O fortalecimento institucional da integração das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Ceará e municípios cearenses norteou o debate do I Seminário sobre as Políticas Públicas promovido nesta sexta-feira, 15/3, pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Realizado em Fortaleza, o encontro reuniu prefeitos, secretários de Assistência Social e técnicos de diversos municípios cearenses, para apresentação da nova estrutura funcional e programas da SPS e para apontar os caminhos e acessos aos projetos da Pasta pelos gestores municipais.
“Este é um momento importante para elegermos as políticas públicas e atuarmos juntos e de forma integrada com os municípios”, declarou a titular da SPS, Socorro França. Na oportunidade, ela expôs a nova formatação e competências da SPS. “Temos agora uma secretaria que abrange várias políticas setoriais do Estado e que se relacionam entre si, mas que precisam da atuação firme dos municípios, para que sejam otimizadas”, defendeu Socorro França.
Na apresentação das políticas, o destaque foi o Mais Infância Ceará, programa idealizado e supervisionado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. A primeira-dama do Estado apresentou o programa, seu funcionamento e debateu a execução do Cartão Mais Infância.
Participante do seminário, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Glauciane de Oliveira Viana, avaliou positivamente e oportuno o evento. Para ela, esse seminário marca a ampliação da construção coletiva das políticas sociais entre o Estado, por meio da SPS, e os municípios na nova administração do governador Camilo Santana. “Este é um novo momento, único para integrarmos as ações do Estado e dos municípios”, reforça Íris Moura de Oliveira, prefeita de Alto Santo e representante da Aprece, ressaltando que os secretários precisam do apoio e parceria dos governos municipais para executarem as políticas.
Durante a tarde, os secretários executivos Francisco Ibiapina, da Proteção Social; Lia Gomes, de Cidadania e Direitos Humanos; Sandro Camilo, de Planejamento e Gestão Interna; e Denise Aguiar, de Políticas para as Mulheres, fizeram uma breve apresentação das competências e atribuições de suas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário