sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bebê de três meses é a paciente mais jovem a receber coração no Ceará

Uma menina de três meses é a paciente mais jovem a passar por um transplante de coração no Ceará. A pequena Ariele Vitória Rocha Silva recebeu o novo órgão no dia 22 de outubro no Hospital do Coração de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, e atualmente está sob cuidados médicos na unidade hospitalar.

Ariele é de Paraú, no Rio Grande do Norte, e chegou ao Hospital de Messejana, em Fortaleza, com apenas 15 dias de vida. Aos dois meses, ela foi incluída na fila de espera pelo transplante de coração.

“Ela nasceu com a síndrome do coração esquerdo hipoplásico e o tratamento convencional não apresentaria resultado. Assim, foi indicada ao transplante”, explicou o cirurgião cardíaco Valdester Cavalcante, que realizou o transplante da criança.

Atualmente, a menina está na UTI sob os cuidados e atenção da equipe multidisciplinar do Hospital de Messejana e tem apresentado evolução no seu quadro clínico. O médico cirurgião destaca que os transplantes de coração infantis são mais raros devido a falta de doadores.

A mãe de Ariele, Mirian da Silva Rocha, disse que ficou emocionada com o transplante realizado na filha. "Quando soube que o coração havia sido doado para a minha filha fiquei sem ação, não sabia o que fazer primeiro. Foi muita emoção. Queria pular, chorar, agradecer, tudo ao mesmo tempo”, declarou a mãe, Mirian da Silva Rocha, que deixou a família e a irmã gêmea de Ariele no interior do Rio Grande do Norte para vir a Fortaleza acompanhar o tratamento da filha.

Número
Referência nas regiões Norte e Nordeste em transplantes cardíacos, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realizou, até a última quinta-feira (17),  29 transplantes de coração. Destes, cinco foram transplantes cardíacos pediátricos.
Fonte: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário