há um controle militar na saída de Nablus e outro na entrada de Jerusalém. Palestinos mostram os documentos e as autorizações aos soldados.
MURO
A entrada em Belém é feita pelo muro que separa Israel da Cisjordânia, hoje um mural para pichações e grafites, incluindo clássicos do britânico Banksy, como o que mostra uma garota revistando um soldado israelense.
A barreira fez murchar a loja de Claire Anastas, que vende artesanato diante da parede de concreto. Turistas desistiram de vir, afirma.
"Se Maria entrasse aqui, talvez não conseguisse sair", diz. Ela vende presépios com um muro no meio, em protesto.
O trajeto está quase no fim. A pé, teria levado dez dias. George Rashmawi, que organiza o caminho para peregrinos, afirma que é necessário desviar de assentamentos na Cisjordânia para evitar problemas com as autoridades israelenses. "A viagem fica mais longa", afirma.
Em uma loja diante da Igreja da Natividade, onde se crê que Jesus nasceu, Nadia Hazbun reclama do muro.
"É difícil para os turistas passar pelo muro, então eles não vêm. Na Europa, viajam pelo continente sem passaporte. Aqui, precisam passar pelas barreiras militares."
Ela dá de presente ao repórter um cartão natalino. Um papai Noel dando uma voadora na muralha que separa Israel da Cisjordânia.
"Maria nunca viria de Nazaré até Belém", diz. "Ela se recusaria a ver nosso povo em campos de refugiados." 
A palestina Claire Anastas mostra presépio diante do muro que separa a Cisjordânia de Israel
Fonte: Folha de São Paulo

Profetas da Chuva anunciam previsões para o inverno de 2014

Como manda a tradição, a cidade de Quixadá será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva.

De 10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reúnem para lançar as previsões do “inverno” do próximo ano.

O encontro acontece, desde 1996, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.

Na edição de 2013, compareceram cerca de 50 profetas que previram, em sua maioria, um inverno fraco para o Ceará, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a vivência de uma das piores secas do Nordeste.

QUEM SÃO
Os profetas são sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos.
Fonte: Aqui Ce

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

OPOSIÇÃO NO COMANDO: Câmara Municipal de Lavras tem novo presidente

A Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira realizou na tarde desta segunda (23/12) mais um capítulo de uma novela enfadonha envolvendo as bancadas de situação e oposição naquela casa.
A briga pela presidência no Poder Legislativo Lavrense levou nesta segunda a Câmara Municipal de Lavras realizar sessão extraordinária para uma nova eleição para a mesa diretora da casa do povo.

A bancada de oposição, liderada pelo Vereador Titil Lôbo (PMDB) conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Ceará derrubar a eleição da Câmara Municipal lavrense realizada no dia 26/11 onde naquela ocasião foi eleito o Vereador João Hélio (PROS).
Titil Lôbo (PMDB)
Atendendo determinação da justiça o Presidente, Vereador Nilton Queiroz, não teve outra alternativa e convocou sessão extra para votação de requerimento do Vereador Titil Lôbo que foi aprovado por maioria de votos.
O requerimento solicitava a Câmara, substituição de nome na chapa da oposição que anteriormente não havia sido acatada pela casa, segundo a presidência, por entender que a mudança estaria fora de prazo. Aprovado o requerimento, logo em seguida houve uma nova eleição, agora com o nome do Vereador Titil Lôbo no posto do Vereador Vicente Crente (PROS).
O Presidente Nilton Queiroz fez a chamada nominal para votação. Ao chamar os vereadores da situação, todos eles se abstiveram de votar, inclusive o presidente, por entenderem que a eleição passada foi legal.
Ao final da votação houve a contagem dos votos, tendo o seguinte resultado:
Vereador Dias: 07 votos
Abstenções: 06 votos
O Presidente Nilton Queiroz declarou o Vereador José Dias de Oliveira Filho (PMDB) o novo presidente da casa para o período legislativo de 2014.
Aliados, simpatizantes e familiares dos vereadores, de maneira especial, do vereador eleito presidente, comemoraram. O Vereador Dias assume a Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira no dia 01 de janeiro e já realiza a primeira sessão ordinária no dia 07 de Janeiro de 2014.
Mas, para quem pensa que a novela já chegou ao seu fim, é bom ficar atento aos próximos capítulos.
A bancada de situação, já recorreu ao Supremo Tribunal Federal para reverter a situação.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MANGABEIRA: Homem é assassinado e outro fica ferido



     Um vendedor de 44 anos foi morto na noite da última sexta-feira, 20, em um tiroteio na praça João Gonçalves, em Mangabeira

     Segundo a Polícia, dois homens encapuzados efetuaram disparos contra a vítima e outro homem, que também estava no local, foi ferido com tiros de raspão.      O crime ocorreu por volta das 23horas em Mangabeira, distrito de Lavras. A dupla encapuzada chegou atirando e o vendedor Givaldo Félix de Lima, 44 anos, que estava no estabelecimento comercial Lino Moura, foi atingido na cabeça, quadril e pernas. Francisco Batista de Sousa que estava próximo ao local, foi atingido no braço e lado direito do tórax. Ambos foram encaminhados ao hospital São Vicente Ferrer.      Givaldo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no posto médico. Já Francisco, encontra-se em observação. A Polícia realiza buscas na região para achar os responsáveis pelos disparos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

SEM SUCESSO: Câmara Municipal de Lavras recorre ao Tribunal de Justiça para suspender liminar

A Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para que o mesmo suspendesse liminar concedida a bancada de oposição daquela casa legislativa na última semana.


ENTENDENDO O CASO:

      A eleição para escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira na tarde da terça (26/11), foi cercada de muita polêmica.                   A priori eram duas as chapas que deveriam concorrer, mas, a Presidência da Casa anulou a chapa opositora alegando estar fora de prazo para mudança de nomes na mesma.Tudo isso ocorreu porque o Vereador Vicente Crente (PROS) que estava registrado na chapa como tesoureiro resolveu retirar seu nome para ser substituído pelo Vereador Titil Lôbo (PMDB). Consultando a assessoria jurídica daquela casa legislativa, o presidente Vereador Nilton Queiroz, deu como nula a chapa opositora, segundo ele, afirmando que a mesma estaria sem número suficiente e que o tempo para mudança de nomes já havia passado.
      Na ocasião, os Vereadores foram a Urna para exercerem o direito do voto. Ao abrir a contagem, a Chapa II, naquele momento, Chapa única, teve seis (6) votos enquanto os demais sete (7) votos, foram nulos pela mesa diretora visto que os vereadores colocaram abaixo da chapa o nome do Vereador Dias de Oliveira que era o Candidato da Oposição a Presidência da Câmara e marcaram um X, sendo proclamado eleito o Vereador João Helio (PROS).
       A oposição, recorrer da decisão da mesa e entrou com mandado de segurança com antecipação de tutela. O Tribunal de Justiça do Ceará concedeu liminar que anulou a eleição ocorrida, mandando que se fizesse nova eleição.
    O Presidente daquela casa, Vereador Nilton Queiroz, atendendo determinação da justiça, convocou para esta segunda-feira (23/12) sessão extraordinária onde será colocada em votação requerimento do Vereador Titil Lôbo (PMDB) que solicita que o plenário aprecie o caso e aprove mudança de nomes na chapa de oposição legalizando a mesma para que possa haver nova eleição que deverá ocorrer no mesmo dia.
       Mesmo assim, para quem pensava que a Presidencia daquela casa legislativa lavrense iria ficar de braços cruzados, se enganou. A Câmara Municipal de Lavras buscou junto ao próprio Tribunal de Justiça do Ceará a suspensão da liminar concedida a oposição.
       A presidência da casa do povo lavrense deve buscar agora o STJ ou STF para derrubar a citada liminar. Enquanto isso, terá que realizar a sessão extraordinária nesta segunda (23/11),com isso, realizando nova eleição para mesa diretora.
Vereador José Dias de Oliveira
Pelos números, a oposição deve fazer do Vereador Dias de Oliveira (PMDB) o novo presidente da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira para o período legislativo de 2014, pois a oposição hoje, tem sete votos e a bancada de situação conta apenas com seis.
 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

“Ciro está verdadeiramente preparado”, disse Mauro Filho sobre 2018

A filiação ao PROS e o projeto político do grupo liderado pelo governador Cid Gomes (PROS) foi destaque durante entrevista do deputado estadual Mauro Filho ao Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840. Para o entrevistado, a mudança de partido foi motivada pela lealdade que o governador tem para com a presidente Dilma, não podendo,  por isso, apoiar outra candidatura senão a dela. Mauro Filho lembrou outro problema que vinha ocorrendo: “Toda vida nos filiávamos a um partido, nos identificávamos com o próprio programa, mas esses partidos sempre tinham donos e no momento que a gente queria aprimorar o estatuto do partido nós sempre encontrávamos resistência”, disse, justificando a escolha do recém criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS) para a filiação do grupo ‘cidista’.

O deputado defendeu que o PROS é uma sigla disposta a trabalhar com os mais diversos movimentos sociais para fortalecer o aprimoramento do próprio estatuto. Mauro afirmou que a sigla vai ser reforçada a nível nacional: “Vamos percorrer o Brasil e formar diretórios em todos os Estados e, quem sabe, nós nos preparemos para que em 2018 o PROS tenha um candidato à presidência da república, porque o Ciro está verdadeiramente preparado”, enfatizou.

2014

“Nós vamos ter um candidato a governador”, essa foi a afirmação de Mauro quando indagado sobre seu nome ser cogitado para disputar as eleições 2014, na sucessão de Cid Gomes. O deputado mostrou-se disponível a postulação, mas defendeu a manutenção da base partidária e ponderou que não é o momento certo para discutir a questão. “A partir do mês de maio (de 2014) o governador e o secretário Ciro estarão mais à vontade para conversar com as pessoas”, finalizou.


Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lavras-CE: Câmara convoca Extraordinária para votação de requerimento e nova eleiçãoda mesa diretora

A Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, atendendo determinação da Justiça local, convocou Sessão Extraordinária para apreciação e votação de requerimento.

Em pauta ainda, a nova eleição para a direção da casa em 2014.

O plenário da casa deve ser tomado por populares e curiosos.

A oposição, hoje com maioria simples naquela Casa Legislativa, deve eleger o novo presidente que sairá do grupo oposicionista.

Teria o Governo Municipal , subestimado o Vereador Vicente Crente?...o tempo dirá...

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Provas do Concurso da Prefeitura de Lavras são adiadas para início de Janeiro

As provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira que estavam marcadas para os dias 21 e 22 deste mês, tiveram que ser adiadas.

Segundo o INGA - instituto que está a frente do certame, o motivo do adiamento foi a não validação dos boletos em tempo hábil pelo Banco do Brasil.

Ainda de acordo com o instituto, apenas nesta terça os boletos que serão validos pelo banco.

Foram quase 15 mil boletos impressos, faltando apenas a validação pelo Banco.

A validação, significa, que o concorrente pagou seu boleto. De posse disso, o Instituto faz sua programação como: impressão de provas; contratação de fiscais; concorrência para cada cargo enfim...

Segundo ainda o INGA, desde que terminou o prazo para pagamento dos boletos que o Instituto solicita do Banco do Brasil a validação.

A alteração da data para aplicação das provas se deu em comum acordo com o ministério público, comissão fiscalizadora e Prefeitura Municipal de Lavras.

As provas acontecerão no início do ano, dias 04 e 05 de janeiro conforme abaixo:

 O INGA deve soltar ainda esta semana, Nota Oficial...


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Tribunal de Justiça do Ceará anula Eleição da Câmara Municipal de Lavras



O Tribunal de Justiça do Ceará acaba de decidir pela ANULAÇÃO da eleição da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira realizada no último dia 26 de Novembro na sede do Poder legislativo lavrense, onde na ocasião foi eleito a Presidente da casa o Vereador João Helio (PROS).
Não concordando com o resultado, que segundo a bancada de vereadores da Oposição foi ilegítima, acabaram ingressando com ação no Tribunal de Justiça do Ceará para que aquela corte anulasse o pleito.

A decisão do TJ-CE, saiu na noite desta terça-feira, quando o Desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo deferiu pedido de antecipação dos efeitos da tutela recursal.

Ainda sobre a decisão, ela anula a eleição para composição da mesa diretora da Câmara Municipal lavrense tornando sem efeito todos os atos decorrentes.
Des. Washington Luis Bezerra de Araújo
Agora, a justiça local será informada sobre o teor da decisão onde logo deverá estar intimando a Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira a apresentar contrarrazões.
Os Vereadores de oposição logo que souberam da notícia se reuniram na Casa do Vereador Titil Lôbo (PMDB) para comemorar a decisão.

Eles estão esperançosos quanto a uma nova eleição que será decidida logo após a Câmara Municipal apresentar suas contrarazões. Ainda não se tem data definida para tal.
O certo, é que, a Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira, a menos de um mês para uma nova legislatura da mesa diretora da casa, a mesma não tem Presidente eleito.