sábado, 23 de setembro de 2017

Diante do Tupi, Fortaleza decide hoje o acesso à Segunda Divisão

Fortaleza está há oito temporadas na Terceira Divisão nacional. Na partida de hoje, contra o Tupi, pode até perder por 1 a 0 que ainda garante o acesso à Série B TATIANA FORTES
Nos últimos oito anos, o torcedor do Fortaleza teve de se habituar a conviver com o tempo como um inimigo. O passar das folhas do calendário foram acompanhados da angústia da aproximação dos meses de setembro e outubro. Quando chegava o período do tal mata-mata da Série C do Campeonato Brasileiro, o sentimento se transformava em tristeza, frustração e, por vezes, raiva.

Hoje, às 20h30min, o time do Pici parte para mais um acerto de contas com o tempo. Desta vez, longe de casa, no interior mineiro. Em Juiz de Fora, contra o Tupi, o Fortaleza volta a decidir seu futuro. E como será o sentimento de seu torcedor a partir de amanhã. Na última semana, a sensação foi de leveza, embora ainda insustentável. A vitória por 2 a 0 no Castelão, há uma semana, até deu certa tranquilidade. Isso porque, nos 90 minutos que terá pela frente hoje, o Tricolor pode até perder por 1 a 0 para, enfim voltar à Série B nacional, que não frequenta desde 2009 e nunca esteve tão próxima.  


Mas, seja por cautela, superstição ou alma calejada de tanto bater sem entrar pela porta do acesso — esta é a quinta oportunidade no mata-mata —, o torcedor do Fortaleza reluta em adotar o discurso “deste ano não passa”.  

Em termos práticos, voltar à Série B representa para o time do Pici um incremento de pelo menos R$ 5 milhões em cotas de TV, maior visibilidade, e, por consequência, mais patrocínio e um elenco teoricamente melhor. Além de um maior número de jogos em casa e mais dinheiro com bilheteria e planos de sócio-torcedor. 

Uma bufunfa daquelas, mas que não paga o valor que é um torcedor ter de volta o orgulho próprio e a saída dos ombros de um peso de oito temporadas na Série C nacional. 

De tão importante, o jogo de hoje mobiliza não só torcedores do Fortaleza. Os do Ceará também devem acompanhar atentos após a partida do próprio Vovô, um pouco mais cedo, contra o Brasil de Pelotas. Se dividindo entre os que secam o rival em prol de mais um ano de chacotas e os que fingem indiferença. Sem esquecer, claro, dos abnegados “defensores do futebol cearense”, capazes de torcer  pelo sucesso do rival. 

De certa forma, a epopeia do Fortaleza na Série C do Campeonato Brasileiro fez parte do imaginário alencarino na atual década.  Até quem não é muito afeito a futebol parece aguardar o desfecho da saga tricolor, se ele de fato ocorrer hoje. Como quem espera o último capítulo da novela que sequer acompanhou com afinco, mas sabe quem são os personagens e a importância que um bom drama tem.

SÉRIE C 2017 
TUPI - TÉCNICO: AÍLTON FERRAZ 
3-5-2: Paulo Henrique, Patrick, Fernando, Edmário (Hélder); Afonso, Marcel, Leandro Brasília, Andrey, Bruno Santos; Ítalo e Romarinho
 FORTALEZA - TÉCNICO:ANT. CARLOS ZAGO
4-1-4-1: Marcelo Boeck, Felipe, Ligger, Adalberto e Bruno Melo; Anderson Uchoa, Pablo, Éverton e Leandro Lima; Hiago e Lúcio Flávio

Local: Estádio Mário Helênio, Juiz de Fora-MG
Data: 23/9/2017 Horário: 20h30min
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

Transmissão: Rádio O POVO/CBN (FM 95,5 e AM 1.010); Transmissão em Tempo Real no Portal Esportes O POVO (www.opovo.com.br/esportes);
Esporte Interativo 
            
JOÃO MARCELO SENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário