segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Da Lamparina a Energia Elétrica com a Força do Trabalho

Mauro Filho - A Luz que o Campo Buscava

Lavras da Mangabeira é um dos municípios na região do Vale do Salgado onde os quase 993 km² tem a zona rural uma cobertura de rede elétrica de 100%. A quatro décadas atrás, o candeeiro, a vela, a lamparina e o lampião eram equipamentos básicos das casas nas comunidades da zona rural lavrense, que era totalmente escura, desprovida de energia elétrica.  
Em época de campanhas eleitorais, fossem elas, municipais ou a nível nacional e estadual, era muito comum se ver políticos peregrinando pela zona rural em busca de votos, e uma das promessas mais feitas, o que muitos deles nunca cumpriram, seria a colocação de energia elétrica nessas comunidades.
A virada dessa história se deu no início de 1993, quando aportava em Lavras da Mangabeira, um Secretário de Governo do Estado Ceará, chamado Mauro Benevides Filho, que muito jovem estava no começo de sua vida política. Levado ao município por Carlos de Olavo, Mauro Filho  e o Ex-Prefeito, na época atual chefe do executivo lavrense lançaram um desafio: “Iluminar a Zona Rural lavrense, levando o que muitos haviam prometido e nunca cumpriram, a Energia Elétrica”.



No princípio, muitos não acreditaram, pois, o descrédito no tocante a promessa feita, era enorme junto aos politicos. Naquele momento, Mauro Filho acreditava que no meio rural, o fornecimento de energia elétrica tinha muita importância, tanto do ponto de vista social, como do econômico, como se configura nos dias atuais.

Mauro Filho e Carlos de Olavo
Segundo o secretário, vista pelo aspecto social, a disponibilidade de energia proporciona conforto ao lavrense do campo, evitando, assim, que migrasse para os grandes centros urbanos em busca de melhor qualidade de vida. Isso acontece porque a energia possibilita a utilização de aparelhos eletrodomésticos, iluminação de ambientes e o acesso aos diversos meios de comunicação. Tudo isso, indiscutivelmente, constitui benefícios que propiciam melhor qualidade de vida para as pessoas que residem no campo. Mauro Filho e Carlos de Olavo, buscando essa benfeitoria se puseram a percorrer as comunidades na zona rural de Lavras da Mangabeira, cortando-a de ponta a ponta, levando a realidade de um sonho sonhado por muitas famílias a dezenas de décadas. 

As duas primeiras comunidades que provaram da realidade, do compromisso assumido, foram: Oitis e Vila Patos. Ali, era dado o ponta pé inicial do projeto.


O primeiro passo, foi organizar as comunidades. O Prefeito Carlos de Olavo, investiu na criação de diversas Associações Comunitárias, dotando-as de estatuto próprio, legalizando-as uma a uma para que pudessem gozar das benesses dos programas governamentais.

Mauro Filho e Ciro Gomes
Carlos de Olavo em Lavras da Mangabeira e Mauro Filho junto ao Governo do Estado, na época comandada pelo atual presidenciável Ciro Gomes, transformavam a zona rural de Lavras da Mangabeira, iluminando-a. Como economista, Mauro Filho via que o projeto pelo lado econômico, contribuía para o aumento e qualidade dos produtos agrícolas, pois permitia que o produtor tivesse acesso a algum tipo de tecnologia para realizar as atividades de produção com maior eficiência e rapidez. Assim, com a disponibilidade de energia, era possível acionar máquinas utilizadas nos processos produtivos, intensificando a produção, melhorando a qualidade dos produtos e reduzindo o custo levando uma maior lucratividade, contribuindo para fixação do lavrense no campo.
Zona Rural de Lavras da Mangabeira - Quase 100% Iluminada
Passados quase três décadas, o nome de Mauro Filho sempre é lembrado com muito carinho e gratidão por aqueles que continuam na área rural de Lavras da Mangabeira buscando no campo o sustento de suas famílias, esperançosos de dias melhores e que políticos como Mauro Filho (Ficha Limpa) continuem a conquistar a consideração dos lavrenses, porque, o voto será apenas uma consequência.





3 comentários:

  1. Politico íntegro sério e acima de tudo comprometido com o nosso estado e o nosso povo

    ResponderExcluir
  2. Politico íntegro sério e acima de tudo comprometido com o nosso estado e o nosso povo
    Eldon Ferrer

    ResponderExcluir
  3. Ate onde eu sei polico honesto, muito me lembro do dia da inauguraçao da chegada da energia eletrica no sitio brandao onde meu pai possuia um sitio. Ate hoje nao esqueço.
    ja por outro lado sinto vergonha de falar que o senhor senador (Eunicio oliveira), é do municipio de lavras da mangabeira. E nada tem feito pelo bem comum do municipio. Fazendo apenas para aqueles do seu grupo, aqueles que se consideram fazer parte da elite. Um dia chegarei nessa cidade para fazer a difereça, por enquanto estamos nos preparando para servir a todos o municipes com honrra.

    ResponderExcluir