sábado, 23 de março de 2019

Adutora que abastece o distrito de Cascudo em Icó será desligada

Em audiência realizada na tarde de ontem (20), na sede do Ministério Público de Icó, solicitada pela COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e CSBHsalgado (Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Salgado), foi tratado entre outros assuntos, o fechamento da adutora que abastece o distrito de Cascudo em Icó.
Na audiência, e em comum acordo entre os presentes; Rômulo Martins de Medeiros, Procurador Geral do Município, Deusemar de Araújo Ramos, Diretor do SAAE de Icó, Alberto Medeiros de Brito, Gerente Regional da COGERH, Antônio Ericsson Onofre e Silva, representante do Núcleo Técnico da COGERH e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado, foi decidido pelo fechamento da adutora que abastece Cascudo e região.
De acordo com o diretor do SAAE de Icó, Deusemar de Araújo, a doutora em questão não é passível de recuperação e nem possível viabilidade de permanecer em funcionamento.
O gerente da COGEH, Alberto Medeiros, afirmou que será feito perfurações de poços profundos pelo governo do estado em 10 comunidades aproximadamente, incluindo o distrito do Cascudo sendo previsto 3 poços.
A adutora será desligada em sua totalidade no dia 3 de abril do corrente ano, após o desligamento e dentro desse prazo será perfurados poços profundos, afirmou Aberto Medeiros, enquanto isso o abastecimento da comunidade será feito provisoriamente por carros-pipas.
Ainda de acordo com o gerente regional da COGERH, a adutora é muito antiga e contem muitos vazamentos, atualmente a adutora retira do Açude de Lima Campos cerca de 135 metros cúbicos por hora e só entrega na comunidade do Cascudo 9 metros cúbicos, com isso se tem uma perda de mais de 90% da água bombeada. Com o fechamento da adutora, o açude terá um ganho de quase três meses, onde o açude deve chegar o seu volume operacional em outubro de 2019. “Isso é um prazo bem melhor do que o que nós tínhamos anunciado que seria no mês de julho, onde o açude entrava em colapso “. Disse Alberto Medeiros.
Fonte: Portal Icó News


Nenhum comentário:

Postar um comentário