quarta-feira, 10 de outubro de 2018

RESSACA POLÍTICA: Após não ter sucesso na reeleição do tio ao senado, Prefeito de Lavras/CE corta Transporte Universitário

A Prefeitura de Lavras da Mangabeira (CE) cortou o Transporte Escolar Gratuito dado aos estudantes universitários desde a gestão do Ex-Prefeito Dr. Tavinho.

Segundo informações extraoficial, o executivo municipal está alegando que sofre uma crise financeira, e que por isso não tem como arcar com os custos de pagar o transporte para cerca de 600 alunos que estudam em Cajazeiras-PB, Icó e Cedro no Ceará.

O comunicado de que o benefício havia sido cortado foi feito aos universitários através de mensagens de WhatsApp proveniente do motorista de um dos onibus.

Um dos estudantes que utilizam o transporte e que pediu anonimato, diz ser um dos prejudicados com o fim do benefício. “Tem pessoas que não têm condição de pagar o ônibus ou morar em Icó ou Cajazeiras-PB. A gente fica com as mãos atadas. É mais ou menos R$ 350, incluindo a merenda, isso mensal”, lamenta.

Jéssica também é uma das afetadas. Com a nova realidade da cidade, muita gente não poderá realizar o sonho de fazer uma faculdade, diz ela. “A gente passa o ensino médio inteiro sonhando em fazer a faculdade. Você se mata para passar no Enem, que não é fácil, para conseguir um Prouni, uma bolsa. Aí o município, que já é de tradição ajudar, fala que não vai poder ajudar. O que vai acontecer? As pessoas vão ter que cancelar a faculdade”, afirma.

O Ministério Público foi provocado por dois estudantes que relataram o problema a justiça local. Nesta quinta-feira (11/10) o Promotor de Justiça Dr. João Éder Lins dos Santos convocou o Prefeito ou seu representante para audiência de conciliação.

O Centro Acadêmico de Licenciatura em Física - Campus Cedro emitiu nota oficial sobre o problema.


NOTA OFICIAL

O Centro Acadêmico de Licenciatura em Física - Campus Cedro (CALF), vem por meio desta nota, repudiar a definição da Prefeitura de Lavras da Mangabeira –Ceará de impedir o deslocamento dos estudantes universitários e secundaristas para as cidades de Cedro, Icó e Cajazeiras, impossibilitando o acesso à universidade.

Defendemos um serviço público, gratuita e de qualidade, pertencente a toda a comunidade acadêmica e ao conjunto da população. Em seus pilares se assentam valores a serem preservados, de modo que fazem parte desta construção plural, darmos importância o transporte para estudantes como parte do processo educacional.

Nesse sentido, reafirmamos a importância de se preservar os direitos  estudantis de acesso ao conhecimento e do conjunto da comunidade acadêmica, que só ajudam a fortalecer a sociedade. E que os estudantes de Lavras da Mangabeira sejam respeitados.

Solidarizemo-nos ainda, com todas e todos os estudantes prejudicados neste descaso do poder público, em nome do Centro Acadêmico de Licenciatura em Física.

Atenciosamente,

Talis Vinícios da Silva Oliveira

Presidente do Centro Acadêmico de Lic. Em Física/Campus Cedro-CE

Um comentário: