terça-feira, 18 de agosto de 2015

LAVRAS: 119 Anos de Emancipação Política/Administrativa

O Município de Lavras da Mangabeira comemora de 20 a 22 de Agosto seus 199 anos de Emancipação Política/Administrativa. O município de Lavras da Mangabeira, um dos mais antigos do Ceará, nasceu em torno da mineração que se desenvolveu em suas cercanias, ainda em fins do Século XVII e primeira metade do século XVIII, quando teve suspensa a sua atividade, por Carta Régia de 12 de setembro de 1758, por serem consideradas onerosas às Cortes de Lisboa. Antes da emancipação política da comunidade de Lavras, foi criada a sua freguesia, sob a invocação de São Vicente Ferrer, por provisão de 30 de agosto de 1813, vinculada referida freguesia ao Bispado de Crato, sendo seu primeiro vigário o padre José Joaquim Xavier Sobreira.
 
O município de Lavras da Mangabeira foi criado por Carta Régia de 20 de maio de 1816, e confirmada a sua criação por Alvará de 27 de junho do mesmo ano, sendo oficialmente instalado aos 08 de janeiro de 1818, ocasião em que foi levantado o Pelourinho (símbolo da autonomia política municipal) e a antiga Povoação de São Vicente Ferrer das Lavras elevada à categoria de Vila, ficando a pertencer à comunidade lavrense uma vasta região do Sul do Ceará, onde se encontram hoje encravados os municípios de Aurora, Várzea Alegre, Baixio, Cedro, Umari e Ipaumirim.  

Assinada pelo Príncipe Regente Dom João VI, citada Resolução Régia de 20 de maio de 1816, possuía a seguinte redação: “Sou servido a levantar em vila a povoação de S. Vicente Ferrer das Lavras da Mangabeira com a denominação de – Vila de S. Vicente das Lavras. Terá por termo todo o território da sua freguesia, ficando desde logo desmembrada do termo da Vila de Icó com todos os rendimentos que lhe forem respectivos. Querendo beneficiar a Câmara da dita vila de S. Vicente das Lavras, e aliviar quanto for possível os moradores do seu termo, hei por bem conceder-lhe para patrimônio uma sesmaria de uma légua de terra em quadra, conjunta ou separadamente, onde a houver desembaraçada”.

Eis aqui, portanto, um fato de constatação muito fácil, na memória do qual devemos nos louvar: 20 de maio de 1816. Foi nesta data que o município de Lavras da Mangabeira adquiriu a sua emancipação, isto é, foi nesta data em que o município de Lavras da Mangabeira nasceu e é em 20 de maio que devemos render incensos à sua tradição, comemorando o seu aniversário natalício, como fazem os demais municípios do Brasil.

Neste 20 de maio de 2015, Lavras da Mangabeira comemora seus 199 anos e, em 20 de maio em 2016, serão assinalados os seus 200 anos de emancipação política. Em 20 de agosto desse último ano, vão-se tecer os 133 anos da elevação da antiga Vila de São Vicente das Lavras à categoria de cidade. E este último fato não se pode tomar qual se fosse uma data alusiva à autonomia política da comuna, como se vive a propalar há bastante tempo.

Na Parte Social, atrações musicais já estão confirmadas...confira aí:
A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira acaba de divulgar a programação da 32 Festa do município de Lavras, confira aí:
Para esses três dias de festa em Lavras, um esquema de segurança foi montado com a participação efetiva das polícias militar e civil além da guarda municipal contando ainda com o apoio de segurança particular.

A festa vai já começar....aproveite e se divirta com responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário