sábado, 31 de outubro de 2015

LAVRAS: Outubro Rosa faz chamamento as mulheres - PREVENIR é um ato de AMOR, com você, com seu corpo e com todos que te amam



O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Em Lavras da Mangabeira, a Contabilista Madalena Maia encampou esse chamar de atenção as mulheres lavrenses. Durante todo o mês de Outubro, Dalena, como é popularmente conhecida, saiu em escolas, associações, capelas, emissoras de Rádio e  chamou atenção das mulheres para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, daí a cada ano se ver aumentar a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa". 

Uma caminhada pelas ruas da cidade findando na sede do Poder Legislativo Lavrense marcou o evento em Lavras da Mangabeira. Na Câmara Municipal, centenas de pessoas lotaram as dependências e algumas falaram sobre essa doença terrível. 
Russel Siirus - Secretário de Saúde de Lavras/CE
As falas que mais comoveu a todos os presentes, foram a do Secretário Russel Sirius, num passado recente, foi acometido de Câncer no Braço, tendo o mesmo, superado se curado, vencido o mal.  
Dalena ganhando o carinho de sua filha
Dalena, também levou as pessoas as lágrimas. Contou um pouco como foi sua trajetória na luta contra a doença, vencida por ela. No auditório, algumas pessoas que estão a passar por momentos difíceis, saíram dali com sua autoestima pra cima e alimentada de esperança que também podem vencer esse mal. 
Ao final houve prestação de serviços e ainda doações de mexas de cabelos para que sejam confeccionadas perucas para as mulheres utilizarem quando do tratamento, visto que todos os pelos do corpo caem dado o tratamento agressivo. 
Dalena agradeceu ao Secretário de Saúde Russel Sirius pela participação e apoio desde o início e disse: “Ninguém é dono desta iniciativa”. E como diz o Instituto Neo Mama: “Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa”.
A Guarda Municipal esteve presente ao evento dando total cobertura e segurança.

Ao final, lanches foram servido aos presentes bem como alguns brindes que foram doados por particulares e empresa, foram sorteadas entre as presentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário