segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

LAVRAS/CE: Anuncio de que a Prefeitura fechará mais uma escola revolta comunidade de Distrito


A notícia de um suposto fechamento da Escola Paulo VI em Mangabeira (Distrito de Lavras/CE) pegou os mangabeirenses de surpresa e revoltou professores, alunos e pais de alunos motivando a comunidade se mobilizar em uma manifestação que ganhou as ruas do distrito, contra o fechamento da escola.
Segundo informações extra-oficial, a escola está em péssimas condições físicas e necessita de reforma, só que, a Secretaria Municipal de Educação teria alegado não existir recursos para tal.

Escola Paulo VI - Portão de Entrada
A notícia que aumentou ainda mais essa revolta, foi a de que, ao fechar a escola, o CRAS do distrito estaria se instalando naquele prédio, algo que deixou a todos sem entender, visto que, se ali não pode haver aulas, como se instalar um Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS no local?

A comunidade realizou mobilização no sentido de chamar atenção das autoridades local bem como, da Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, para o não fechamento da unidade educacional, cobrando da secretaria municipal de Educação uma explicação. Um grupo na rede social WhatsApp intitulado “Todos Pelo Paulo VI”, foi criado com objetivo de não deixar que a tradicional escola seja fechada, contando com a participação de filhos e amigos de Mangabeira, totalizando mais de 200 participantes.
Até o momento, oficialmente, não se tem por parte da Secretaria Municipal de Educação local nenhum posicionamento sobre essa questão o que tem deixado a comunidade escolar preocupada, dado ao grande numero de escolas já fechadas somente na administração do Prefeito Ildsser Alencar (MDB).

A reportagem do blog foi informada que o engenheiro da Prefeitura de Lavras da Mangabeira esteve na escola avaliando uma possível reforma. Segundo ele, a unidade educacional necessita sim de reforma em sua estrutura física.
De acordo com informações de populares, a Escola que encerrou o ano de 2018 com 151 alunos, onde 39 estudantes que cursaram o nono ano, saíram, abriu normalmente nesta segunda-feira (21/01).

A comunidade continua se mobilizando e promete “tomar” as dependências da Sede do Poder Legislativo local na sessão ordinária desta terça-feira (22/01), para cobrar dos Vereadores um posicionamento em favor daquela unidade educacional e de maneira particular, da educação lavrense, intercedendo para que a Escola onde muitos mangabeirenses estudaram ao longo desses quarenta anos não seja mais uma a fazer parte da estatística triste educacional do município que somente na gestão municipal atual fechou mais de 12 escolas.

“Não podem tirar as únicas escolas que existem no Distrito. Fechar uma escola é fechar uma história e mudar a realidade das pessoas sem seu consentimento”, declarou uma professora.

Um comentário: