domingo, 31 de março de 2019

Escultura de Cristo com mais de 80 anos e torre de igreja desabam em Viçosa do Ceará

A imagem de Cristo Redentor e torre da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará, desabaram na manhã deste domingo (31). A informação foi confirmada pela Guarda Municipal e, segundo os agentes, parte da estrutura começou a cair na noite do sábado. Ainda segundo a Guarda Municipal, ninguém ficou ferido. A igreja passou por uma reforma e foi reinaugurada em janeiro neste ano apenas para visitação.

Os agentes informaram que durante a noite viram "pequenas partes da estrutura" caindo e informaram para os responsáveis pela igreja. A área foi isolada ainda no sábado (30). Não há informações sobre a causa do desabamento.

Morador lamenta
"Moro nas proximidades, é muito lamentável o que aconteceu porque há muito tempo a população esperava a abertura do pólo. Já estava há muito tempo fechado para a visitação, a reforma foi concluída agora e é uma perda irreparável porque todos os domingos muita gente, muitos turistas vêm para visitar", disse Danilo Fontenele, morador da Região. 
Ainda de acordo com os moradores, apesar de a igreja ter sido entregue depois da reforma do polo o espaço estava sendo usado apenas para visitação. Durante o fim de semana, os turistas sempre procuram a igreja para fazer fotografias. 


Igreja histórica
Inaugurada em 1938, a Igreja do Céu está erguida no topo de um morro, a cerca de 900 metros de altitude, de onde é possível ter uma bela vista da cidade. A imagem do Cristo Redentor foi esculpida em 1937. O acesso pode ser feito de veículo, por rua asfaltada, ou a pé, o que exige certo preparo físico e muito fôlego, pois a escadaria tem 324 degraus.
Fonte: DN

Volta a chover forte em Lavras da Mangabeira/CE - Iborepi 181 mm

Iborepi - Lavras da Mangabeira/CE
Lavras da Mangabeira voltou a recebeu um grande volume de chuvas nesse fim de semana. 


Trecho que o Riacho do Rosário corta Rodovia Estadual Lavras/Aurora
A chuva forte fez vários riachos aumentaram seus leitos e pequenos açudes sangraram. O Riacho do Rosário está com uma grande "cheia", o que impossibilita se chegar ao Iborepi pela estrada que esta sendo construída pelo Governo do Estado do Ceará, faltando justamente a ponte onde está o trecho que corta o riacho.
Açude de Edson Lucena - Iborepi - Lavras/CE
Somente no distrito de Iborepi foram 181 mm de chuvas caídas nesta madrugada de domingo (31/03).
A zona rural esta em festa, pois as chuvas voltaram a reacender a esperança dos agricultores para boas colheitas este ano.
Rio Salgado - Lavras/CE
Na Sede do Município, ruas voltaram alagar e causar transtornos. O Rio Salgado recebe todas as águas de riachos e açudes que sangram e teve seu leito aumentado de ontem para hoje.
Praça do "Nunca" ameaçada novamente pelas água do Rio Salgado      Sede/Lavras-CE
Choveu forte em todo o município de Lavras da Mangabeira/CE, veja o mapa:
Previsão para o dia 31/03/2019
Céu nublado com eventos de chuva em todo o Ceará.
Previsão para o dia 01/04/2019
Nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o estado.
Previsão para o dia 02/04/2019
Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.


Ceará registra chuvas em mais de 70 municípios; 6 cidades tiveram mais de 100 milímetros


Em pelo menos seis municípios cearenses choveu mais de 100 milímetros, até as 7h45 deste domingo (31), de acordo com os dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As maiores precipitações ocorreram em Cariús e Aurora com 147 e 136 milímetros respectivamente.

A Funceme também registrou chuvas em Iborepi (Lavras/CE) 181 mm; Várzea Alegre (135 mm), Quiterianópolis (114 mm) e Granjeiro (105 mm).

Previsão

De acordo com a Funceme, a previsão para este domingo (31) é de eventos com chuva em todas as regiões do estado. Já para a segunda-feira (1) é de nebulosidade variável durante a manhã e, nos demais períodos do dia, é de céu parcialmente nublado.

Moradores plantam ‘pés de asfalto’ em buracos de rua em SP

Depois de criarem um boneco e apelidá-lo com o nome do prefeito, moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo, recorreram a mais uma medida inusitada para chamar a atenção da prefeitura para os problemas no asfalto. Desta vez, eles plantaram árvores nos buracos da Avenida Augusto Severo, no bairro Jóquei Clube.

Em algumas plantações, foram penduradas mensagens como 'Não alimente o macaco' e ‘Pé de asfalto esperando para dar frutos’. "Agora, sim, São Vicente vira uma Mata Atlântica. Vai faltar árvore para tanto buraco na cidade e o povo continua pagando IPVA", afirmou um morador.

"É que acabou a massa para tapar os buracos", disse outro morador, em referência à fala do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) de São Vicente, Léo Santos. Em uma reportagem sobre outra rua, também do Jóquei Clube, ele afirmou que nem todos os buracos foram tapados por falta de massa.


Segundo a prefeitura, equipes da Sedup fizeram a desobstrução das galerias da Avenida Augusto Severo na semana passada. Ainda segundo a municipalidade, a partir de abril, um grande mutirão terá início na cidade e, na Área Insular, o primeiro bairro a ser atendido será o Jóquei Clube. Na Área Continental será o Humaitá. Durante a ação, as equipes farão serviços de limpeza, retirada de mato, iluminação pública e manutenção das vias.
Fonte: G1

Camilo trabalha aos sábados e domingos

Os cearenses têm um governador preocupado com sua gestão e com o povo. 

Camilo Santana reserva sábados e domingos para inaugurar e visitar obras e se reunir com assessores no Abolição. O palácio está sempre aberto.

“Me preocupa a chuva no momento porque o Orós e o Castanhão não receberam água”,  disse hoje o governador preocupado com o abastecimento em municípios do Inhamuns com outras cidades e a grande Fortaleza.
Fonte: DN

Servidores em Icó voltam às ruas e fazem protesto por cumprimento de direitos básicos

Na cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, milhares de servidores percorreram ruas da cidade na manhã desta sexta-feira, 29, solicitando direitos básicos que incluem fixação de um calendário de pagamento, índice de reajuste das categorias que recebem acima de um salário mínimo, cumprimento do pagamento do piso do magistério, revogação de decreto que reduz carga horária de 362 professores.

“Esses nossos direitos são negados pela administração”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó, José Irlênio (Marcelo).  “O serviço público em Icó está sucateado e os servidores estão sem condições de trabalho”. 

Os servidores também protestaram contra a demora no julgamento de ações ingressadas pelo sindicato, ainda sem julgamento na comarca local. “Infelizmente a Justiça tem atuação morosa e isso faz com que os gestores continuem sem pagar os nossos direitos”. Os servidores gritaram: “Justiça morosa não é justiça”.

Outras reivindicações apresentadas pelo sindicato são as seguintes: Adicionais de insalubridade para as categorias que trabalham em locais ou estão expostas à condições insalubres; adicionais noturno e de periculosidade; isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou semelhantes; cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários para todos os servidores; garantir a concessão obrigatória de transporte prevista no parágrafo único do art. 98° da Lei Orgânica Municipal; melhores condições de trabalho; combate ao assédio moral; retroativo dos quinquênios que foram retirados indevidamente; e revogação do decreto que reduz indevidamente a carga horária e salários de 362 professores.
Fonte: DN/Centro Sul

Juntos por Fortaleza: Governo inicia obra para implantação de mais 21 km de esgotamento sanitário na Capital

Moradores do Conjunto São Cristóvão, em Fortaleza, vão ganhar mais qualidade de vida com a obra do Governo do Ceará de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região. 

A intervenção da Companhia de Água e Esgoto (Cagece) vai aumentar em 21 quilômetros a rede coletora. O projeto prevê também melhorias na estação de tratamento de esgoto existente e a implementação de uma nova elevatória para bombear os efluentes. A ordem de serviço foi assinada na manhã desta sexta-feira (29) pelo governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do prefeito Roberto Cláudio, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque.

O investimento total será de R$ 13,7 milhões, com recurso do Tesouro Estadual. “Aqui era uma reivindicação antiga da comunidade. O sistema que funciona hoje é condominial e já não comporta mais o crescimento do bairro e da população. O trabalho que será feito aqui vai beneficiar mais de 27 mil pessoas. Investir em saneamento é investir em saúde, qualidade de vida”, destacou Camilo Santana. Ele também garantiu, após a conclusão da obra, a urbanização das vias que receberão a rede coletora.
Fonte: AI

Chuva em Frecheirinha inunda ruas e casas

O município de Frecheirinha, na Região Norte do estado, registrou 77 mm de chuva entre as 7h de sábado (30) e as 7h deste domingo (31), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O acumulado de precipitações foi suficiente para causar vários pontos de alagamentos nas ruas. Algumas casas da cidade também foram invadidas pela água.
Segundo a Prefeitura de Frecheirinha, um dos locais mais afetados com alagamentos foi o Conjunto Sol Nascente, especialmente na noite de sábado. "Uma ponte também rachou um pouco próximo a esse conjunto. A ponte fica na entrada de Freicheirinha. Choveu muito da tarde até à noite. Foram quase cinco horas de chuva", afirmou a assessoria do órgão.
Com relação às residências invadidas pela água, a prefeitura disse que deve aguardar diminuir o volume de chuva para verificar a situação das ruas do Conjunto Sol Nascente. No que diz respeito à ponte que teve a estrutura danificada, foi assegurado que o local foi isolado.
Fonte: Portal DN

quinta-feira, 28 de março de 2019

Barragens da Vale em Macacos e Ouro Preto entram em alerta máximo para risco de rompimento

Três barragens da Vale em Minas Gerais, a B3/B4, em Macacos, e as Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto, entraram em alerta máximo para o risco de rompimento na noite desta quarta-feira (27). Elas foram alteradas de nível 2 para o nível 3 de segurança.

A barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, da Vale, em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entrou em alerta máximo para o risco de rompimento na noite desta quarta-feira (27). As sirenes na região foram acionadas. Esta é segunda vez que as sirenes são disparadas em pouco mais de um mês, e moradores da área de autossalvamento já haviam sido retirados de suas casas no dia 16 de fevereiro.

O nível de segurança da barragem que estava em 2 foi alterado para 3. A orientação para a mudança do nível de alerta partiu da Agência Nacional de Mineração (ANM). De acordo com a agência, o nível 3 significa "rompimento ou risco eminente de romper". O fator de segurança não drenado não teria sido atingido, conforme a agência.
Mapa simula caminho dos rejeitos em caso de rompimento das barragens Forquilha I, II e III — Foto: Ministério Público/Divulgação
Não houve rompimento e não haverá novas retiradas de moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil moradores de regiões secundárias devem ser treinados nos próximos dias. São cerca de 2.900 moradores do distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, onde a lama chegaria em cerca de uma hora; e 2.300 da cidade de Raposos, também na Região Metropolitana, onde demoraria 1 hora e 45 minutos em caso de rompimento. 
Fonte: G1

Maia faz apelo a Bolsonaro: 'Pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar'


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um apelo nesta quarta-feira (27) ao presidente Jair Bolsonaro: "Pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar".



Maia deu a declaração poucas horas após dizer que, enquanto o país tem milhões de desempregados e registra milhares de assassinatos todos os anos, Bolsonaro está "brincando de presidir".



Em resposta, Bolsonaro afirmou em uma entrevista em São Paulo que "não existe brincadeira, muito pelo contrário". Participaram dessa entrevista apenas jornalistas autorizados pela equipe de segurança do presidente. Ficaram de fora TV Globo, GloboNews, CBN, "O Globo", "Valor", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL.



"Eu acho que o Brasil perde. A bolsa está caindo, a expectativa dos investidores está ficando menor. Expectativa positiva. Então, ninguém ganha com isso. Eu até faço um apelo ao presidente que pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar. Pare de criticar. Vamos governar", declarou Maia.



Ao comentar a declaração de Rodrigo Maia sobre Bolsonaro, nesta quarta-feira, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que há "ruído na comunicação" entre os dois, acrescentando que o deputado é "imprescindível".

Governo anuncia número de alunos da rede pública aprovados para universidades


O Governo do Ceará, anuncia, nesta quinta-feira (28/03), às 9h, o número de alunos da rede pública estadual de ensino aprovados no Ensino Superior.

O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Em 2016, 13.516 ingressaram em universidades. Já em 2017, 16.897 jovens conseguiram acesso ao ensino superior.

O acompanhamento é feito pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), como destaca a secretária da pasta, Eliana Estrela.

E as inscrições para os alunos interessados em ser beneficiados pelo programa AvanCE – Programa Bolsa Universitária já estão abertas.

O edital prevê que 2 mil alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública estadual de ensino e que ingressaram em instituições de Ensino Superior vão ser beneficiados, desde que tenham sido aprovados para curso de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

É necessário cursar, no mínimo, 12 créditos de disciplinas do atual semestre letivo e ter frequência de, no mínimo, 75% em cada disciplina cursada.

O candidato deve ter obtido média geral igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo válidas a edição de 2017 ou 2018. O aluno também deve estar com o cadastro devidamente atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A secretária Eliana Estrela destaca a importância da iniciativa para valorizar a educação e garantir oportunidade para os jovens.

Barragem rompe em Sobral e interdita CE-178

A barragem fica localizada próximo ao distrito de Patriarca, em Sobral
Uma barragem rompeu, na noite desta quarta-feira (27), em Sobral, na Região Norte do Estado, e interditou um trecho da CE-178. O local atingido fica nas proximidades do km 84 da estrada, que liga o município a Santana do Acaraú. A água invadiu a rodovia, fazendo com que a passagem pelo trecho ficasse inviável.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) chegou ao local durante a noite para orientar os motoristas. Segundo o órgão, parte da pista da CE-178 cedeu e o trecho foi interditado em ambos os sentidos.
Ainda conforme a PRE, a barragem seria de propriedade particular. Ela fica situada próxima ao distrito de Patriarca, em Sobral. 
Um carro da Diocese de Sobral, que passava pelo km 84 da CE-178 no momento em que a água avançou sobre a rodovia, foi arrastado pela correnteza, conforme relatou o major Moraes, do Corpo de Bombeiros da região. Segundo ele, o padre Raimundo Nonato Leonardo Basto estava dentro do veículo, indo em direção a Santana do Acaraú, mas foi resgatado por populares. Ele estava sozinho dentro do automóvel.

Por meio de nota, o Departamento Estadual de Rodovias (DER) informou que, por conta do rompimento de uma barragem, a rodovia CE-178, que liga Santana do Acaraú a Sobral, está com o trânsito bloqueado pela água. Engenheiros do DER estão no local, monitorando a situação e aguardando a água baixar, para avaliar as condições da rodovia. A PRE está orientando os usuários.
Fonte: DN

Governo do Ceará e consulado de Israel trocam experiências sobre inovações tecnológicas na segurança pública



Secretário da SSPDS, André Costa
Representantes da cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) se reuniram com representantes do Consulado Geral de Israel para trocar experiências na área de tecnologia aplicada à segurança pública.
O encontro foi presidido pelo secretário da SSPDS, André Costa, e contou com a participação da assessora especial para a Região Nordeste do Consulado israelense, Sheila Golabek.
Representantes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), liderados pelo secretário Mauro Albuquerque, e da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã também participaram do encontro.
Na ocasião, onze empresas apresentaram suas propostas tecnológicas aplicadas em diversos países do mundo.
As ferramentas – que são todas originárias de Israel – consistiram em sistemas avançados de inteligência e controle para autoridades, tecnologias voltadas para plataformas de comunicação de emergência em tempo real, segurança cibernética, utilização de equipamentos não tripulados para aplicações civis e de defesa, dispositivos de extração de dados de aparelhos celulares, entre outros.
Para o secretário André Costa, a apresentação das tecnologias ao Estado do Ceará representa o reconhecimento dos resultados apresentados na área.
Algumas das empresas que participaram do 1º Tecnology Day, também integrarão a programação da 12ª LAAD Defence& Security, que ocorrerá do dia 2 a 5 de abril, no Rio de Janeiro.
O evento é considerado a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, com exposições de ferramentas e tecnologias, além de palestras, reuniões e seminários voltados para a segurança.
O secretário André Costa é um dos convidados, neste ano, para apresentar um painel voltado para o uso da tecnologia aplicada à segurança pública.
Essa não é a primeira vez que a SSPDS do Ceará e Israel promovem ações juntas. No mês de novembro de 2018, o secretário da SSPDS, André Costa, representou o Brasil em um evento internacional de segurança e crimes cibernéticos, na cidade israelense de TelAviv.
Na ocasião, o titular da pasta cearense embarcou a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),graças aos resultados positivos obtidos pela SSPDS e parceiros, com o uso de tecnologias aplicadas na área da segurança pública.
O encontrou reuniu mais de 80 países do mundo inteiro. Um representante de cada país da América Latina foi convidado a fazer parte da iniciativa.  
Fonte: AI

quarta-feira, 27 de março de 2019

APCDEC realiza nos dias 12 e 13 de Abril o 22º Encontro da Crônica Desportiva Cearense


A crônica desportiva cearense estará reunida neste mês de Abril/2019 em Fortaleza-CE.
O evento programado para os dias 12 e 13, no Hotel Amuarama, marcará o 22º Encontro Estadual de Cronistas Esportivos do Estado do Ceará.
Segundo o Presidente da APCDEC – Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará – Radialista Alano Maia, o encontro reunirá cronistas da capital e do interior do estado.

Para o encontro já se tem as presenças confirmadas de:  Edilson Alves - Presidente do Conselho Superior da APCDEC/ Pres. do SINDRADIO-CE;  Kleiber Beltrão - Presidente da ABRACE e vice-presidente da AIPS(América do Sul) e Júlio César Manso Diretor de Competições da FCF.
Os cronistas cearenses já podem confirmar presença no encontro. Para isso, basta entrar no Site da APCDEC (https://apcdec.wordpress.com) e preencher sua inscrição. A programação já foi divulgada: 

PROGRAMAÇÃO DO 22°ENCONTRO ESTADUAL DE CRONISTAS ESPORTIVOS

FORTALEZA- CE / 12 e 13 de Abril no Hotel Amuarama


Sexta-feira (12.04)

* 14hs - Check-in para os hóspedes

* 19hs - Solenidade de Abertura no Salão Pitaguary

* 21hs - Jantar de Abertura 

SÁBADO (13.04)

* 08:30hs - Palestra com o presidente do Conselho Superior da APCDEC/ Pres. do SINDRADIO-CE: Edilson Alves;

* 09:30hs - Palestra com o presidente da ABRACE e vice-presidente da AIPS(América do Sul): Kleiber Beltrão;

* 10:45hs - Coffee Break

* 11hs - Palestra do diretor de competições da FCF, Júlio César Manso.

* 12hs-  ALMOÇO NO HOTEL(Intervalo)

* 13:30hs - Mesa de Debates com Grandes Nomes da APCDEC "Os segredos do sucesso na Crônica Esportiva"

* 15hs - Entrega de Comendas e sorteio de brindes

* 16hs - Coquetel de encerramento e Check-out.

GRIPE: Início da vacinação é antecipado para o dia 10 de abril no Ceará



O início da vigésima primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipado no Ceará, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e já começa no dia 10 de abril para gestantes e crianças.

A partir do dia 22 de abril para os demais grupos prioritários.

A vacinação prossegue em todo o Ceará até o dia 31 de maio, segundo a coordenadora de vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Danielle Queiroz.

As vacinas contra a influenza vão estar disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios cearenses.
O dia D de vacinação será 4 de maio. Daniele Queiroz explica os motivos da antecipação da campanha.

Volume dos açudes é 61% maior que no ano passado

Prestes a chegar na metade da quadra chuvosa, o sistema de abastecimento hídrico no Ceará está com 13,45% da capacidade total, somando 2,50 bilhões de metros cúbicos (m³). O volume é 61,65% maior que no mesmo período do ano passado, quando o armazenamento era de 1,55 bilhões m³, conforme a resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Apesar de estar em um caminho de recuperação hídrica, com abastecimento para consumo humano garantido para este ano, a situação ainda é preocupante.
No último fim de semana, as regiões de Cariri, Ibiapaba e Sertão Central registraram precipitações de mais de 100 milímetros (mm). Conforme Raul Fritz, supervisor da unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há "previsão de retorno das chuvas, principalmente no dia 28 (amanhã), para a região do Cariri". A previsão é de nebulosidade variável - cobertura variada de nuvens - com eventos de chuva - mais de 50% da área sob previsão - em todas as regiões, de acordo com o portal da Funceme. O mês de março está prestes a alcançar a média histórica de precipitações, de 203,4 mm, tendo acumulado 192,6 mm.
No encerramento da quadra chuvosa de 2018, no final de maio, o volume dos reservatórios era de 17,06%. Já este ano, o aporte registrado no Estado foi de 745,81 milhões m³. O Castanhão, maior açude do Estado, está com 3,60% da capacidade. Orós e Banabuiú também não estão com volume satisfatório, com 5,24% e 6,14%, respectivamente.
Conforme João Lúcio Farias, presidente da Cogerh, as bacias das regiões mais afetadas pela estiagem, no Centro-Sul do Estado, estão em situação mais crítica. Sãos elas a bacia do Sertão de Crateús (6,96%) e as da região jaguaribana - Médio Jaguaribe (3,81%), Alto Jaguaribe (5,86%), Banabuiú (7,67%), Salgado (19,19%) e Baixo Jaguaribe (41,54%).
Fonte: O Povo Online