As manifestações que tem ganhado o país pedindo
mais atenção das autoridades brasileiras parece que chega hoje a Lavras da
Mangabeira.
O evento em Lavras ganhou as redes sociais, de
maneira particular o Facebook desde o mês de junho.
Marcada para a tarde desta terça (02/07), a
manifestação terá como ponto de concentração a Rua Luiz Jacinto, bem em frente
a Escola Alda Férrer.
Nesta semana, a coordenação do evento que não se
identificou, postou nota no facebook:
"LAVRENSES!,
CHEGOU A NOSSA VEZ!
Vamos para as
ruas lutar por nossos direitos. Vamos mostrar a nossos representantes que
estamos cansados de ficarmos calados diante do descaso do poder público frente
a nossos problemas. Elegemo-los acreditando que eles iriam lutar por nossos direitos,
mas o que presenciamos é justamente o oposto: a maioria deles (vereadores,
prefeitos, governadores e etc.) só defende e apóia projetos que beneficiam um
pequeno grupo, geralmente familiares e amigos, sem falar da corrupção que
assola nosso país. Não podemos aceitar esses desmandos por parte de nossos
governantes. É somente através da manifestação que podemos mostrar nossa força.
Vamos nos unir em uma só voz e exigir que eles mudem de postura. Chega de
ficarmos em casa de braços cruzados, só aceitando calados o que eles dizem ser
melhor pra nós.
CHEGA DE SAÚDE PRECÁRIA: Faltam médicos nos
PSF’s, na sede de Lavras e nos Distritos; faltam remédios; péssimo atendimento
por parte de alguns profissionais da saúde.EDUCAÇÃO SUCATEADA: Escolas em péssimo estado de conservação; faltam professores nas salas de aula e, quando há, a maioria não tem capacitação; merenda escolar de péssima qualidade.
CULTURA: Em Lavras, não existe quase nada para desenvolver e divulgar nossa cultura; quando existe algum evento, ele é destinado somente para pessoas próximas dos gestores municipais. Não temos teatro, cinema, aulas de capoeira. Não temos nenhum projeto que valorize nossos artistas locais.
JUVENTUDE: A juventude lavrense se vê totalmente perdida pela ausência de políticas públicas que beneficiem esse grupo, que será o futuro de nossa cidade. Não bastasse a falta de emprego em nossa cidade, quando terminamos o ensino médio, que é de péssima qualidade, saímos despreparados para enfrentar o Enem e o mercado de trabalho. Nem sequer temos a secretaria de juventude que tanto foi prometida em campanha eleitoral. Só resta para os jovens uma única opção: saírem do aconchego de sua família e viajarem para cidades grandes para conseguirem emprego, muitas vezes caindo na armadilha do trabalho escravo e sendo submetidos a condições sub-humanas.
FALTA DE ÁGUA E DE SANEAMENTO BÁSICO.
Por inúmeras vezes, os lavrenses sofreram e sofrem com a falta de água em nossas torneira. Pagamos caro por um serviço que raramente temos, que é o fornecimento desse líquido precioso que é essencial para nossa sobrevivência. Quem mais sofre com isso são as donas de casa que têm que se virar para conseguir água necessária para fazer a comida, lavar roupas e pratos, tomar banho e beber. Dos vários distritos de Lavras (Ouro Branco, Arrojado, Quitaiús, Mangabeira), muitos estão com problemas de fornecimento de água, sendo os habitantes obrigados, muitas vezes, a consumir água sem tratamento, correndo o risco de serem contaminados por germes e bactérias. É por esses e outros motivos que convocamos toda a população lavrense: crianças, adolescentes, jovens, idosos: professores, donas de casa, agricultores, comerciantes, estudantes etc. para sairmos para as ruas NO DIA 2 DE JULHO para mostrar nossa indignação ante os desrespeitos que nossos representantes têm tido diante de nossos problemas. Queremos +saúde, +educação, +cultura, +lazer, +emprego, e +respeito com os lavrenses. Somos contra: o nepotismo, a falta de transparência da administração pública, o privilégio de familiares e amigos por parte dos políticos que deveriam nos representar.
Vamos que Vamos lavrenses !
Chegou a nossa vez!
Comissão de Organização , Lavras da mangabeira-CE, 29 de junho de 2013"
Alguns ainda acreditam que essa manifestação não sairá, não irá as ruas de Lavras....mas, se saírem, que saiam de maneira ordeira e pacífica...
EU APOIO ESTA MANIFESTAÇÃO TEMOS QUE LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS QUEM NÃO AGUENTAR QUE CORRA.NÃO SÓ O NOSSO PREFEITO MAIS OS OUTROS MAIORES TB
ResponderExcluir