segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Distritos em Lavras clamam pelo Pró-cidadania e Postos dos Correios

     Os distritos em Lavras da Mangabeira, principalmente os tidos maiores como Quitaiús, Mangabeira e Amaniutuba clamam por segurança e assistência social.


     Os distritos não conseguem se desenvolver de maneira mais rápida por conta da insegurança pública. Qual a proteção do Estado ou Município que tem um empreendedor hoje, para instalar em um distrito de Lavras, uma fábrica ou mesmo um comércio? nenhum. A população e principalmente o comercio nesses distritos não conta com segurança.
      Ainda não se sabe do porque o município de Lavras, que teve oito anos de uma gestão aliada ao Governo Estadual não implantou o Programa Pró-cidadania.


Para quem não conhece, o programa PRÓ-CIDADANIA é: Uma estratégia organizacional que viabiliza uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios cearenses que possuam população inferior a cinquenta mil habitantes, que é o caso de Lavras, com o objetivo de desenvolver ações de prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público, o PRÓ-CIDADANIA possibilita a seleção, capacitação, contratação e pagamento de agentes de cidadania para atuarem de forma cooperativa com as autoridades estaduais e municipais.


A implantação do PRO-CIDADANIA se efetiva através da seleção e capacitação de profissionais que atuarão como agentes de cidadania, aquisição e cessão de uso de bens e fardamentos e do repasse, pelo Estado, de 50% do recurso destinado ao pagamento dos vencimentos dos agentes contratados para a execução da atividade, ou seja, o estado paga a metade e o município a outra metade. O que acontece com os nossos gestores que não enxergam o quanto isso fará bem as comunidades assistidas?
     Outro ponto muito cobrado pelos moradores dos distritos lavrense, é a implantação dos Postos dos Correios.

     Mais um convenio que seria firmado entre Prefeitura Municipal de Lavras e Correios, onde os Correios paga um salário mínimo para o Agente Postal contratado pela Prefeitura.
     Isso faria com que a população dos distritos não mais precisasse se deslocar a Sede do Município para mandar cartas, sedex, receber cartões, enfim, tudo que um posto dos correios pode oferecer.
      Parece que as gestões municipais em Lavras que assumiram administração do município não sabem do ganho social que uma ação dessas tem....
     O único gestor municipal que teve essa visão, foi o Ex-Prefeito Carlos de Olavo, que em 1993 instalou nos distritos, Postos dos Correios e que funcionavam muito bem.
O atual Prefeito de Lavras, Dr. Tavinho, tinha como meta em seu plano de governo, dar segurança a população...já estamos ao final do primeiro ano de administração e até o momento nenhuma ação nesse sentido foi feita.
     
   Já que o chefe do executivo municipal lavrense agora é aliado do governador Cid Gomes, que tal buscar essas parcerias e dar ao seu povo o prometido?...Com a palavra, o Prefeito Dr. Tavinho  

Nenhum comentário:

Postar um comentário