sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cid Gomes – Capacidade para realizar e coragem de pensar e lutar por um grande Ceará

Troféu Sereia de Ouro
Hoje, Cid Gomes será agraciado com o Troféu Sereia de Ouro, criado pelo chanceler Edson Queiroz, em 1971, com o objetivo de homenagear, a cada ano, quatro personalidades de destaque no Ceará.
Entre os homenageados deste ano, está o ex-governador Cid Gomes. Assim, este momento nos oferece a oportunidade para buscar refletir com objetividade sobre o quê, de fato, Cid Gomes tem representado para o povo cearense.

Um momento interessante para deixar as emoções um pouquinho de lado e buscar uma reflexão com maior grau de consciência, baseada efetivamente em informações, números e fatos.

Então vamos nós… É bem provável que você também chegue à seguinte conclusão: nenhum governador fez tanto, em toda a história do Ceará, como Cid Gomes fez em apenas 8 anos.

Fazer o possível e o impossível para dar aos cearenses o que pode existir de melhor tem sido para Cid, de acordo com os fatos e com a história, mais do que uma motivação, tem sido uma inspiração de vida.

Hospitais regionais, policlínicas, novas estradas e duplicações. Açudes, adutoras e o Eixão das Águas. Capacitação profissional e milhares de primeiros empregos com o programa Primeiro Passo.

E tem também o maior Centro de Eventos do Brasil, o Centro de Formação Olímpica, metrô, VLT, programas para o homem do campo e o maior investimento no Projeto São José de todos os tempos.

Com o PAIC e as Escolas de Educação Profissional, Cid fez com que a educação do Ceará se transformasse em um exemplo para o Brasil.

A segurança foi um grande desafio aqui e também em todos os estados. Agora, o que teria acontecido se não tivesse sido criado o Ronda e o Pró-Cidadania no interior? Imaginem se não tivesse existido a maior contratação de policiais militares e o maior investimento em equipamentos de segurança pública da história do Ceará?

Existem falhas? Mas é claro que sim… No entanto, só erram aqueles que têm a coragem de trabalhar e realizar.
E quem foi mesmo que disse que o Ceará não pode pensar grande? Seria um erro tentar oferecer a todos os cearenses o que existe de melhor?

Quem foi que disse que o Ceará, com tanta vocação para o turismo que move a economia e gera empregos para milhares de cearenses especialmente em Fortaleza, não pode ter o maior e melhor Acquário do Brasil?

No caso da refinaria, a Petrobrás acabou mesmo (infelizmente) deixando para um novo momento. De todo modo, a sonhada Companhia Siderúrgica do Pecém é uma realidade que, já nas obras atuais, está gerando milhares de empregos, atraindo novos negócios e fortalecendo a economia do Ceará.

Algumas obras podem até estar meio lentas ou paradas temporariamente, mas todas as pessoas de bem e os políticos sérios sabem que contratempos financeiros sempre existiram e sempre vão existir em nosso amado País.
Tentar tirar proveito ou eventuais ganhos eleitoreiros destas situações seria, no mínimo, oportunismo ou falta de espírito público.

A solução para isto não está na demagogia midiática de setores da oposição. A solução está no trabalho sério que Camilo segue firme e com maestria.

Neste momento é válido lembrar também que nenhum outro governador investiu tanto em novas lideranças como Cid. E as duas grandes provas disto são Camilo e Roberto Cláudio, que tiveram apoio para duas importantes eleições no Ceará, mas nenhum deles fazia parte dos núcleos históricos mais próximos do ex-governador.

Graças a Deus a grande maioria do povo cearense tem consciência honesta e bom coração.

A verdade dos fatos nos comprova e leva a reconhecer a cada dia que Cid foi mesmo, o governador que mais realizou em benefício de todos os cearenses.

A coragem e a ousadia de trabalhar de forma incisiva, por um Ceará que ousa pensar Grande é a marca e o legado que Cid deixa e também estimula em todo o povo cearense.
Deputado estadual Doutor Sarto 

Um comentário: