Em audiência realizada na tarde de ontem (20), na sede do Ministério Público de Icó, solicitada pela COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e CSBHsalgado (Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Salgado), foi tratado entre outros assuntos, o fechamento da adutora que abastece o distrito de Cascudo em Icó.
Na audiência, e em comum acordo entre os presentes; Rômulo Martins de Medeiros, Procurador Geral do Município, Deusemar de Araújo Ramos, Diretor do SAAE de Icó, Alberto Medeiros de Brito, Gerente Regional da COGERH, Antônio Ericsson Onofre e Silva, representante do Núcleo Técnico da COGERH e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado, foi decidido pelo fechamento da adutora que abastece Cascudo e região.
De acordo com o diretor do SAAE de Icó, Deusemar de Araújo, a doutora em questão não é passível de recuperação e nem possível viabilidade de permanecer em funcionamento.
O gerente da COGEH, Alberto Medeiros, afirmou que será feito perfurações de poços profundos pelo governo do estado em 10 comunidades aproximadamente, incluindo o distrito do Cascudo sendo previsto 3 poços.
A adutora será desligada em sua totalidade no dia 3 de abril do corrente ano, após o desligamento e dentro desse prazo será perfurados poços profundos, afirmou Aberto Medeiros, enquanto isso o abastecimento da comunidade será feito provisoriamente por carros-pipas.
Ainda de acordo com o gerente regional da COGERH, a adutora é muito antiga e contem muitos vazamentos, atualmente a adutora retira do Açude de Lima Campos cerca de 135 metros cúbicos por hora e só entrega na comunidade do Cascudo 9 metros cúbicos, com isso se tem uma perda de mais de 90% da água bombeada. Com o fechamento da adutora, o açude terá um ganho de quase três meses, onde o açude deve chegar o seu volume operacional em outubro de 2019. “Isso é um prazo bem melhor do que o que nós tínhamos anunciado que seria no mês de julho, onde o açude entrava em colapso “. Disse Alberto Medeiros.
Fonte: Portal Icó News
Nenhum comentário:
Postar um comentário