quinta-feira, 27 de março de 2014

Lavras da Mangabeira terá projeto de preservação

A cidade de Lavras da Mangabeira, palco de fatos e personagens notáveis para a história do Ceará, terá seu patrimônio histórico e cultural protegidos pelo projeto “Nossa história passa pela sua”. A iniciativa será apresentada nesta sexta (28/03) em programação da Secretaria da Cultura do município quando será assinado termo de compromisso entre gestão municipal através do Prefeito Dr. Tavinho e comissão liderada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Nas cláusulas do termo, ações de preservação de bens e valores culturais da cidade e iniciativas de educação patrimonial nas escolas.

“Queremos garantir a conservação de locais como a Casa de Câmara e Cadeia e a estação ferroviária da cidade. Uma está caindo aos pedaços e outra já esteve ameaçada de demolição”, comenta Cristina Couto, secretária de Cultura da cidade.

O projeto é a primeira ação de grupo de trabalho encabeçado pelo MPE há cerca de um ano para traçar estratégias de preservação em todo o Estado. Em 2013, a comissão convocou representantes da sociedade civil, dos municípios e do Estado após a identificação de certa negligência do poder público e dos cidadãos em proteger os bens históricos do Ceará, explica a procuradora Socorro Brilhante, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ecologia, Meio Ambiente, Paisagismo e Patrimônio Histórico (Caomace).

Fortaleza é o próximo município a receber propostas da comissão. Ainda não houve reuniões para determinar quais serão os bens priorizados pelo projeto na Capital. 

Fonte:  Logo Portal O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário