quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Imprensa Marrom: Cuidados devem ser tomados ao se escrever algo mentiroso na Imprensa


Escrever o que não deve, ou melhor, publicar noticias fantasiosas e falsas pode render ao autor muitas dores de cabeça ao mesmo tempo que o bolso também irá sentir.
NOTÍCIAS FALSAS
De acordo com o entendimento de Antonio Jeová Santos, a notícia é falsa quando é simulada para dar ao fato uma aparência bem distinta do que realmente aconteceu no mundo real.
Neste sentido também é a definição trazida por Darcy Arruda Miranda, “notícias falsas são aquelas que se opõem ao que é real, que repulsam a verdade, e de cuja indumentária mistificada procuram revestir-se, para melhor embair a opinião pública, levando-a ao erro e ao engano”. O autor continua seu pensamento, aduzindo não interessar o objetivo do delito, podendo ser ele capricho, maldade ou interesse, uma vez consumado o intento, consumado estará o delito. Destarte, é ilícita a notícia que, em seu conteúdo, resulte falsa.
Esta informação carecedora de veracidade fere o direito à honra da pessoa objeto da notícia, porquanto a noção de verdade e a violação da honra estão intimamente ligadas; se o fato é inverídico, a honra está maculada.
Inúmeras vezes, estas notícias falsas são originadas de uma prática jornalística recente denominada “denuncismo”. Agindo desta forma, os jornais e blogs publicam qualquer denúncia, é o que se chama de Imprensa Marrom.
Os que são atacados de maneira vil podem requerer reparação de danos morais e materiais de cada veículo de comunicação pelo "linchamento moral" que sofreram.
Daí o cuidado que se deve ter ao se escrever algo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário