segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CRIME ELEITORAL: Rádio ELO VERDE FM de Lavras da Mangabeira Divulga Pesquisa Falsa usando o nome do IBOPE

A 07  dias do pleito de outubro, uma pesquisa eleitoral falsa, que envolveu o nome do IBOPE, começou a ser divulgada nas redes sociais ontem, como termômetro de intenção de votos dos eleitores de Lavras da Mangabeira. A pesquisa não foi encomendada, não não foi realizada pelo IBOPEl, muito menos por qualquer instituto. Portanto, a divulgação não é verdadeira.


Para piorar ainda mais, a Rádio ELO VERDE FM 101,1 MHz de Lavras da Mangabeira, divulgou no começo da tarde desta segunda-feira (26/09) em seu noticioso do meio dia (Jornal da ELO) apresentado pelo Comunicador Valdécio Macêdo, uma Pesquisa Falsa utilizando o nome do Instituto IBOPE.
Comunicador VALDÉCIO MACÊDO - Jornal da ELO





A matéria foi ao AR dando dados de uma pesquisa que não existe. A nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Instituto IBOPE em São Paulo via e-mail para averiguar a veracidade da pesquisa divulgada pela Emissora, já que a mesma também não constava no TRE CE no registro de pesquisas.

A assessora Rose Guirro nos informou por telefone que o IBOPE não fez pesquisa e nem tão pouco estava realizando pesquisa de opinião pública em Lavras da Mangabeira no tocante as eleições municipais 2016. 
O IBOPE solicitou a reportagem do Blog que lhes fosse enviado Áudio e Prints da divulgação, o que foi imediatamente repassado. No final da Tarde, o IBOPE respostou via e-mail a redação do blog informando que uma Nota de Esclarecimento já estava no Site de Instituto.



















A Coligação Governando com o Povo deve entrar ainda nesta terça-feira 27/09 com representação na justiça eleitoral local contra a Emissora Rádio Elo Verde FM; contra o Apresentador do Noticioso Valdécio Macêdo e contra a Coligação Forte é o Povo por cometimento de CRIME ELEITORAL.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a divulgação de pesquisa falsa é crime punível com detenção de seis meses a um ano, além de multa que varia entre R$ 53 mil a R$ 106 mil. Para divulgar o resultado de pesquisas sobre as eleições ou sobre possíveis candidatos, as empresas ou entidades são obrigadas a registrar cada uma no juízo eleitoral ao qual compete fazer a inscrição dos candidatos, com os dados previstos em lei e nas resoluções expedidas pelo TSE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário