terça-feira, 26 de novembro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE LAVRAS: Em Sessão Polêmica, Vereador João Helio é eleito o novo Presidente

Uma tarde que ficará marcada na história política de Lavras da Mangabeira.     A Eleição para a escolha da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Lavras, foi recheada de muita polêmica.

A Câmara Municipal local, realizou na tarde desta terça (26/11) sua última sessão ordinária do ano legislativo de 2013. Como de praxe, em pauta, além de projetos e indicações, esteve a eleição para a composição da nova mesa diretora.

A priori eram duas as chapas que deveriam concorrer, mas, a Presidência da Casa anulou a chapa opositora alegando estar fora de prazo para mudança de nomes na mesma.

Tudo isso ocorreu porque o Vereador Vicente Crente (PROS) que estava registrado na chapa como tesoureiro resolveu retirar seu nome para ser substituído pelo Vereador Titil Lôbo (PMDB).

Consultando a assessoria jurídica daquela casa legislativa, o presidente Vereador Nilton Queiroz, deu como nula a chapa opositora, segundo ele, afirmando que a mesma estaria sem número suficiente e que o tempo para mudança de nomes já havia passado.

A oposição buscou a justiça local impetrando mandado de segurança, sendo negada liminar. O Presidente Nilton Queiroz disse que a justiça local havia negado por duas vezes o pedido da oposição.

Mesmo assim, os debates foram acalorados parte a parte.

Bancada de Oposição
O Vereador Ednardo Linhares na sua fala disse que o Art. 196 do Regimento Interno da Câmara Municipal local dizia que os casos omissos deveriam ser levados a plenário para decisão do mesmo por maioria simples.

A mesa diretora informou ao Vereador que o Art. 34 do mesmo regimento dava a presidência da casa a decisão sobre os casos omissos alegados pelo oposição.

Ao final, todos os Vereadores foram a Urna para exercerem o direito do voto. Ao abrir a contagem, a Chapa II, naquele momento, Chapa única teve seis (6) votos enquanto os demais sete (7) votos, foram nulos pela mesa diretora visto que os vereadores riscaram abaixo da chapa o nome do Vereador Dias de Oliveira que era o Candidato da Oposição a Presidência da Câmara e marcaram um X.

Quando foi lido pelo presidente o resultado, Oposição e Situação vibraram, cada qual achando-se vencedora. O Vereador Dias pegou o Microfone e disse que eleição se vence no voto e no voto ele tinha sido eleito, já a situação, disse que o eleito era o Vereador João Helio, pois o mesmo foi proclamado eleito oficialmente pela mesa diretora que encerrou a sessão ordinária.

Vaias e aplausos se misturaram no plenário da Câmara Municipal que esteve completamente tomada por populares. Cerca de mais de 500 pessoas lotaram as dependências da Casa Legislativa lavrense. Registrou-se ainda a presença do Vereador de Aurora Olavo Batista que acompanhou o embate de perto a convite da Presidência da Câmara Municipal de Lavras.
A oposição, prometeu recorrer da decisão da mesa e entrará na justiça ainda nesta nesta quarta-feira (27/11), visto que a mesma quer anulação da eleição, em contrapartida, nova eleição.

Vereador João Helio(PROS) e Esposa
O Vereador João Helio (PROS) dizia-se satisfeito face ser seu primeiro mandato e já no segundo ano assumindo a presidência do Poder Legislativo Lavras. O Prefeito de Lavras, Dr. Tavinho (PROS) não compareceu a Sessão em virtude da polêmica estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário