domingo, 10 de novembro de 2013

Ondas provocadas por supertufão arrastaram navios nas Filipinas

As fortes ondas provocadas pelo supertufão "Haiyan" arrastaram navios na cidade de Tacloban, na província de Leyte, região central das Filipinas. A cidade foi uma das mais devastadas pelo supertufão.
O chefe da Polícia Regional da província de Leyte, Elmer Soria, declarou que o governador provincial, Dominic Petilla, disse que o número de mortos poderia ultrapassar 10 mil, a maioria por causas de afogamento e queda de edifícios.
O "Haiyan" teria arrasado entre 70% e 80% da cidade de Tacloban, no litoral leste do país, por onde passou o tufão na sexta-feira.
Depois que a cidade passou várias horas sem comunicação, no sábado começaram a chegar imagens da destruição do Tacloban: casas completamente destruídas, estradas intransitáveis devido ao grande número de postes de luz e todo tipo de objetos arrastados, e árvores totalmente desgalhadas.
"A devastação é total. Se estiveste em Tacloban antes, nem poderia reconhecer a cidade agora", disse à agência de notícias filipinas "PNA" um alto cargo do Exército, o tenente Jim Alagao.
A Cruz Vermelha das Filipinas estimava que cerca de 1.200 pessoas morreram por causa da passagem do tufão, enquanto os números oficiais ainda não estão atualizadas e mostram dados muito inferiores à catástrofe sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário