quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PF cumpre mandados de busca e apreensão em operação que investiga venda de sentenças judiciais no CE


A Polícia cumpriu na manhã desta quarta-feira (10), seis mandados de busca e apreensão, sendo dois em Fortaleza e quatro em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará. A Operação 'Expresso 150' investiga a venda de liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará



Segundo a Polícia Federal as investigações são decorrentes da 5ª fase da Operação Expresso 150. Os mandados expedidos pelo Ministro Herman Benjamin do STJ foram cumpridos em residências, escritórios de advocacia e empresa.



A 'Expresso 150' investiga desembargadores, juízes, advogados e criminosos que são suspeitos de participarem do esquema criminoso. A primeira fase da Operação foi deflagrada em 2015.



Negociação pelo WhatsApp



A PF identificou que os advogados e desembargadores investigados por envolvimento no esquema de compra de setenças negociavam habeas corpus através do aplicativo WhatsApp. De acordo com a PF, os advogados criaram grupos de mensagens para ofertar as decisões judiciais.



O esquema foi detectado em julho de 2013, durante investigação de combate ao tráfico de drogas no Ceará pela Polícia Federal e admitido pelo então presidente do TJCE em 14 de abril de 2014, Luiz Grardo Pontes. Durante os plantões foi detectada grande movimentação de advogados e pedidos - e concessões - de habeas corpus que beneficiavam traficantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário