Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 foram divulgados nesta segunda-feira, 03/09, e colocam o Ceará em posição de destaque no País. Sobral encabeça a lista das cidades com o melhor ensino fundamental.
O Município de Lavras da Mangabeira é destaque negativo no Ranking do Estado do Ceará. Nas séries iniciais em Língua Portuguesa, o município ficou na posição Nº 170, ja em Matemática a Proficiência deixou o município na posição Nº 165.
Quando se esperava que nas séries finais os índices poderiam melhorar, eles apenas chegou a posição Nº 138 em Língua Portuguesa mas voltou a subir para a posição Nº 154 em Matemática.
Para quem chegou a ficar em 30 lugar no Ranking no Governo passado, o resultado não foi nada animador, pelo contrário.
Aos irrisórios índices na educação fundamental em Lavras da Mangabeira, é imputado o amadorismo na péssima gerencia da educação lavrense sem esquecer da contribuição para isso com o fechamento de escolas na zona rural do município; litigio com os professores na redução dos salários, falta de diálogo e desprestígio aos mestres, além de um transporte escolar deficitário com frota de veículos sem manutenção, totalmente sucateada.
Se o Ranking não favoreceu o município de Lavras da Mangabeira referente ao 2017, a expectativa é esses índices piorem muito ao final deste ano.
Enquanto Lavras definha na Educação a cidade de Sobral, terra dos Ferreira Gomes, já responsável por ótimos índices nos primeiros anos do Ensino Fundamental, nesta edição também teve resultado relevante nos anos finais, alcançando a primeira posição.
Nos anos iniciais, as escolas de Sobral saltaram de média 8,8, em 2015, para 9,1. A média da cidade de Sobral está em patamar da educação de países desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário