quinta-feira, 27 de abril de 2017

DESTAQUE: Ceará lidera investimento dos Estados

Os três Estados do Nordeste comandados pelo PT (Ceará,
Bahia e Piauí) foram os que mais investiram no ano passado, aponta um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Cada um deles destinou cerca de 11% da suas receitas - o dobro da média nacional - para o chamado "gasto de qualidade". Mas enquanto o Ceará foi considerado o Estado com melhor situação fiscal do país. Bahia e Piauí não conseguiram o mesmo selo de excelência.

Mauro Filho - Secretário da Fazenda - CE



Mauro Filho, secretário da Fazenda do Estado, ressalta o valor investido, que foi de R$ 2,2 bilhões. Segundo ele, o bom resultado do Estado se deve à série de ajustes feitos para evitar o descontrole da máquina pública. “Adotamos o controle de gastos, alteramos a alíquota previdenciária e reduzimos em 10% os incentivos (fiscais). As medidas foram essenciais para preparar a economia em 2017”. O secretário descarta um aumento de impostos e aposta no aumento de receitas a partir da eficiência da arrecadação, com mais fiscalização por exemplo. “Nosso objetivo é manter o controle das despesas e, ao mesmo tempo em que trabalhamos com a receita, aumentar a eficiência da máquina. Não se trata de termos aumento de impostos neste ano”, considera.

No entanto, o relatório aponta o sinal de alerta de gasto com pessoal das unidades federativas. O Ceará desembolsa 49,3% da RCL para o pagamento de pessoal, incluindo ativos, inativos e pensionistas. O índice está abaixo da média dos estados, que é de 58,8%, e do limite de 60% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ultrapassado por 13 unidades da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário