domingo, 13 de maio de 2018

MATA ALTA: Cemitério de Amaniutuba está abandonado pelo Poder Público de Lavras da Mangabeira



A única certeza que se tem na vida é a morte. Após notícias denunciando o abandono do poder público com o Cemitério de Amaniutuba, a nossa reportagem esteve na manhã deste domingo (13/05) Dia das mães, em visita ao campo santo daquela comunidade para sabermos o real estado que se encontrava o mesmo.


Constatamos que a situação do cemitério naquele distrito é de completo abandono pelo Poder Público Municipal, muito mato encobrindo vários túmulos, inclusive, impedindo o acesso em determinados locais do cemitério.


Além disso, várias covas se encontram abertas e para chegarmos ao outro lado do cemitério é necessário pisar em túmulos, o que é um desrespeito com a população e com aqueles que já se foram.




Independente da cultura ou religião, se sabe que o fim de um ciclo se encerra com o descanso da alma, e por isso, ao longo de gerações, os costumes deram um local apropriado ao corpo.




No Brasil, como em vários lugares da região ocidental do planeta, o ritual funerário se encerra com a colocação de um corpo em um túmulo abaixo da terra ou em gavetas construídas em um espaço dos cemitérios.




O que não costuma acontecer em muito dos casos é a preservação deste espaço depois que passam os momentos de homenagens e lembranças pelo ente querido.




Algumas fotos e um vídeo publicado nas redes sociais, mostram a realidade daquele campo santo. Algumas senhoras na tentativa de visitar túmulos onde suas mães se encontram enterradas estavam indignadas com o desprezo e o abandono por parte da Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira. 




Ainda de acordo com familiares está impossível visitar os túmulos porque em alguns lugares o matagal não permite passar, e se alguém arriscar a entrar corre o risco de sair com carrapichos agarrados até no cabelo.



A informação do Cemitério se encontrar na situação que está, é a falta de pagamento ao coveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário