Na comunidade de Baú, zona rural de Iguatu, a devoção a São José chega neste ano aos 123 anos. As novenas são celebradas por todo o mês de março e nesta terça-feira, 19, haverá tradicional missa às 10 horas da manhã, ao lado da capela centenária, sob a sombra de um fícus benjamim .
A festa na localidade é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. “Aqui é um exemplo de devoção e de que São José é um dos santos mais festejados do Ceará”, observou a aposentada, Zenalda Alves de Oliveira, líder da comunidade.
A capela foi erguida há 123 anos como sinal de pagamento de uma promessa e até os dias atuais a devoção permanece.
O padre Carlos Roberto Alencar, pároco da Matriz de Senhora Sant’Ana, lembrou que a devoção popular a São José está ligada a crença de um bom inverno. “Há seguidos pedidos e intenções nesse sentido, por chuvas para o sertão”, lembrou. “Muitos observam na data dedicada ao santo como está o tempo, se choveu, e quando chove para os devotos é certeza de um bom inverno”.
O sacerdote lembrou o papel de São José na fé cristã. “Um homem justo, símbolo da família, o patriarca da Igreja”.
Os devotos rezam e cantam com louvor e alimentam a fé no santo padroeiro a cada ano. “Desde criança que participo da missa aqui no Baú”, disse a dona de casa, Francisca Bezerra. “Hoje trago a netinha e minha filha porque é um dia especial para a comunidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário