terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ex-Prefeita de Lavras e Marido sofrem tentativa de homicídio

O final de 2014 em Lavras da Mangabeira tem sido marcado por registro de  tragédias. Na tarde desta terça-feira (30/12) a Ex-Prefeita Edenilda Lopes de Oliveira Souza (DENA Oliveira) e seu esposo José Maria de Almeida foram vitimas de tentativa de homicídio.

O fato se deu na Chácara da Ex-Prefeita que fica no Bairro Vila Bancária - Sede do Município de Lavras da Mangabeira.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, João Beato - Ex-Segurança e Motorista do casal  esteve por volta das 15h na chácara da ex-prefeita.

Ao que parece, houve uma discussão envolvendo o Casal e o ex-motorista/segurança. João Beato em determinado momento sacou de um revolver e atirou contra o casal. Um dos disparos atingiu o peito direito da Ex-Prefeita e outro disparo atingiu José Maria na axila direita. Após atirar nos dois, João Beato cometeu suicídio atirando na própria cabeça. 
Dena Oliveira e José Maria foram levado as pressas ao Hospital São Vicente Ferrer(Lavras/ce). A Ex-Prefeita Dena Oliveira é irmã do Senador Eunicio Oliveira e chegou ao hospital desacordada. Enquanto os dois recebiam os primeiros socorros a Prefeitura de Lavras providenciou de imediato duas ambulâncias, pois o casal precisava ser removido para Juazeiro do Norte. 
João Beato

O Corpo de João Beato ainda encontra-se na parte interna da casa na chácara aguardando o rabecão do IML de Iguatu.
A polícia impediu o acesso de populares a chácara onde centenas de curiosos se encontram no local.

"A princípio, soubemos que ele foi cobrar questões de débito, mas ainda não sabemos se há de fato alguma dívida. Quando o marido dela afirmou que iria pegar um dinheiro, o ex-motorista dela atirou contra ele. Dena apareceu na cena e também foi baleada", relata o delegado responsável pelo caso, Osmar Borges.

No Domingo

O Vice-Prefeito de Lavras da Mangabeira foi encontrado morto. De acordo com informações da policia Isac Damaso foi visto pela última vez na sexta-feira (26/12).


Lavras da Mangabeira-CE: Corpo de vice-prefeito foi sepultado

O corpo do vice-prefeito de Lavras da Mangabeira Isac Aristides foi necropsiado na tarde desta segunda-feira (29) no Instituto Médico Legal de Iguatu e liberado por volta das 13h00min.
Um tio dele, Mauá dos Santos Costa, fez o reconhecimento do corpo para que fosse liberado para sepultamento. A causa de óbito não foi repassada à imprensa visto que somente um parente em primeiro grau pode tomar receber a declaração de óbito.

O corpo do vice-prefeito devido às condições de já ter sido encontrado em estado de decomposição foi sepultado às 15h00min no distrito de Mangabeira, em Lavras.

Em até dez dias a Polícia Civil deverá divulgar o resultado das investigações tendo como embasamento o laudo do IML.

Fonte: Miséria

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Camilo Santana anuncia nomes dos Secretários


O governador eleito Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (29/12), no Palácio da Abolição, os nomes dos secretários que irão compor o Governo do Estado. 
Veja a lista abaixo:


Chefe de Gabinete
ELCIO BATISTA
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É mestre em Sociologia também pela UFC e foi secretário executivo da Academia Estadual de Segurança Pública - CE entre os anos de 2011 e 2012. Tem larga experiência na gestão e ensino de Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas. Pertenceu à Unidade de Gerenciamento de Programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/ Prefeitura Municipal de Fortaleza entre 2007 e 2008. Atualmente, é o secretário de Juventude da Prefeitura de Fortaleza.


Casa Civil
ALEXANDRE LACERDA LANDIM
Advogado, arquiteto e Urbanista com MBA em Gestão Empresarial. Tem mestrado em administração. Professor do curso de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando em administração pela Universidade de Rennes, na França. Tem experiência como gestor de projetos de edificações e urbanismo para os setores público e privado, financiados por instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento.


Fazenda (Sefaz)
MAURO FILHO
É formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Ph.D na mesma área pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, e é professor na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal de Fortaleza, secretário de Planejamento e Coordenação do Estado do Ceará e secretário da Casa Civil no governo Ciro Gomes. Foi secretário Estadual da Fazenda durante o governo Cid Gomes, entre 2007 e 2014. Foi deputado estadual durante seis mandatos consecutivos.

Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)
DELCI CARLOS TEIXEIRA
É delegado de Policia Federal. Foi superintendente Regional da Policia Federal em quatro estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Exerceu a função de assessor de Disciplina do Ministro da Justiça e foi membro da Comissão de Ética do Ministério da Justiça.


Cidades (SCidades)
IVO GOMES
Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Foi chefe de gabinete do governador Cid Gomes e secretário municipal da Educação da Prefeitura de Fortaleza. Ivo Gomes iniciou sua carreira política no município de Sobral, onde foi chefe de gabinete da Prefeitura e Secretário de Desenvolvimento da Educação. Foi eleito quatro vezes consecutivas deputado estadual.


Planejamento (Seplag)
HUGO FIGUEIREDO
Engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute, Estados Unidos; doutorando em Economia de Negócios pela Wageningen University, Holanda; professor adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), com atuação e publicações científicas em Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Finanças, Controladoria e Contabilidade Gerencial.


Turismo (Setur)
ARIALDO PINHO
Foi empresário e empreendedor da Construção Civil e do Turismo. É chefe da Casa Civil do governo Cid Gomes desde 2007. Natural de Lima Duarte, em Minas Gerais, estabeleceu-se no Ceará no início dos anos 1960, tendo atuado nas áreas de feiras empresariais, restaurantes e turismo.


Conselho de Educação
PADRE ZÉ LINHARES
Padre, filósofo, psicólogo, professor, pedagogo e administrador. Eleito deputado federal por seis vezes, foi membro da Subcomissão Especial do Idoso, da Subcomissão de Assistência Social e Família, da Frente Parlamentar Ambientalista, da Comissão Especial destinada a apreciar o Plano Nacional de Educação e da CPI sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outros. É presidente emérito da Confederação Internacional das Misericórdias.


Saúde (Sesa)
CARLILE LAVOR
Médico. Trabalhou no Instituto de Medicina Preventiva do Ceará e foi professor da Universidade de Brasília, onde desenvolveu pesquisas que culminaram com a idealização do Agente de Saúde. Em 1987, assumiu o cargo de Secretário Estadual da Saúde, desencadeando a implantação do Sistema Único de Saúde Foi prefeito de Jucás. É o coordenador do escritório da Fiocruz em Fortaleza. Especialista em microbiologia pela
Universidade do Rio de Janeiro.


Infraestrutura (Seinfra)
ANDRÉ FACÓ
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Engenharia também pela UFC e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Funcionário da Cagece desde 2004, exerceu o cargo de diretor de Operações de 2008 a 2013. Atualmente é diretor-presidente da Cagece. Também é professor de pós-graduação.


Educação (Seduc)
MAURÍCIO HOLANDA
Secretário de Educação do Ceará desde maio de 2014. Ocupou a função de secretário adjunto de Educação, tendo colaborado com o desenvolvimento do Plano de Governo para área. Doutor em Políticas Públicas da Educação pela Universidade Federal do Ceará. Consultor Legislativo de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Federal. Foi Secretário Municipal de Educação do Município de Sobral e professor das Universidades (UFC) e do Vale do Acaraú (UVA). Foi professor colaborador da Universidade
Estadual do Ceará (Uece). Colaborou com o Ministério da Educação na construção de materiais e nas oficinas para o Programa de Apoio ao Secretário Municipal de Educação (PRASEM).


Relações Institucionais (SRI)
DANILO SERPA
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduado em Gestão Pública, desde junho de 2012 exerce o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará, comandando junto ao governador Cid Gomes todas as obras e ações executados no estado. Entre 2007 e 2010, esteve como Chefe da Representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do Estado.


Controladoria e Ouvidoria
NELSON MARTINS
Engenheiro agrônomo e bancário. Foi vereador de Fortaleza e eleito deputado estadual por três vezes. Como deputado, foi líder no governo na Assembleia Legislativa do Ceará vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), membro titular das Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação, de Fiscalização e Controle e de Trabalho, Administração e Serviço Público. É secretário do Desenvolvimento Agrário do governo Cid Gomes.


Políticas sobre Drogas
MIRIAN SOBREIRA
Enfermeira. Foi secretária municipal de Ação Social de Iguatu. Deputada estadual eleita por duas vezes, realizando desenvolvendo projetos sociais.


Desenvolvimento Agrário (SDA)
DEDÉ TEIXEIRA
É geólogo formado pela UFC e está em seu segundo mandato como deputado estadual. Prefeito de Icapuí por três mandatos. Por sua atuação à frente da Prefeitura do município, recebeu o Prêmio “Criança, Paz e Educação” Unicef, como reconhecimento ao desempenho nas ações junto a crianças e adolescentes. Cursou a Escola de Governantes do Ceará e atuou no movimento de emancipação política de Icapuí. Foi assessor especial do Ministro da Pesca. Apresentou no Canadá, em 2000, trabalho no 3° Congresso dos Municípios Saudáveis das Américas, quando foi convidado a integrar o Conselho Internacional de Saúde.


Cultura (Secult)
GUILHERME DE FIGUEIREDO SAMPAIO
Educador, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração. Vereador de Fortaleza (PT) e ex-presidente da comissão de Educação, Cultura, Esporte e lazer da Câmara Municipal por três mandatos.
Foi conselheiro municipal de Cultura e é autor do capítulo de Cultura da lei orgânica do Município, onde foi instituída a previsão constitucional de criação da secretaria, do conselho, do fundo e do sistema municipal de cultura de Fortaleza. É também autor de várias leis no campo da Cultura, entre as quais destacam-se a lei de isenção do ISS para artistas locais e a legislação de proteção do patrimônio cultural na Lei Orgânica do Município.


Desenvolvimento Econômico (SDE)
NICOLLE BARBOSA ALCÂNTARA
Estudou Direito e Administração de Empresas. Líder empresarial, foi diretoria e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Ceará (Sindigráfica) entre os anos de 2005 e 2010, diretora e presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) entre os anos de 2010 e 2014. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Ceará (Abigraf/CE).


Justiça (Sejus)
HÉLIO LEITÃO
Advogado militante formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Processo Penal e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente é sócio do escritório Hélio Leitão & Pragmácio Advogados. Exerce ainda cargo de assessor para Assuntos Internacionais junto ao Governo do Estado do Ceará.


Meio Ambiente (Semace)
ARTUR BRUNO
Professor de Geografia e História, radialista e escritor. Exerceu dois mandatos como vereador em Fortaleza (1989/1992 e 1993/1994), quatro como deputado estadual (1995/1998, 1999/2002, 2003/2006 e 2007/2010) e é
deputado federal.


Esporte (Sesporte)
DAVID DURAND
Deputado estadual eleito para a legislatura 2015-2018, Grande atuação política em diversos setores. Atuará em parceria com o Ministério dos Esportes em projetos para o Ceará.


Procuradoria Geral do Estado (PGE)
JUVENCIO VASCONCELOS VIANA
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP. Atualmente
é advogado e Procurador do Estado do Ceará, professor efetivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (da graduação e do mestrado), professor das especializações em Direito Processual da Fundação Escola Superior de Advocacia da OAB - CE e da Escola da Magistratura-CE. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.


Recursos Hídricos (SRH)
FRANCISCO JOSÉ COELHO TEIXEIRA
Engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos. Foi secretário de Infraestrutura Hídrica no governo da presidenta Dilma Rousseff. Atualmente é ministro da Integração Nacional. Já fez parte da equipe técnica deste Ministério,
como Assessor Especial, entre 2005 e 2007. Servidor Público da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Teixeira atuava como Diretor-Presidente da Cogerh desde o ano de 2007.


Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
JOSBERTINI VIRGÍNIO CLEMENTINO
Atualmente é Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. É graduado em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e é Mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Foi diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego. Atuou como Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados, Conselheiro Nacional da Juventude da Presidência da República e Consultor do Banco
Mundial.


Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)
INÁCIO ARRUDA
Ex-vereador de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal. Atualmente é Senador da República. É funcionário público do Tribunal de Justiça do Estado. Iniciou sua vida pública nos anos 1980, como presidente da Associação dos Moradores do Bairro Dias Macedo.


Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada
OSMAR BAQUIT
Iniciou sua carreira política como vice-prefeito do município de Quixadá, em 1996. Foi eleito Deputado Estadual do Ceará por quatro mandatos consecutivos e, como parlamentar, foi presidente da Comissão Parlamentar
de Inquérito do DPVAT; presidente da Comissão de Fiscalização e Controle e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito do Extermínio, entre outras.


Casa Militar
Cel TÚLIO STUDART
Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2007), graduação em Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (1990), Especialização em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2006), Especialização
em Gestão de Trânsito e Transportes pela UFC (2012). Mestrando em Planejamento de Politicas Publicas na UECE (2014), ex-comandante da Cavalaria da PMCE, Primeiro comandante do Ronda do Quarteirão e ex-comandante da Policia Rodoviária Estadual. Exerce atualmente a
função de Coordenador Militar da Assembleia. Ocupa o Posto de Coronel da PM do Ceará.

Vice-prefeito de Lavras da Mangabeira é encontrado morto em quarto de hotel

Isac Damaso (Vice-Prefeito)
O vice-prefeito do município de Lavras da Mangabeira,  Isac Damaso dos Santos Costa Lima, 28 anos, foi encontrado morto neste domingo (28), em um quarto de hotel.
Isac Aristides, como era mais conhecido, estava desaparecido deste a última Sexta-feira (25), quando foi visto chegando de uma festa na cidade pela manhã.

O corpo foi encontrado em estado de decomposição e precisou ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Iguatu. 

Segundo informações da Polícia Militar da região, somente o laudo da perícia vai comprovar a causa da morte.

No quarto onde o corpo estava, a Polícia encontrou garrafas de bebidas e cigarros, além de pertences pessoais do ex-prefeito, como roupas, carteira e perfume.

Seu corpo será sepultado hoje, mas antes irá a Fazenda Cazumbá da família Aristides, logo em seguida será prestada homenagem oficial na Câmara Municipal e de lá seguirá para Mangabeira – distrito de Lavras onde será enterrado no Tumulo da família Aristides. 
Isac era vice do atual prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto, mais conhecido como Dr. Tavinho. Ele havia sido eleito nas eleições municipais de 2012. 


O Prefeito Dr. Tavinho decretou luto oficial por três dias.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Tumulto - Juazeiro do Norte-CE: Falso juiz ameaçava prender pessoas em agência bancária

Policiais militares atenderam a uma ocorrência inusitada na manhã desta terça-feira em uma agência do Bradesco na Rua Santa Luzia, Centro de Juazeiro do Norte. Após instantes de conversa, ele apresentava sinais de loucura mostrando uma carteira de árbitro de futebol já vencida.

Um homem que se autodenominava Juiz de Direito ameaçava prender as pessoas que frequentavam aquele estabelecimento bancário, precisando ser solicitada a presença da Polícia devido ao tumulto que se formou.

Quando os agentes chegaram ao banco passaram a conversar com o homem que repetiu ser Juiz há anos. Os policiais, então, solicitaram que ele se identificasse. Alguns minutos de conversa depois ele retirou uma carteira do bolso que surpreendeu a quem presenciava a ocorrência.

O homem de aproximadamente 40 anos foi juiz (árbitro de futebol) e mostrou uma carteira já vencida de sua antiga profissão. De um lado populares riam da situação. Por outro alguns se revoltaram e foi preciso que a Polícia o retirasse do local para sua segurança. Ele não teve seu nome revelado.

Fonte: Miséria

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Camilo pretende anunciar secretários após Dilma definir ministros

Camilo Santana (PT)
O governador eleito Camilo Santana (PT) mantém segredo sobre os nomes que devem compor o secretariado. Um dos motivos é a espera sobre os próximos gestores são os partidos que devem ser acomodados na Esplanada dos Ministérios, o que deve ser anunciado esta semana.
“Ele só fará qualquer movimento quando a presidente anunciar o Ministério” declara Diassis Diniz, presidente estadual do PT. De acordo com o dirigente, alas do partido defendem que haja uma “verticalização”, acomodando os aliados no Ceará de forma semelhante a que eles forem acomodados em Brasília.
Entretanto, não se sabe até que ponto isso será possível, em virtude da diferença nas correlações de forças. O Pros, por exemplo, é um partido nanico a nível federal, enquanto tem a maior bancada na Assembleia Legislativa e foi o principal fiador da campanha de Camilo. Já o PMDB é situação em Brasília e oposição no Ceará.

Outra motivação de Camilo pode ser a incerteza sobre os nomes que terá a disposição. “Se o Cid vai pra Brasília, quem ele vai levar? Ele pode estar esperando”, cogita Nelson Martins (PT), secretário de Desenvolvimento Agrário. O petista é cotado para seguir no posto - Camilo disse que já teria decidido o nome para a pasta. Nelson, entretanto, diz ainda não ter recebido convite
Exemplo da situação descrita pelo petista é o deputado estadual e ex-secretário de Finanças Mauro Filho (Pros). O candidato derrotado para o Senado tem seu nome cotado para continuar no governo estadual, mas também é aposta para próximo presidente do Banco do Nordeste. 
O Povo On Line

Começo desta tarde: Quadrilha assalta agência bancária em Cariré


Um grupo com cerca de quatro homens invadiu e assaltou, no início da tarde desta segunda-feira, 22, o Bradesco de Cariré, 287,1 km de Fortaleza. Os criminosos entraram no local por volta das 12 horas e fugiram em dois carros, um Pálio e um Gol, conforme informações da Polícia Militar de Cariré. A quantia levada não foi informada. Não houve feridos. 
De acordo com o Comandante de Policiamento do Interior Norte (CPI), coronel Júlio Rocha, dois homens foram capturados em Mucambo e com eles foram apreendidos revólveres, fuzil e uma escopeta. “Os homens foram detidos nos veículos, mas outros dois conseguiram sair antes de chegarmos. Foi solicitado reforço policial e as buscas continuam”, detalha.
Foram alertados os destacamentos policiais das cidades vizinhas, como Sobral, Varjota e Mucambo. Segundo o cabo identificado apenas como Aragão, da PM de Cariré, os assaltantes efetuaram disparos e assustaram os moradores da área. “Não sabemos de  onde os assaltantes vieram, mas acreditamos que além dos quatro vistos, outras pessoas possam ter dado apoio", explica Júlio Rocha.

Com essas acão, sobre para a 66 o número de ataques a banco e instituições financeiras no Ceará, em 2014. Em média, houve uma ocorrência a cada cinco dias. O balanço foi feito pelo O POVO, com base nos dados do Sindicato dos Bancários. Numa comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 33% no total de casos.

Na última segunda-feira, 15, uma quadrilha formada por aproximadamente dez homens armados atacou a agência do Banco do Brasil da cidade de Jaguaribara, localizada a 225 km de Fortaleza. O grupo sitiou o município e explodiu o cofre do banco. O prédio ficou destruído, mas não houve feridos.
Na terça-feira, 16, uma quadrilha rendeu funcionários e assaltou a agência do Banco do Brasil (BB) da cidade de São Gonçalo do Amarante. Segundo informações da Polícia Militar, os criminososameaçaram os funcionários com armas e uma dinamite. Eles disseram que detonariam o artefato caso o dinheiro não fosse entregue. 
Redação O POVO Online

Cid volta a atacar PMDB e tem planos para impedir a eleição de Eduardo Cunha

O governador Cid Gomes (PROS) voltou a criticar, na manhã desta segunda-feira (22), ao Diário do Nordeste, o PMDB, em especial o deputado federal Eduardo Cunha, e a “chantagem” que o partido faz com o Executivo. “Se o Eduardo Cunha ganhar a eleição para presidente da Câmara, o governo da (presidenta) Dilma (Rousseff) (PT) perde 80% da sua força, do seu crédito junto à população brasileira”. 

O governador ainda declarou que "o PMDB precisa ter uma lição, uma coisa pedagógica, não pode um partido com 66 deputados estar falando como se tivesse a maioria absoluta". Cid Gomes e o irmão, o secretário da Saúde Ciro Gome (PROS), estão obstinados a atacar o PMDB e diminuir a influência do partido junto ao Palácio do Planalto. 

Plano de ataque

Cid afirmou ainda estar dando sequência ao plano de criação de uma Frente de Esquerda para dar maior estabilidade ao governo de Dilma, uma forma de contrabalançar a força política do PMDB no Senado Federal. Segundo o governador, o novo grupo político está sendo articulado ainda neste mês de dezembro até janeiro de 2015, visando a influenciar a eleição da mesa diretora da Câmara.

Fonte: Ceará News 7

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Rua de Pato Branco-RS tem desvio para árvore ameaçada de extinção

O fotógrafo e morador de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, Daniel Jaeger Vendruscolo, registrou a imagem de uma araucária que foi mantida no meio da Rua Tocantis e teve a pavimentação asfáltica desviada. “Gosto de fotografar minha cidade, dar um olhar diferente para fatos do cotidiano. Pato Branco tem uma característica muito peculiar de cores e verticalização. Quando vi a árvore no meio da rua percebi a beleza da cena”, disse Vendruscolo.
De acordo com o secretário de Engenharia, Obras e Serviços Públicos, da cidade, Frederico Demário Pimpão, a árvore, por ser um símbolo do Paraná e ter mais de 100 anos foi preservada. “Tinha uma solução técnica para fazer o asfalto e manter a árvore, então, porque não mantê-la? Ela se tornou símbolo de preservação e respeito na cidade”, explicou Pimpão.
Essa não é a primeira vez que uma árvore é mantida no meio da rua da cidade. “Já faz 10 anos que uma araucária também está no meio da Rua Bento Gonçalves. Nós só derrubamos árvores quando não há outra alternativa”, disse o secretário.
A foto foi postada por Venduscolo, em uma página criada por ele há cinco meses, em uma rede social. Na página, chamada de Patópolis, o fotógrafo compartilha imagens cotidianas da cidade. “Quando vejo uma cena do dia a dia, como chuva, flores e árvores eu não resisto e paro onde eu estiver para registrar a cena”, disse Vendruscolo.
Segundo Jack Szymanski, especialista em trânsito, a iniciativa não é inédita e outras cidades já fizeram o mesmo, como em Cascavel, no oeste do Paraná, que tem um pinheiro bem no meio da Avenida Casagrande. "Em relação ao trânsito, a rotatória reduz a velocidade dos motoristas, porém a sinalização deve ser intensa, pois a noite o perigo de acidentes aumenta e pode ser fatal. Neste caso específico de pato Branco, a sinalização não está adequada", explicou.
Segundo o secretário de planejamento urbano da cidade, Adão Moraes, a sinalização é feita com base na velocidade permitida no local. "Tem sinalização vertical e horizontal, e acreditamos que seja satisfatória, mas claro que podemos dar uma olhada e reforçar, se for necessário", afirmou.
 Fonte: G1

Ministério Público pede afastamento do presidente da Câmara de Iguatu

Antonio Bandeira Júnior (PMDB)
Ministério Público do Estado do Ceará entrou com uma ação cautelar nesta quinta-feira (18), pedindo o afastamento imediato do presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, Antonio Bandeira Júnior (PMDB). Segundo os promotores de Justiça Fernando Miranda, Naelson Barros e Leydomar Pereira, o parlamentar teria participado de um plano para fraudar a eleição da mesa diretora e inviabilizar os trabalhos da Câmara, já que a vitória da chapa opositora, composta pela maioria dos vereadores, era dada como certa. O pedido do Ministério Público aguarda decisão do Juiz de direito da  2ª Vara da Comarca de Iguatu.

 De acordo com a ação, embora existissem 17 vereadores aptos a votar, o presidente da Câmara, no momento da apuração, contabilizou, estranhamente, 18 votos, o que anularia a eleição. Todavia, o vereador Bandeira Júnior(PMDB), em meio a protestos dos vereadores, decidiu apurar os votos, fato que desencadeou revolta dos presentes e confusão generalizada no local, inclusive com violência. 

 Dessa forma, Bandeira Júnior (PMDB )agiu de forma improba e manifestamente suspeita no tocante a imparcialidade que deve nortear a conduta e a ação de quem presidia o pleito. A permanência do requerido na presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores, recaindo sobre o mesmo sérias e fundadas suspeitas de participação na fraude perpetrada, o que descredencia a dirigir a nova eleição já designada para o dia 27, restando clara sua idoneidade para a condução transparente do referido futuro pleito.

 Para os promotores de Justiça, faz-se necessário o afastamento do promovido Antônio Bandeira Júnior, da função de Presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, até eleição e posse do novo presidente da Câmara, objetivando resguardar a lisura, idoneidade, transparência e legalidade da nova eleição para a mesa diretora do Legislativo local, bem como possibilitando a adequada conclusão da investigação ministerial no âmbito de procedimento extrajudicial em trâmite na Promotoria de Justiça da Comarca de Iguatu.

*Com informações do MPCE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mauro Filho defende mensagem do Governo que trata sobre Fecop

No segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (16/12), o deputado Mauro Filho (Pros) defendeu a mensagem do Governo, em tramitação na Assembleia Legislativa, que trata sobre a permissão do uso do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) para ressarcir os cofres públicos relativamente ao ICMS dispensado no ano de 2014. De acordo com Mauro Filho, o incentivo fiscal está sendo concedido em três setores: os consumidores de energia elétrica com uso de 50 a 140 Kwh; óleo diesel para transporte coletivo urbano e  medicamentos previstos pelos termos do Convênio ICMS.
“O projeto ainda prevê o uso do Fundo para ações voltadas à educação profissional para os trabalhos integrados ao ensino médio, até por meio de Organizações Sociais. Primeiro, me causa estranheza o deputado Heitor Férrer vir dizer que não pode gastar dinheiro com educação profissional. Esse artigo da educação profissional não é novo e foi aprovado em outubro de 2013”, destacou.
Mauro Filho esclareceu que o Governo do Estado não está inovando nada na matéria e não se pode colocar em dúvida a aplicação desses recursos em aplicações de obras como o VLT. “Fazer desapropriação para o VLT gera dúvida com relação ao uso do recurso. Mas eu pergunto: essa obra vai beneficiar o mais rico ou o mais pobre? Rico não usa metrô, ele tem carro. Eu sei que tem rico que fica chateado quando se usa dinheiro com a classe mais baixa”, ponderou.  

Cid Gomes aceita assumir cargo de ministro da Educação

Cid Gomes (Pros), aceita o convite para ser ministro da Educação. O governador esteve ontem no Palácio do Planalto para conversar com a presidente Dilma Rousseff, mas ela já tinha viajado à Argentina. 
Cid não perdeu viagem e aceitou o convite que já havia sido feito, desistindo de assumir um posto de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.
A decisão do chefe do executivo cearense realiza o antigo desejo da presidente Dilma de trazê-lo para a Esplanada. O Programa Alfabetização na Idade Certa, do governo federal, foi inspirado em projeto semelhante implantado pelo governo do Ceará durante a gestão do futuro ministro da Educação.

LAVRAS/CE - Reunião de Secretários discute situação do açude Estrema

Nesta Terça-Feira 16/12 o município de Lavras da Mangabeira realizou importante reunião para discutir a situação em que hoje se encontra o Açude Extrema. 
O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e contou com a participação da secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lavras.  
O objetivo do encontro foi discutir e propor algumas sugestões para problemas observados sobre o açude Extrema, bem como a possibilidade, ou não, do referido açude voltar a ser monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
A reunião ocorreu com uma breve apresentação do histórico dos requerimentos e solicitações encaminhados ao Comitê de Bacia e à Companhia, sobre o açude. Ocorreu, também, uma discussão sobre o reservatório, apoiada nas informações e propostas apresentadas no relatório técnico. 
Ficou então deliberada a formação de uma comissão do município para acompanhar e discutir questões relativas ao reservatório, tendo como norte as sugestões técnicas apresentadas.
Na ocasião, participaram 21 pessoas, dentre as quais técnicos da Gerência Regional da Sub-Bacia do Rio Salgado da Cogerh, os quais foram convidados a participar e apresentar relatório técnico elaborado sobre as condições infra-estruturais do reservatório.