quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Relações do governo e segurança geram debate entre Eliane Novais e Mauro Filho

A deputada Eliane Novais (PSB) repercutiu, nesta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa, a entrevista do governador Cid Gomes (Pros) à revista Veja. A deputada elogiou a atitude de Cid ao revelar “esquema maléfico, envolvendo construtoras, empreiteiras e projetistas”, mas quer saber nomes. Eliane questionou a relação do governo com empresas que atuam no mercado cearense e foi rebatida pelo deputado Mauro Filho (Pros), ex-secretário da Fazenda. 

“O governador deve ir ao Ministério Público e realizar uma denúncia formal com os nomes dos envolvidos nesse esquema”, sugeriu Eliane. Ela questionou ainda “qual a relação do Estado com as empresas Newland, Marquise e Promus, e algumas incoerências nas ações de Cid”. “Ele cancelou os recursos para que os municípios não realizassem festas de Carnaval, mas gasta R$ 3 milhões em festa privada em inauguração de equipamento público. Isso não faz sentido”, disse a deputada. 

Em defesa do governo, Mauro Filho explicou que a licitação para a compra de Hilux do programa Ronda do Quarteirão é feita diretamente com a indústria e não com a revendedora. “O processo licitatório é com a Toyota. Por isso deputada, não há ligação nenhuma do governador com a Newland, a concessionária é obrigada a fazer o acompanhamento dos carros”, pontuou o parlamentar, que ainda citou outra empresa. “A Macavi não teve beneficio algum, pelo contrário. Se pagava ‘x’ de tributos, hoje paga 60 vezes mais. 

Sobre os gastos na festa de inauguração do Centro de Eventos, o parlamentar disse que o equipamento colabora diretamente com o PIB cearense. “O setor de serviços é responsável por 10% do PIB do Estado e a agenda do Centro de Eventos está lotada até dezembro de 2014”, afirmou

Segurança pública
Eliane Novais destacou ainda que espera a aprovação do requerimento de sua autoria solicitando audiência pública para discutir o Ronda do Quarteirão. “O governador reconheceu na entrevista o fracasso da nossa Segurança Pública, mas não tomou atitude nenhuma para reverter a situação”, completou. Ela cobrou também a relação custo-benefício proporcionada pelo programa Ronda do Quarteirão. “O Governo Cid Gomes se elegeu enganando o povo cearense, porque dizia que o programa Ronda do Quarteirão iria diminuir os índices de criminalidade. E isso não aconteceu e não vai acontecer’’, disse.

Mauro filho afirmou que os investimentos do governador na segurança pública não são apenas com a compra das viaturas, mas também com equipamentos e efetivo. “São mais mil homens nas ruas. De cada dois policias no Ceará, um foi contratado pelo Cid. Temos mais 150 novos delegados e 1.100 escrivães. Tínhamos 28 delegacias e hoje mais 50 em todo o Est

ado”, disse. O parlamentar citou também as ações de planejamento da secretaria de segurança. “A atuação por área é uma estratégia. São as polícias civil e militar atuando juntas e estabelecendo metas”. 

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário