segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mauro Filho é candidato ao Senado em chapa governista

O deputado estadual Mauro Filho (Pros) foi definido como o candidato ao Senado na chapa governista, nesta segunda-feira, 30. A assessoriado Governo do Estado confirmou a informação.  O ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino (Pros), Mauro Filho e o vice-governador Domingos Filho (Pros) foram convocados pelo governador Cid Gomes (Pros) para reunião na residência oficial, no fim da tarde desta segunda-feira, 30.

Mauro era um dos cinco pré-candidatos do Pros ao Governo do Estado. Após a escolha do petista Camilo Santana para disputar o Executivo, Mauro passou a ser cogitado para disputar o Senado.
O ex-secretário da Fazenda terá de enfrentar o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) que decidiu pela candidatura nesta segunda-feira.

Fonte: O POVO Online

ELEIÇÕES 2014: PSB lança Eliane Novais ao Governo do Ceará

O diretório do Partido Socialista Brasileiro no Ceará realizou sua convenção estadual na tarde desta segunda-feira (30), onde foi anunciada a candidatura da deputada estadual Eliane Novais para a disputa ao Governo do Estado do Ceará. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Fortaleza e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Walter Cavalcante (PMDB).

Na chapa “puro sangue” aprovada pela legenda, a candidata ao cargo de vice é a empresária Nicolle Barbosa, que, até então, estava sendo indicada para o comando do Executivo estadual. Fechando a lista está Geovana Cartaxo disputando a vaga ao Senado Federal. 

Mesmo filiada ao PSB, Geovana representa a REDE, grupo encabeçado pela ex-senadora Marina Silva, que não conseguiu autorização da Justiça Eleitoral para participar do pleito deste ano e estruturou uma coligação com os socialistas. 

domingo, 29 de junho de 2014

Camilo Santana (PT) faz 1º discurso como candidato ao Governo do Estado

O deputado estadual Camilo Santana (PT) foi o nome indicado pela coligação que inclui o Partido Republicano da Ordem Social (Pros), o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), como candidato ao Governo do Estado para as eleições deste ano. O anúncio foi realizado no último sábado (28), pelo atual governador do Ceará, Cid Gomes.
O candidato a chefe do Executivo Estadual se pronunciou, neste domingo (29), durante convenção dos partidos, na Faculdade Ari de Sá, e começou o discurso explicando os motivos de ter entrado para acarreira política.
"Me lembro sempre de um dia, quando eu tinha 7 ou 8 anos, era um dia de domingo, dia das mães, lá no Cariri. Estávamos tomando café quando chegou um delegado dizendo que meu pai tinha que prestar um depoimento na delegacia. Meu pai passou 18 dias desaparecido, ele que é meu exemplo de vida, persistiu e foi torturado em defesa da democracia e da liberdade desse país e desse Estado. Isso marcou profundamente a minha vida e, por isso, fiz essa opção pela vida política, não para me beneficiar, mas para servir às pessoas", disse Camilo Santana
"Nós precisamos ter rebeldia contra as desigualdades, precisamos nos rebelarmos contra as injustiças, contra tudo aquilo de ruim que acontece com o nosso povo, e valentia porque nós precisamos  ter ousadia, ter firmeza e fazer aquilo que é necessário fazer, no momento que é preciso, fazer, sem titubiar ou recuar", exaltou o deputado estadual.

"Eu vou dedicar toda a minha energia, quero andar em cada cidade do Estado do Ceará, olhar para as pessoas, conversar, ouvir e ter humildade", completou o candidato.
Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 27 de junho de 2014

E Agora?: Tasso desistiu de sair candidato ao Senado, diz revista

Tasso Jereissati (PSDB)
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) teriadesistido de sair candidato ao Senado na chapa com Eunício Oliveira (PMDB)
A informação é da coluna Radar Online, da revista Veja, e surge logo após o peemedebista comunicar a cúpula nacional do PT sobre possível aliança dele com tucanos no Ceará

De acordo com a coluna, Tasso permanece cotado para ser candidato à vice do senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas teria comunicado que não quer concorrer a uma cadeira no Congresso. Tasso preferiria participar da campanha nacional do partido.

Apesar da desistência, conforme informa a publicação, o PSDB permaneceria em coligação com o PMDB em terras cearenses.

Fonte: Redação O POVO Online

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PMDB:Partido extrapola prazo na divulgação de nomes para compor chapa

O PMDB deveria ter definido até esta terça-feira (dia 24 de junho) o nome do vice que iria compor a chapa do pré-candidato ao governo do Ceará, senador Eunício Oliveira. 
A informação foi passada pela jornalista Kézya Diniz através do seu Blog POLÍTICA COM K.
Segundo a jornalista, a informação foi do próprio 
João Melo
secretário geral do partido, João Melo. O nome ao Senado também já estaria engatilhado, segundo informações, mas até a presente data, nada.

Dois nomes pintavam como favoritos – o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e o senador Inácio Arruda (PCdoB), mas, até agora, não tem nenhuma sinalização positiva.

ELEIÇÕES 2014: 'Lado reacionário do país tenta pressionar partidos da base de Cid para apoiar Eunício', declara Ciro

Eunício Oliveira e Aécio Neves
A conversa do senador Eunício Oliveira (PMDB) com o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, ocorrida nesta quarta-feira (25),  movimenta os bastidores da política local e nacional nas últimas 24 horas. 
Após reunião do PROS com partidos aliados ontem, o secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes declarou que existe uma pressão, em nível nacional, para que os partidos da base aliada do governador Cid Gomes apoiem a candidatura de Eunício ao Governo do Estado.

"A partir da virada do Eunício pro Aécio, o lado reacionário do Brasil desceu todo aqui em Fortaleza para tentar pressionar os partidos que estão conosco tradicionalmente, que participam desse projeto no Ceará, para virar junto com Eunício", afirmou Ciro.


Ciro ressaltou ainda que a conversa está sendo mantida com 25 partidos, e não existe nenhuma divergência entre as legendas. Mas, a definição somente após as convenções, que serão realizadas neste final de semana.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

PMDB x PSB: Nicolle desconhece acordo e faz duras críticas a Eunício

Nicolle Barbosa (PSB)
Surpreendida com a informação publicada neste Site sobre uma reunião entre o presidenciável Eduardo Campos e o senador Eunício Oliveira (PMDB), a empresária Nicolle Barbosa, pré-candidata do PSB ao Governo do Estado, disse, em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira (25/06), desconhecer qualquer entendimento entre o PMDB e o PSB na disputa à sucessão do governador Cid Gomes.
De acordo com informação colhida pelo Ceara Agora, Eunício e Campos conversaram nessa terça-feira (26), em Brasília, para discutir a entrada do PSB na aliança com o PMDB, que está sendo costurada ainda com PMDB, PR, DEM e PPS. A assessoria do senador Eunício Oliveira confirmou o encontro com Campos, mas não deu detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Nicolle Barbosa, ao falar sobre uma possível união do PMDB com PSB, faz um duro discurso contra o pré-candidato Eunício Oliveira, a quem classifica de representante da “velha política do atraso, do patrimonialismo e do fisiologismo, tão nociva ao país e por isso tão combatida por Eduardo e Marina”.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“Desconheço totalmente esse “acordão” que porventura possa unir o presidente Nacional do PSB Eduardo Campos ao PMDB cearense. O senador Eunício Oliveira personifica o mesmo PMDB do Renan, do Sarney e do Temer, representando portanto a velha política do atraso, do patrimonialismo e do fisiologismo, tão nociva ao país e por isso tão combatida por Eduardo e Marina.
Continuo pré-candidatíssima ao Governo do Estado do Ceará, trazendo um novo projeto que renova a tão monopolizada política em nosso Estado, um projeto baseado em um sério Plano de Governo pautado nas demandas da sociedade civil que não suporta mais a forma como os políticos tradicionais vêm fazendo política, sem resultado positivo para a coletividade e voltada apenas para os seus próprios interesses.
A depender de minha coragem, juventude e determinação prossigo a caminhada de construir a nova política junto com a sociedade civil do Ceará rumo à vitória. Quero um Ceará mais justo, mais igual e mais desenvolvido para as próximas gerações, quero um Nordeste unido em torno dos grandes projetos da Região.
Se, por ventura, alguém decidir que não poderei participar do processo eleitoral, impedindo que o povo do Ceará tenha a opção de uma terceira via séria e comprometida com o interesse público, esse alguém vai arcar claramente com o ônus de impedir um novo caminho de desenvolvimento ao nosso estado.
É preciso cuidar para que o Ceará, já tão mal tratado, não vire um negócio lucrativo para beneficiar um pequeno grupo de sócios individualistas que se utilizam do poder para aumentar sua fortuna pessoal, contribuindo pelos seus maus exemplos para o aumento da criminalidade na República e a onda de violência insuportável em todas as cidades.
Fonte: Ceara Agora

domingo, 22 de junho de 2014

Cid Gomes tem queda de pressão, desmaia durante convenção do PDT mas já está em casa

O governador Cid Gomes desmaiou durante a convenção estadual do Partido DemocráticoTrabalhista (PDT), ocorrida neste domingo (22), no Naútico Atlético cearense, no Meireles. Ele saiu amparado pelos correligionários para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).  Cid passou mal poucos momentos depois de começar a sua fala, quando vomitou e pediu socorro. Após passar por exames, o boletim médico concluiu que ele teve uma queda de pressão, passa bem e já está em casa. 
"O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada no início da tarde deste domingo (22) com uma hipotensão postural - queda de pressão arterial. A equipe médica esclarece que o paciente está hemodinamicamente estável, com pressão já normalizada e recebeu alta", informa a nota do hospital. 
O secretário da Saúde do Ceará e irmão do governador, Ciro Gomes, estava presente na porta do hospital junto com o senador Inácio Arruda, o deputado Mauro Filho e outros políticos esperando a saída de Cid, que deixou o local por volta das 13h40.

O boletim do hospital havia informado que o político teve uma indisposição (síndrome vasovagal) causada por uma queda de pressão arterial. A equipe médica também afirmou que os exames não revelaram nenhuma anormalidade. 
Em março, o governador foi submetido a uma bateria de exames e precisou ter cuidados com o controle da pressão arterial.

Sucessão Estadual: O governador já tem o nome, mas faz reserva

O candidato a governador de Cid e Ciro Gomes já está escolhido. Quando eles voltarem da convenção nacional do PROS, no meio desta semana, quarta-feira, podem fazer o anúncio de como se dará a escolha do escolhido, prática bem ao modelo das antigas lideranças políticas que reuniam seus liderados para decidirem o já decidido anteriormente por elas, passando a ideia de ação coletiva ou democrática.

Os candidatos à chefia do Executivo estadual cearense, pelo PROS, partido aliado a mais de vinte outras agremiações, óbvio, nem-sequer conhecem o critério estabelecido para a escolha do nome e continuam atônitos e ansiosos.

Negar que o governador ainda não tenha o nome do candidato a apoiar é querer subestimar a inteligência coletiva. O respeito pelo cargo o impõe a fazer a melhor escolha. E não se escolhe bem de inopino. Há três ou dois meses antes era possível que ainda pairasse alguma dúvida sobre quem ele iria apontar.

Na última eleição para a Prefeitura de Fortaleza, após o rompimento do governador Cid Gomes (na época, ele ainda estava no PSB) com a prefeita Luizianne Lins (PT), a escolha do candidato a prefeito de Cid, também por falta de regras para a escolha, um dos candidatos acabou deveras frustrado.


Sinalização

Ele fez uma mobilização entre políticos e até empresários para ter o seu nome indicado e acabou assistindo Roberto Cláudio, o atual prefeito, ser escolhido para disputar o cargo, 
sem ter se exposto, como, agora, alguns pretensos postulantes à cadeira do governador estão fazendo, sem dúvida, infrutiferamente, pois tais ações parecem não sensibilizar a quem dirá a última palavra.

Só uma verdade os governistas dizem a amigos e curiosos: o governador não fez qualquer sinalização a nenhum deles. Nem dá abertura para conversas isoladas, com os seus liderados, sobre a formação da chapa majoritária (governador, vice e senador).

Apesar disso, três dos relacionados como pretendentes ao cargo (
Mauro Filho, Domingos Filho, Izolda Cela, José Albuquerque e Leônidas Cristino) enxergam em cada gesto, olhar ou fala de Cid, a qualquer deles dirigido, uma sinalização de ser ele o ungido.

Estão todos atormentados. E com razão. Afinal estamos a oito dias da data limite para a realização das convenções homologatórias das candidaturas. É um prazo muito exíguo até para a elaboração do discurso aos convencionais e ao eleitorado, para dar uma noção de suas ideias sobre as prioridades para governar bem o Estado.

Um pronunciamento que o faça diferente da trivialidade, capaz de transmitir confiança de estar preparado para gerenciar um Estado com carências, maiores ou menores, em todas as suas áreas de atuação imperativas.

O restante da chapa majoritária governista (vice-governador e senador), ainda vai depender de negociações, inclusive com a cúpula nacional do PT, incluindo-se o ex-presidente Lula, sobre o nome do partido para o Senado, posto haver resistência de ordem política quanto ao nome do deputado federal José Guimarães.

Se o governador concentra a decisão da escolha do seu preferido para disputar o Governo, mostrando uma força que nenhuma outra liderança cearense demonstrou ter, também pela falta de musculatura de vários dos pouco mais de vinte partidos que seguem a sua orientação, como comprovam o silêncio ou os resmungos pelos cantos de alguns deles, longe dos ouvidos do chefe, os seus poucos oposicionistas não conseguiram ainda perceber que, isolados, vão continuar muito enfraquecidos na disputa deste ano pelos cargos majoritários (governador e senador) e proporcionais (Assembleia e Câmara Federal).


PMDB, PR, PSDB e PSB, ao contrário dos governistas, ainda não têm suas chapas por falta de nomes (só o PSOL com o PSTU formaram a sua). A vaidade, o egocentrismo e a falta de espírito público fizeram-nos chegar a esse isolamento.

Eles não têm mais com quem se coligar, senão entre si, agora por uma necessidade premente, com sacrifício da candidatura de Roberto Pessoa (PR). Os dois últimos partidos propensos a se enfileirarem com as oposições, PV e PRB já estão com o Governo. Sentiram falta de firmeza na oposição para garantir sucesso a alguns dos seus pretendentes a vagas no Legislativo, isso pela indefinição dos líderes oposicionistas.

Por: Edison Silva

sábado, 21 de junho de 2014

Várzea Alegre: Homem capota carro ao tentar fazer ultrapassagem na BR-230

No início da noite desta sexta-feira,20, por volta das 18h20, segundo informações de populares, um senhor que trafegava em um Fiat Uno, de placa OSL-1112 inscrição de Iguatu-CE, no sentido Lavras da Mangabeira/Várzea Alegre capotou o carro após tentar ultrapassar uma reto escavadeira.
Para não colidir com outro veículo que trafegava no outro sentido, o senhor do Fiat Uno se jogou para o acostamento a qual perdeu o controle e capotou.
Fonte: maisvarzeaalegre.com

quinta-feira, 19 de junho de 2014

COMEÇOU: Governo Municipal de Lavras inicia convocação dos aprovados no Concurso Público


Teve início segunda 16/06, a convocação para os aprovados no concurso público da Prefeitura de Lavras da Mangabeira.

A convocação lembra aos aprovados quais os documentos que terão que levar a secretaria municipal de administração.

A reportagem do Blog teve acesso a lista desses documentos:
LISTA DE DOCUMENTOS
- CPF
- RG
- TITULO DE ELEITOR
- COMPROVANTE DE QUITAÇÃO ELEITORAL (ULTIMA ELEIÇÃO)
- CARTEIRA PROFISSIONAL
- PIS/PASEP/NIS
- QUITAÇÃO SERVIÇO MILITAR (RESERVISTA) SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO
- CERTIFICADO DE 1º - 2º E 3º GRAUS, COM ESPECIALIZAÇÃO (PARA OS CASOS PREVISTO NO EDITAL E REGISTRO DE PROFISSÃO (NO ÓRGÃO DE CLASSE)
- CERTIDÃO DE NASCIMENTO (SOLTEIROS) CERTIDÃO DE CASAMENTO (CIVIL)
- REGISTRO E CARTÃO DE VACINA DOS FILHOS MENORES DE 14 ANOS (SE HOUVER)
- COMPROVANTE DE RESIDENCIA (ATUAL)
- FOTOGRAFIA 3/4 COLORIDA E RECENTE
- ATESTADO MÉDICO DE SANIDADE FISICA E MENTAL
- CONTA CORRENTE DO BANCO DO BRASIL

A convocação está sendo feita por A. R. (Aviso de Recebimento), e ainda aqueles que estão em novos endereços procurar a Secretaria para atualizar as informações (só se você mudou de endereço).


A receberá a convocação o aprovado terá um prazo de 15 dias úteis para se apresentar na secretaria de administração de Lavras levando toda essa documentação sob pena de ser desclassificado e, consequentemente, convocar-se-a o próximo candidato pela ordem classificatória.

O cargo de Procurador está fora dessa convocação em face está sub-judicie.

BR 230 registra acidente com trator e duas motos

No início da noite desta quarta-feira, 18/06, duas motos se envolveram em um acidente com um Trator de Arado, por volta das 18h20, na BR 230, nas proximidades da entrada do sítio Umari dos Costas.
Segundo informações da Polícia Militar, José Alves da Costa, 26 anos, solteiro, natural de Várzea Alegre e residente no sítio Canindezinho, pilotava a moto Honda CG 125 Fan KS, anos 2011/2012, roxa, placa NVC 5580, tendo como passageira Maria Mileide Vieira, 23 anos, solteira, vendedora, residente em Várzea Alegre na Rua Serrinha, bairro Serrinha, quando colidiu na traseira do Trator de Arado, Valtra BM 110. O acidente aconteceu quando o motoqueiro tentou ultrapassar o veículo, que seguia no mesmo sentido Várzea Alegre/Lavras da Mangabeira.
Na mesma direção, Paulo Henrique Braz da Silva, 29 anos, natural de Várzea Alegre, solteiro e residente na Rua Rita de Cássia Coutinho, S/N,bairro Centro, em Quixeramobim, que pilotava a moto Honda CG 125 Fan KS, vermelha, ano 2013, placa ORR 8745, colidiu com a moto guiada por José Alves da Costa.
As três vítimas foram socorridas por populares, levadas ao Hospital São Raimundo, e de lá foram transferidas para o Hospital Regional do Cariri. A situação mais grave é a de José Alves da Costa, que sofreu fratura expostaem uma das pernas e um corte na barriga que expôs suas vísceras. Em estado menos grave estão Paulo Henrique Braz e Maria Mileide Vieira.
O condutor do trator não foi identificado, não prestou socorro às vítimas e fugiu do local do acidente.
Populares informaram à Polícia Militar que o trator trafegava na rodovia sem iluminação. Os veículos envolvidos no acidente foram levados para o pátio da delegacia de polícia.
Fonte: varzeaalegre.com

LAVRAS: Zona Rural beneficiada com Postos de Saúde

A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira ultima a finalização de várias obras que estão sendo construídas no município.
Na zona rural, obras como Postos de Saúde se espalham.
Em Cuandú por exemplo, os trabalhos estão bem avançados.
De acordo com o Prefeito Dr. Tavinho, restam somente pouco mais de 20% para que a obra seja concluída.
O gestor municipal acompanhado do secretário de saúde Russel Sírius estiveram visitando a comunidade de Cuandú, oportunidade em que foram vistoriar os trabalhos naquela futura unidade de saúde pública.
A UBS estará colocando para as comunidades da região, médico, enfermeiros, técnicos e uma equipe preparada com excelentes equipamentos para atenderem as necessidades da população local.
A obra deve estar pronta e deverá ser inaugurada neste mês de Agosto próximo.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pré-candidato de Cid diz que resultados na Segurança serão vistos em 2014

O pré-candidato ao Governo do Estado e ex-secretário da Fazenda, Mauro Filho (Pros), afirmou que a queda dos índices de criminalidade do Ceará acontecerá entre setembro e dezembro de 2014. A afirmação foi feita no programaDebates do Povo com pré-candidatos ao Executivo da Rádio O POVO/CBN, nesta quarta-feira, 18. 

Questionado se manteria o projeto do governador Cid Gomes (Pros) na área da segurança Pública, caso seja eleito, Mauro Filho, atualmente deputado estadual, ressaltou melhorias com a mudança na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com a entrada do secretário Servilho Paiva em setembro de 2013, que já foi secretário de Segurança em Pernambuco.

“Em Pernambuco, você teve a inversão da curva (de criminalidade) muito fortemente somente depois de três anos e um mês, e por que aqui, no Ceará, já vai ser agora em setembro e dezembro?”, pontuou Mauro Filho. Ele frisou que, em Pernambuco, foi necessário organizar uma infraestrutura de Segurança já implantada por Cid no Ceará. “Por isso que não vai ser três anos que nem em Pernambuco. No Ceará, a infraestrutura já foi montada”, disse Mauro, referindo-se à contratação de policiais e delegados e à estrutura de equipamentos e novas delegacias no Estado. 

O ex-secretário destacou também a integração entre as polícias Civil e Militar e a implantação da gestão por resultados como fatores importantes para a queda nos índices. 

Gastos do Estado
Reconhecido pela gestão à frente da Secretaria da Fazenda, Mauro Filho falou ainda sobre os gastos do Governo na inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral. Na ocasião, o Estado pagou R$ 650 mil em show da cantora Ivete Sangalo. 

O ex-secretário frisou apenas que a verba não foi proveniente de recursos da Saúde e disse que o evento foi direcionado para o público carente que dificilmente teria acesso ao tipo de festa. 

Pré-candidatos
O Debates do Povo já entrevistou o pré-candidato do PSol, Aílton Lopes, na quarta-feira, 11, e o pré-candidato do PR, Roberto Pessoa. Lopes também destacou a questão da segurança pública no Estado, já Pessoa falou sobre relações políticas com ex-aliados no Estado. 

Na quinta-feira, 19, o senador Eunício Oliveira, pré-candidato pelo PMDB, será entrevistado no programa, que acontece das 11 às 12 horas, na Rádio O POVO/CBN (FM95.5).

Fonte: Redação O POVO Online

O Globo: Senadores trabalharão 3 dias em junho e deputados, quatro durante o recesso; salários e verbas extras não terão desconto

Desde a semana passada não há sessões de votações no Senado e na Câmara dos Deputados. A perspectiva é que os deputados e senadores só retomem os trabalhos em julho. Até mesmo o calendário light de votações elaborado para junho e julho — que previa 18 sessões deliberativas na Câmara e 15 no Senado — foi abandonado. 
Mesmo assim, os 513 deputados e 81 senadores receberão seus vencimentos mensais, de R$ 26,7 mil. Nos trinta dias de junho, o esforço concentrado resumiu-se a três dias de sessões no Senado, o que dá uma média de R$ 8,9 mil por dia trabalhado, e outros quatro dias na Câmara, uma média de R$ 6,7 mil por dia.
Além dos salários, os parlamentares continuam recebendo o chamado “cotão”, para gastos com o mandato e compra de passagens. No Senado, o total do “cotão” varia de R$ 21 mil — para deputados do Distrito Federal e de Goiás — e R$ 44,2 mil — para os do Amazonas.
Em tese, os parlamentares deveriam voltar na primeira semana de julho e teriam oito sessões marcadas ao longo do mês, já que no dia 17 eles entram em recesso. Apesar disso, senadores já falam na possibilidade de se reunirem apenas nos dias 15 e 16.
IMPASSE EM VOTAÇÕES
Embora a expectativa na Câmara seja de que se realizem as oito sessões previstas para o próximo mês, assessores do presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) temem que o impasse em relação ao decreto da presidente Dilma sobre conselhos populares levem a pauta a permanecer obstruída, inviabilização as votações.
Ontem, dia de Brasil e México, em boa parte do Congresso Nacional não houve expediente. No Senado, a definição foi explícita: foi cancelado com a alegação de que o engarrafamento na capital durante o primeiro jogo da seleção na Copa havia sido muito grande. Com isso, na noite de segunda-feira os servidores receberam comunicado de que não trabalhariam. Na Câmara, o expediente foi até meio-dia, e muitos servidores foram vistos pela manhã circulando nos corredores da Casa. No Senado, o plenário chegou a ser aberto para uma visita guiada de alguns turistas, mas logo em seguida foi fechado.
Embora, não haja sessões no plenário este mês, integrantes do Conselho de Ética marcaram sessão para tentar ouvir as testemunhas do processo contra o deputado André Vargas (sem partido-PR) a partir de hoje. O mais provável, no entanto, é que ninguém compareça, já que o conselho não tem poder de convocar, só convidar. O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), quer entregar e votar seu relatório no conselho antes do recessoparlamentar. Além disso, estão previstas também para hoje sessões das CPIs da Petrobras, tanto da do Senado como da Mista.
Fonte: O Globo

terça-feira, 17 de junho de 2014

Lavras da Mangabeira-CE: Menor suspeito de envolvimento em dois homicídios é morto a tiros

O corpo do adolescente Kevim Félix., de 16 anos, que residia em Várzea Alegre, foi encontrado nesta segunda-feira por populares no Sitio Várzea da Benta que fica situado a uma distância de 1 km para o centro de Lavras da Mangabeira. O cadáver estava dentro do mato e moradores da área disseram à polícia que tinham ouvido estampidos de arma de fogo nessas imediações por volta das 21 horas deste domingo.

Os Cabos Barros e Germano, o Soldado Cristiano e o escrivão da Polícia Civil, Jimmi estiveram no local e cuidaram da remoção do corpo ao necrotério do cemitério de Lavras enquanto aguardava o rabecão a fim de levá-lo para necropsia no IML de Iguatu. Segundo a polícia, o garoto é suspeito de ser autor de homicídios determinados por traficantes em disputa de territórios de drogas.

Outros dois assassinatos registrados neste mês de junho em Lavras da Mangabeira teriam o envolvimento de Kevim, segundo investigações policiais. No dia 5 de junho, foi morto o presidiário Francisco de Sousa Ferreira, de 46 anos, que era apelidado por Chicote e residia na Rua Antonio Gonçalves (Bairro Caixa D’Agua). Este cumpria pena por tráfico de drogas no regime semi-aberto na cadeia de Lavras.

Já na tarde do último sábado, o menor é suspeito de ter assassinado com três tiros o jovem Antonio Paulino de Souza, de 29 anos, que residia na Rua Mônica Paz, 100 (Bairro Casas Populares) em Lavras. Da mesma forma, cumpria pena por tráfico de drogas em regime semi aberto e estava em sua residência quando foi atraído até um espaço perto de casa.

Fonte: Miséria