Sem transportes gratuitos, agora não mais ofertados pela prefeitura municipal de Lavras da Mangabeira, os estudantes universitários se viram mais uma vez enganados por políticos que 'PROMETEM COMO SEM FALTA E FALTAM COMO SEM DUVIDAS".
O Município de Lavras/CE, que até bem pouco tempo atrás contava com a gratuidade de transportes aos universitários, hoje, isso é coisa do passado.
![]() |
TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO GRATUITO - 2013
Universitários - Secretária de Educação Nenenzinha Mangueira
Prefeito Dr. Tavinho e D. Fátima Augusto
|
Implantado no Governo do Ex-Prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto (DR Tavinho), muitos pais viram seus filhos e filhas, na época, poderem ingressar em uma faculdade ou universidade sem ter mais a despesa de pagar o transporte.
![]() |
| Em 2015 - Os Onibus "amarelinhos" auxiliaram no Transporte Universitário |
No início da gestão do Dr. Tavinho apenas 130 estudantes frequentavam as universidades da região (Icó/Ce, Cajazeiras/Pb e Cedro/Ce). Com o incentivo dado pela gestão passada, esse numero quadriplicou e quando o ex-prefeito deixava o governo municipal em dezembro de 2016, já eram 560 estudantes universitários.
![]() |
| Gestão do Prefeito Ildsser Alencar |
2016, ainda em campanha, o atual gestor (Ildsser Alencar - MDB) e seus aliados fizeram inúmeras promessas aos jovens estudantes lavrenses; a maior, seria a continuidade do transporte gratuito e mais, a certeza da melhora desse benefício afora, bolsas lanche e de estudos. Os universitários em sua maioria embarcaram nas promessas vãs e se deram mal.
Após ser eleito e assumir o governo de Lavras/CE, o prefeito Ildsser ja dava sinais de que as promessas feitas em campanha deveriam ficar mesmo só para quando de outras campanhas eleitorais. Sumiram as melhoras nos transportes, bolsas foram esquecidas e o pior viria a frente.
Em maio de 2018, o Deputado Danniel Oliveira (MDB), o Ex-Senador Eunício Oliveira(MDB) e o Prefeito Ildsser Alencar (MDB), pressionados pelos universitários ousaram em fazer novas promessas.
Reuniram os universitários nas dependências da Câmara Municipal de Lavras da Mangabeira e anunciaram verba de emenda parlamentar para a compra de dois (02) ônibus novos para ajudar no transporte universitário. Danniel ainda postou em uma rede social o evento. Os estudantes lavrenses mal sabiam que aquela alegria não duraria por muito tempo. Eis que um dia após a eleição em Outubro(dia 08), vem a "facada" governamental, o corte cruel e sem piedade dos transportes universitários gratuitos.
Pais e universitários colocaram as mãos nas cabeças e se perguntavam: "o que aconteceu?", "porque os transportes foram cortados?" Naquele momento, desapareceram da mídia como fumaça o Deputado Danniel Oliveira, o Ex-Senador Eunício Oliveira e o atual gestor municipal Ildsser Alencar.
Não se teve desses políticos uma explicação sequer. A Secretaria Municipal de Educação de Lavras da Mangabeira se limitou em dizer que o Ensino Superior não era de responsabilidade da Prefeitura e sim do Governo Federal.
![]() |
| Danniel Oliveira (MDB) |
Enquanto outras gestões municipais buscam garantir a frequência dos estudantes nas universidades, investindo na juventude, na educação e principalmente, garantindo a formação de futuros profissionais em diversas áreas, a gestão municipal local, fecha escolas (13); entra em litígio com os professores, mexendo em seus salários; corta transportes dos universitários, esquecendo o que falava Aristóteles: "A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".












Nenhum comentário:
Postar um comentário