Aracati vai ser a primeira de 38 cidades cearenses a receber o sistema de videomonitoramento integrado de segurança que vai reforçar a segurança no Interior do Estado. A medida visa interligar informações e focar no enfrentamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes.
O lançamento do videomonitoramento em Aracati será simultâneo à instalação no município do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O governador Camilo Santana e a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participam do momento, a partir das 9 horas deste sábado (27), em frente à Igreja Matriz.
O projeto de videomonitoramento prevê a instalação de cerca de 700 câmeras em 38 cidades com população acima de 50 mil habitantes do Ceará. O investimento anual do Governo do Ceará na disposição das câmeras e operação do serviço é da ordem de R$ 20 milhões para as 38 cidades.
“Agora, todas as cidades que receberem o Raio terão um sistema de monitoramento eletrônico com câmeras interligadas à Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança) para auxiliar na segurança pública dos municípios do Ceará”, informou o governador Camilo Santana, durante bate-papo com a população via Facebook, na última terça-feira (23). Na ocasião, ele inseriu São Gonçalo do Amarante na lista de municípios contemplados, em virtude da grande movimentação da cidade.
Serão 17 câmeras dispostas por pontos estratégicos de Aracati. Os equipamentos se dividem entre os de monitoramento de imagens, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando os carros roubados e enviando sinal para as autoridades.
Monitoramento em todo o Estado
Os municípios contemplados serão: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Crato, Caucaia, Aracati, Morada Nova, Quixadá, Itapajé, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Baturité, Russas, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Pacatuba, Itapipoca, Sobral, Camocim, Canindé, Granja, São Benedito, Viçosa do Ceará, Tianguá, Trairi, Crateús, Acopiara, Boa Viagem, São Gonçalo e Tauá.
As cidades serão divididas em cinco grandes centros de captação de imagens; Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Tauá e Quixadá. Estes centros servirão como backups para as câmeras dos municípios da região, bem como ligarão os efetivos para casos em que se necessite de reforço no atendimento de ocorrências. A central de Fortaleza terá acesso a todas as câmeras do Estado.
Para além do reforço nas ações de prevenção e enfrentamento, uma das metas é reduzir os roubos a instituições bancárias no Interior, visto que a movimentação estranha de veículos durante a noite será reportada imediatamente às autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário