sexta-feira, 12 de outubro de 2012

IMPRENSA Lavrense afrontada

         Numa democracia, a imprensa não deve ser controlada pelo governo. Os governos democráticos não têm ministros da informação para decidir sobre o conteúdo dos jornais nem sobre as atividades dos jornalistas; não exigem que os jornalistas sejam investigados pelo Estado; nem obrigam os jornalistas a aderir a sindicatos controlados pelo governo.
         
         Uma imprensa livre informa o público, responsabiliza os dirigentes e proporciona um fórum para o debate das questões locais e nacionais.
         
         As democracias apoiam a existência de uma imprensa livre.   Um Poder Judiciário independente, uma sociedade civil num Estado de Direito e liberdade de expressão apoiam todos uma imprensa livre. Uma imprensa livre deve ter proteção legal.
         
         Em Lavras da Mangabeira os cidadãos esperam serem informados sobre as decisões que os seus governos tomam em seu nome.
         
         A imprensa lavrense tem facilitado o "direito de saber", agindo como supervisor do governo municipal, ajudando os cidadãos a responsabilizar o governo e questionando as suas políticas.
         
         Esquecem aqueles que hoje são governo que eles não podem jamais em tempo algum, colocar restrições prévias sobre aquilo que os jornalistas dizem ou escrevem.
         
         A democracia exige que o público faça escolhas e tome decisões. Para que o público confie na imprensa, os jornalistas devem relatar fatos com base em fontes e informações fidedignas.
         
          Numa democracia de verdade, há de se permitir que a imprensa faça o seu trabalho de obtenção e divulgação de notícias sem receio nem favorecimento do governo.
         Em Lavras, tanto a Rádio Vale do Salgado AM, emissora de grande alcance através de suas ondas sonoras bem como via internet. 
           Este Blog vem sofrendo representações na justiça local por parte daqueles que não entendem que os jornalistas numa democracia têm total justificativa para procurarem informações e com muita responsabilidade levá-las a seu público.

         
         Não existe estado democrático de direito sem imprensa livre.
         
         Para alguns políticos metidos a “ditadores da era moderna”, até parece que o nosso papel nos dias atuais não é o de informar a população de todos os acontecimentos que afligem a sociedade, sendo um valioso instrumento de utilidade pública, cumprindo um relevante papel social, conscientizando a sociedade de seus direitos e deveres e resgatando assim a cidadania de cada cidadão através da informação correta e independente, sem aconchego político como vemos em muitos casos em cidades de nossa região na o País.

         Os mandatários de plantão em Lavras, praticaram toda sorte de pressão para que a imprensa fosse comparsa dos maus feitos, não só aceitando seus desmandos, mas, sobretudo, compactuando com eles, parecendo até o período da ditadura militar, com a censura explícita aos meios de comunicação.
        
         Continuaremos ser a vista de Lavras da Mangabeira. É Através da imprensa local que toda a Lavras e região acompanham o que lhe passa ao perto e ao longe, enxergam os que lhe malfazem, devassam o que lhes ocultam e tramam, colhem o que lhes sonegam, ou roubam, percebem onde lhes alvejam, ou nodoam, medem o que lhes cerceiam, ou destroem, velam pelo que lhes interessam, e se acautelam dos que ameaçam.

         Aqui, não aceitaremos mais isso, buscamos dá voz a quem não tem e jogamos luz na sociedade. Em hipótese alguma a imprensa pode ser censurada, como querem alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário