segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O Bom Jornalismo contra as Falsas Notícias

Termina hoje, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, a 73ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). A entidade reúne editores e proprietários dos principais jornais das Américas, é respeitada por promover debates e práticas que aperfeiçoam o exercício e a gestão do jornalismo no continente. O encontro foi iniciado na sexta-feira, 27, e um dos principais painéis tratou do jornalismo diante das fake news.
As falsas notícias são disseminadas intencionalmente no mundo digital exatamente para forjar acontecimentos ou reputações. Têm sido um temor para quem dirige ou atua nas plataformas de informação. Influenciaram – ou teriam mesmo decidido? – a eleição surpreendente do empresário Donald Trump como presidente norte-americano. O episódio Trump deu projeção internacional ao termo pós-verdade, que só acredita no que lhe seja útil.
Fake news e pós-verdade, quase sinônimas, “atiram” para todo lado e atingem a todos, convenientemente. Trafegam em concorrências corporativas, em ambientes eleitorais ou mesmo em zonas de interesse do cidadão comum. As mentiras virtuais causam avarias por onde passam. Há o exemplo do alarmismo urbano, de violências nem acontecidas ou até já antigas, podem ser ressuscitadas e replicadas como uma verdade. Os aplicativos de mensagens se abarrotam disso diariamente. Ampliam a sensação de insegurança mesmo quando a realidade já é grave o bastante. As fake news gostam do alvoroço, é assim que se consolidam.
É importante reafirmar que será sempre o bom jornalismo o principal combate ao estrago das falsas informações. Tanto ou mais que os artifícios jurídicos ou medidas punitivas a serem criados. A Assembleia Geral da SIP deu ênfase a isso no painel “Integridade da Notícia”. No caso do Brasil, a preocupação que se desenha diante das fake news é a possível interferência/protagonismo nas eleições de 2018.
O traçado político já acontece nos bastidores, e plantar inverdades ao inimigo político pode vir a ser um recurso na trincheira antes das urnas. O jornalismo, checando dados, acompanhando e analisando fatos e fugindo do declaratório falso ou verdadeiro, atuará para que não seja a eleição dos boatos. A informação credibilizada e responsável é antídoto para as fake news.
PS: durante a Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, entre os veículos premiados por Excelência Jornalística, O POVO foi agraciado com Menção Honrosa na categoria Jornalismo Ambiental pela reportagem especial “À Espera de Francisco – A Peleja da Água”, publicada em 2016.

Eunício nas mãos dos FGs: Tasso nega candidatura ao Governo do Estado em 2018

O Senador Eunício Oliveira tem o caminho para sua reeleição mais estreito do que nunca, visto que o senador Tasso Jereissati (PSDB) descartou candidatura ao Governo do Estado em 2018, em entrevista ao jornalista Luiz Viana, da Rádio O POVO CBN, nesta segunda-feira, 30. Questionado se existiria a chance de ele concorrer ao cargo, ele respondeu: “Não, não existe essa possibilidade, não. Não é viável, eu defendo sempre renovação, há muito tempo que eu defendo renovação. Eu acho que é ruim a perpetuação de uma geração no poder, tem que dar espaço a novas lideranças”.
Essa foi a primeira vez que Tasso falou diretamente sobre os rumores de que concorreria ao cargo, disputando contra o governador Camilo Santana (PT). A possibilidade foi anunciada no início deste mês por aliados. Segundo o deputado federal Genecias Noronha (SD), o tucano teria admitido em reunião fechada que iria “analisar” a chance.
Tasso concedeu a entrevista diretamente do evento organizado pelo Governo do Estado para comemorar o Hub da Air France na manhã desta segunda. Festa foi suprapartidária, contando com a presença, além de Camilo, do prefeito Roberto Claudio (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Zezinho Albuquerque (PDT), deputados estaduais como Audic Mota (PMDB), além de empresários.

Para alguns políticos cearenses, o presidente do Senado da República estaria agora nas mãos dos Ferreira Gomes, podendo ficar em palanque sem expressão e força política complicando sua reeleição ao senado.

EXECUÇÃO: Agricultor é morto em um Campo de Futebol na zona rural de Lavras da Mangabeira

Damião estava em um Campo de Futebol
Zona Rural de Lavras/CE
Por volta das 17h05min deste domingo (29/10), a polícia militar de Lavras da Mangabeira foi informado por populares que em um campo de futebol na localidade do Sítio Malhada da Areia - zona rural desta cidade havia ocorrido um homicídio. 

A polícia militar foi até o local constatando a veracidade do fato.  

Segundo testemunhas, dois indivíduos não identificados usando capacetes com bala clavas, saíram da mata e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima DAMIÃO UBERLÂNDIO DE ARAÚJO, brasileiro, amasiado, agricultor, natural de Lavras da Mangabeira/CE, e após a ação se evadiram em uma motocicleta. 

A polícia não sabe a motivação do crime e ainda encontra-se em diligências com o fim de identificar e prender os autores do delito.

domingo, 29 de outubro de 2017

LAVRAS FORA: Calamidade pública: 50 municípios cearenses decretam estado de emergência hídrica

O Município de Lavras da Mangabeira ficou de forma mais uma vez da lista dos município que decretaram estado de emergência, por conta da calamidade hídrica. 
No Ceará, cerca de 50 cidades estão em situação de emergência hídrica de acordo com o Governo do Ceará. A publicação foi feita nessa sexta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado.
O texto afirma que os critérios para o decreto foram analisados e confirma a situação alarmante nas cidades do interior. Confira abaixo a publicação.
“O Governo do Estado do Ceará, no uso das atribuições que lhe confere o art.88, inciso IV e XIX, da Constituição do Estado, […] estabelece os procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública; Considerando que a irregularidade das chuvas e as elevadas temperaturas vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas ao abastecimento, inclusive para o consumo humano e animal, desde o ano de 2012, reduzindo o padrão de qualidade de vida da população; Considerando competir ao Estado a preservação do bem-estar da população nas regiões atingidas por eventos adversos causadores de desastres, para, em regime de cooperação, combater e minimizar os efeitos das situações de anormalidade”, diz o documento.
De acordo com o Diário Oficial, confirma-se a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), no âmbito do Governo do Estado, para prestar apoio complementar aos Municípios afetados, sob coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta à seca.
Segue a lista dos noves municípios cearenses em situação de emergência: Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Aracati, Araripe, Banabuiú, Barro, Barroquinha, Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortim, Granja, Independência, Ipu, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Pacatuba, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Saboeiro, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tarrafas, Tauá e Trairi.”

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Segurança: novos 1.350 PMs iniciam patrulhamento na Capital e no Interior

O Governo do Ceará realizou na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Fortaleza, cerimônia para o início do patrulhamento policial pelos novos soldados da Polícia Militar. Com o efetivo da região apresentado na Praça do Ferreira, o evento foi marcado por apresentação do governador Camilo Santana sobre como será a distribuição dos reforços, no total de 1.350 homens e mulheres, sendo 170 para a região central da Capital e corredor comercial da Avenida Bezerra de Menezes. O chefe do Executivo esteve acompanhado do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e de representantes das forças de segurança do Estado.
Na última sexta-feira (20), 1.350 novos policiais militares foram formados e se tornaram aptos a reforçar o trabalho nas ruas. Destes, 1.150 se dividirão em áreas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza – 120 serão enviados para Juazeiro do Norte e 80 para Sobral a partir de janeiro.
Policiamento nas ruas
Apenas no Centro e na Bezerra de Menezes, 170 PMs foram somados ao efetivo. Camilo Santana explicou que o Governo do Ceará distribuiu os novos profissionais de forma estratégica em bairros de maior movimentação, como também em regiões caracterizadas por comércio, atrações culturais e turísticas. Avenidas como a Santos Dumont e a Dom Luiz terão duplas de policias em dezenas de pontos de grande trânsito e a periferia recebe aporte de centenas de policiais.
“Decidimos realizar esse momento para apresentar à população como vai ser a distribuição dessa nova turma de 1.350 policiais. Os corredores bancários, comerciais, as áreas turísticas em Fortaleza terão reforço policial a partir de hoje. Quase todo o restante da distribuição também ficará em Fortaleza, contemplando periferia, áreas litorâneas, regiões específicas. E alguns irão para Região Metropolitana, Juazeiro do Norte e Sobral. Nossa intenção é levar mais homens às ruas. Tanto que vamos ter outras turmas a partir de dezembro, para trazer ainda mais reforços”, observou o governador.
Os 1.350 policiais foram formados na 1ª turma do concurso lançado em julho de 2016. Ainda restam duas outras turmas para formação, o que totalizará 4.200 novos PMs para o Estado. Atualmente, a 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública. A 3ª turma cumpre etapa de inspeção de saúde.
Fonte: AI

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ESCULHAMBAÇÃO: Deputado é fotografado com lista de valores durante votação de denúncia contra Temer

Enquanto faz marcações na lista do Ministério da Agricultura, Perondi confere registros de presença no painel do plenário
O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), foi flagrado ontem (quarta, 25) no plenário da Câmara, na votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, com uma lista contendo valores e referências ao Ministério da Agricultura. Durante a sessão, que livrou Temer de investigações pela segunda vez, o deputado foi fotografado conferindo o painel de presenças, que mostra quem de fato foi ao local para marcar o voto. Os registros foram feitos pelo fotojornalista Lula Marques, especializado na cobertura política em Brasília, e distribuídos em redes sociais como Facebook. Perondi é um dos homens  da “tropa de choque” de Temer e seu fiel defensor na Câmara.

O deputado é uma espécie de “porta-voz” de Temer na Câmara. Desde que a primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva, chegou à Casa, em junho passado, Perondi vinha atuando diariamente para convencer deputados a votar contra a denúncia. A missão era reforçada por outro vice-líder do governo, Carlos Marun (PMDB-MD), deputado que se notabilizou pela defesa leal a peemedebistas encrencados com a Justiça – caso do ex-deputado fluminense Eduardo Cunha, condenado a mais de 15 anos de cadeia na Operação Lava Jato e um dos membros do “quadrilhão do PMDB” na Câmara, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Marun chegou a visitá-lo na prisão, em viagem custeada pelos cofres públicos.
Junto com o deputado gaúcho Alceu Moreira (PMDB), outro ferrenho fiador da gestão Temer, Darcísio Perondi é responsável pela condição de “ficha suja” do presidente, de acordo com a Justiça Eleitoral. Em representação formulada pelo Ministério Público Eleitoral, o cacique peemedebista doou R$ 100 mil, nas eleições de 2014, para os então candidatos do PMDB do Rio Grande do Sul à Câmara. Membros do ala oposicionista radical do PMDB quando o partido ainda era parceiro da gestão Dilma Rousseff, ambos votaram a favor do impeachment da petista em 17 de abril. Em junho do ano passado, a inelegibilidade de Temer foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A lista inclui valores que somam mais de R$ 2 milhões
Balcão
As negociações do presidente Michel Temer com os deputados para garantir que a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) fosse sepultada na Câmara envolveram pelo menos R$ 12 bilhões. O jornal O Globo informou que, ao valor, devem ser acrescentados cargos e benesses de valor inestimável, como a mudança no combate ao trabalho escravo.
O Palácio do Planalto acelerou a liberação de recursos para o empenho de emendas parlamentares obrigatórias desde setembro, quando apareceu a segunda denúncia contra Temer. Foram R$ 881,3 milhões em menos de dois meses, sendo R$ 607,9 milhões apenas nos primeiros 21 dias de outubro e R$ 273,4 milhões em setembro. No final da semana passada, grandes volumes foram liberados para deputados e senadores: R$ 122,4 milhões na sexta-feira e ainda R$ 53,2 milhões no sábado, segundo os dados da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Fonte: Congresso em Foco

Prêmio Congresso em Foco 2017 - Senador Eunício Oliveira não estava Apto para ser Votado

Site Congresso em Foco acaba de divulgar a lista dos parlamentares (Deputados Federais e Senadores) que mais se destacaram em 2016/2017.

O Prêmio, é uma iniciativa do site CONGRESSO EM FOCO (www.congressoemfoco.com.br), apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.

Os Presidentes do Senado Eunício Oliveira (PMDB-CE) e da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) não puderam ser analisados face não estarem aptos para serem votados pois foram excluídos os políticos que respondem a inquéritos e ações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), 377 parlamentares estão em condições de receber o Prêmio Congresso em Foco  2017.

RESULTADO



































































































                                                                                           Fonte: Congreso em Foco








ADEUS: STF mantém extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará

O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira o recurso que tinha o objetivo de barrar a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Com a decisão - com dois votos contrários - a mais alta corte mantém o fim do órgão, aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará em 8 de agosto deste ano.

A ação que tentava anular o fim do tribunal foi solicitada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio dos conselheiros do TCM e políticos aliados, como o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

A ação que extingue o órgão foi proposta pelo deputado Heitor Férrer, com apoio de ex-aliados de Domingos Filho, então presidente do TCM.

Emenda à Constituição
A Emenda à Constituição que extinguiu o TCM-CE foi aprovada pela Assembleia Legislativa no dia 8 de agosto, por 30 votos favoráveis e nove contra. Essa foi a segunda EC aprovada pela Assembleia extinguindo o TCM. A primeira foi aprovada em 21 de dezembro do ano passado e no dia 28 foi suspensa – em caráter liminar – pela ministra Cármen Lúcia.

Em 22 de agosto, após a aprovação da segunda EC, o ministro Celso de Mello, do STF, tornou sem efeito a ação que questionava a primeira emenda. Com a segunda emenda, o ministro Celso de Mello entendeu que houve a correção dos vícios argumentados pela associação.

ADI
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), argumentou haver violação do princípio da separação de poderes e do princípio da autonomia dos Tribunais de Contas, da impessoalidade e da moralidade administrativa e do princípio Republicano.

A Associação também argumentou que a “participação de parlamentares com contas julgadas irregulares por órgão de controle estadual, na aprovação de emenda constitucional que o extinguiu, denota plausibilidade da tese de desvio de finalidade do ato”.

Alegou ainda vício de iniciativa, descumprimento do devido processo legislativo e violação do princípio federativo, dado que os municípios não foram chamados a se manifestar.


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

E Agora Tasso? Aécio avisa ao PSDB que não renunciará à presidência do partido

Aécio Neves - PSDB
Após se reunir com deputados e senadores, Aécio Neves avisou ao PSDB que não renunciará à presidência do partido. Ele se licenciou do cargo em maio, após as delações da JBS.

Embora tenha informado que não renunciará, ele pretende seguir licenciado até dezembro, quando a convenção nacional do PSDB escolherá um novo presidente. Na prática, se isso se confirmar, Aécio não retornará ao comando do partido.

Desde Maio, o PSDB tem sido comandado de maneira interina pelo senador Tasso Jereissati. 
Com a resposta de Aécio, Tasso deverá permanecer presidente interino do PSDB até a votação interna. Ele já recebeu apelos para disputar o comando do partido.

Antes da reunião, Tasso avaliava a possibilidade de deixar a presidência interina do PSDB caso Aécio insistisse em não renunciar. Mas, durante a reunião desta quarta, o senador decidiu ficar no exercício da função.

A ESPERA: Estudantes Menores de Idade ficam horas Aguardando Transporte Escolar

A Precariedade das estradas, atoleiros no tempo de chuva, buraqueira na seca, ônibus quebrados e dias sem ir à aula. Essa é uma realidade para crianças e adolescentes da área rural de Lavras da Mangabeira que dependem do transporte escolar. Algumas precisam acordar antes 4h, para poder estar na escola às 7h, e muitos estão a caminhar todos os dias entre 3 e 4 km, debaixo de sol e chuva, na poeira ou na lama.

A maratona não escolhe idade, alguns alunos têm 6 ou 7 anos.
Os Alunos dependem do transporte e lamentam quando acontece algum imprevisto e voltam para casa tarde da noite. 
Crianças de 6 - 7 e 12 anos Esperando o Transporte Escolar - Alunas da Escola Municipal Stela Sampaio - Lavras/CE
Foi o que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25/10) com estudantes da Escola Municipal Stela Sampaio – Sede do Município.

O transporte que traz os alunos para a escola e os levam de volta para suas casas percorrendo a Rota: Unha de Gato/Barro Branco/Barracão e Baixio, quebrou. Alguns motoristas informaram que as quebras são decorrentes da falta de manutenção o que tem acarretado constantes problemas.

Os alunos, crianças menores de idade, entre 6, 7 anos e até 12 anos, ficaram esperando o transporte que não chegava.



A Reportagem do Café de Noticias passava pelo local e avistou as crianças, batendo um papo com as mesmas. A reportagem acionou o Conselho Tutelar que imediatamente exigiu do responsável pelos transportes estudantis em Lavras que providenciasse um novo transporte para levar as crianças de volta para suas casas, o que foi feito. 

A Prefeitura mandou outro veiculo fazer a condução dos menores percorrendo a rota. 

Mangabeira tomada pela sujeira faz suplente de vereador pegar seu caminhão recolher o lixo nas ruas e levar para o lixão

Mangabeira, distrito distante da sede do município de Lavras cerca de 20km, tem sofrido muito pela falta de um coordenador distrital. O último coordenador distrital que Mangabeira teve foi o já conhecido Josias Cardoso sempre preocupado levava até a gestão municipal as demandas do distrito.

Nesses dez meses de uma nova administração municipal comandada pelo PMDB, o distrito não tem tido por parte da gestão um olhar público que atenda aos anseios daquela comunidade. Prova disso é o lixo que tomava conta de Mangabeira, onde há duas semanas o lixo não estava sendo recolhido. 

A comunidade de Mangabeira tem se valido do abnegado  Edinardo da Funerária.  

Edinardo da Funerária - Suplente de Vereador
Edinardo da Funerária, não aguentando mais esperar pelo poder público, pegou seu próprio caminhão e começou com ajuda de amigos a fazer o recolhimento do lixo no distrito. 

Quatro carradas foram retiradas das ruas de Mangabeira e levadas para o lixão.

Sabendo da repercussão negativa para a gestão pública, a Prefeitura enviou ao distrito no final da tarde um caminhão fazer o trabalho, trabalho esse que já havia sido feito pelo Suplente de Vereador Edinardo da Funerária de forma gratuita e solidária. 


O suplente de Vereador, no mês de agosto, já havia espalhado pelo distrito vários latões de lixo que ele próprio mandou confeccionar para ajudar na coleta do lixo, além de feito vários mutirões na      zona rural na busca de recuperar estradas carroçáveis já que a Prefeitura Municipal de Lavras não tem arcado com sua responsabilidade.



A gestão atual havia prometido uma cidade de “luxo” e a cidade tá um lixo, a exemplo dos seus distritos.





terça-feira, 24 de outubro de 2017

Ministério Público Federal formaliza pagamento do Precatório dos Professores de Juazeiro - Dinheiro cai nas contas nesta quarta-feira

Foto: Joelton Barboza/Ascom
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (23/10), audiência pública entre o Ministério Público Federal, representantes da prefeitura de Juazeiro do Norte e o Sindicato dos Professores. 

Na reunião ficou decidido que o início do pagamento do precatório será mesmo nesta quarta-feira (25). A audiência foi mediada pelo Procurador da República, Rafael Ribeiro, que formalizou o acordo.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte apresentou as folhas de pagamento elaboradas, bem como foi reiterado assuntos referentes ao pagamento dos professores.


Em linhas gerais, conforme acordo previamente firmado entre as partes, sob acompanhamento e orientações do Ministério Público, todos os professores da rede municipal de ensino, ativos entre os anos de 2001 a 2016, exceto os que estavam em licença sem remuneração, deverão receber os 60% dos mais de R$ 120 milhões provenientes do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).


Dos 60% do valor total, 50% será destinado ao rateio entre professores que constavam na folha de pagamento do município entre os anos de 2001 a 2006. Os outros 50% serão rateados entre os professores lotados entre 2007 e 2016. Também serão contemplados os professores temporários e os da Educação Infantil nas duas situações citadas.


Já a Prefeitura deve investir os 40%, a que tem direito, na melhoria das escolas através de reformas e da aquisição de equipamentos tecnológicos que contribuirão para o processo de educação no município, além de repasse garantido pelo Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, aos funcionários da Educação, de 5%.

Santana visita Obras do Teleférico no Caldas em Barbalha

Cumprindo agenda de trabalho, o Secretário Adjunto do Gabinete do Governador do Estado do Ceará Fernando Santana, esteve nesta terça-feira 24/10 visitando em Barbalha a obra do teleférico no balneário do Caldas.

De acordo com Fernando, o equipamento gerará emprego e renda aos barbalhenses, ao passo que irá valorizar o pé de serra, Barbalha, Cariri e o Ceará na parte turística.

Além do teleférico, o Governador Camilo Santana coloca para os fiéis de Santo Antônio a Estátua do padroeiro de Barbalha no Alto da Alegria, com uma praça urbanizada, onde possa ser realizada Missa campal e uma justa homenagem aos carregadores do Pau da Bandeira.


Segundo Fernando Santana, com o incremento do Turismo, e a valorização das tradições culturais, lazer, a geração de emprego e renda, quem ganhará serão os barbalhenses, os caririenses e os visitantes.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cid Gomes, Izolda Cela e Mauro Filho ganham homenagem nos 49 anos de fundação da UVA

Augusta Brito (PCdoB), Cid, Tin Gomes (PHS) e Carlos Felipe (PCdoB)
O ex-governador Cid Gomes, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário Mauro Filho (Fazenda) foram homenageados, nesta tarde de segunda-feira, durante sessão solene em comemoração aos 49 anos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A Assembleia Legislativa prestou a homenagem atendendo a um requerimento do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PDT), da deputada Augusta Brito (PCdoB) e do deputado Carlos Felipe (PCdoB).
Cid, mais precisamente, foi uma surpresa. É que nos últimos dias, não tem ido a compromissos públicos. Não foi, inclusive, à convenção estadual pedetista no último dia 12, no ginásio de esportes do Clube Náutico, justificando problemas de saúde na família.
Durante a sessão, foram homenageados ainda 15 convidados.
Mauro Filho, deputado federal Odorico Monteiro (Pros), Augusta, Izolda e Carlos Felipe

Criação da UVA
A UVA foi criada em 1968, por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo, com o nome de Universidade Vale do Acaraú. Em 1984, o Governo do Estado a transforma em universidade estadual.
Atualmente a UVA conta com Centros de Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Filosofia, Letras e Educação. A instituição possui 20 cursos de graduação, 52 de especialização e três de mestrado.
Fonte: O Povo