Camilo Santana apresenta dados da educação no Ceará (Foto: Carlos Gibaja/Governo do Estado) |
O Ceará tem 88,2% desses alunos (92.752 estudantes) com
nível "desejável" de alfabetização. Em 2007, quando o Governo do
Estado iniciou o Spaece para avaliar o processo de aprendizado na rede pública,
o índice era de R$ 39,9%. O mais recente estudo Spaece tem dados relativos a
2017 e foi divulgado nesta quinta-feira (22).
Considerando os estudantes do 5º ano, o índice de
proficiência em língua portuguesa saltou de 168 para 223 entre 2007 e 2017; e
avançou de 169 para 229 quando se avalia a aprendizagem de matemática, no mesmo
período.
Já entre os alunos do 9º ano, o aumento foi de 218 para
254 em língua portuguesa e de 226 para 252.
"Os dados são muito
significativos, pois mostra os resultados de pactuação e cooperação, além do
esforço dos municípios. O Spaece está trazendo resultados e melhorando a cada
ano. São os melhores números de toda a história do sistema", avaliou o
governador do Ceará, Camilo Santana, durante a cerimônia de lançamento do
estudo.
Cidades com nível
'suficiente'
Ainda de acordo com os dados do Governo do Estado, apenas duas cidades
do Ceará não atingiram o nível "desejável", Icó e Umari. A meta é que
todas as cidades tenham nível desejável nos próximos anos.
Considerando apenas a aprendizagem da matemática, são seis cidades com
nível "crítico".
Entre 2014 e 2015, houve uma queda no índice geral, influenciado pelas
crises econômicas e hídrica que afetam o estado. "Foi um período
complicado para os municípios do ponto de vista econômico, de seca. Mesmo
assim, os municípios têm colocado [a educação] como prioridade, como uma grande
política de redução de desigualdade, [criação] de oportunidade", diz Camilo.
Fonte: G1
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