quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LAVRAS: Feira do Agricultor Familiar tem mudado a realidade de famílias na zona rural

Realizada todas as segundas-feiras das 07h00min às 11h00min, a Feira do Agricultor Familiar de Lavras da Mangabeira tem mudado a cara do Município. Ontem (14/10), dezenas de Agricultores e Produtores rurais se reuniram para expor e vender seus produtos, dentre estes os mais variados: Tomate Cereja, Mamão, Pimenta Malagueta, Cheiro Verde, Pimentão, Milho Verde, Jerimum, Banana, Galinha Caipira...
O produtor Francisco Roberto da Silva de 56 anos, residente no bairro da Caixa D’Água diz estar animado.
Roberto tem no quintal de sua casa uma mini mandala, onde cultiva de rúculas a cana de açúcar, numa área de 250 metros. 
Segundo o produtor “melhor do que está estraga”. “...a cada semana o faturamento tem aumentado”. A empolgação do produtor com o evento fez o mesmo sugerir ao Secretário Gilson Maciel, para que a Feira aconteça todos os dias e em cada bairro da cidade. 
Dona Rute Pinheiro do Sítio Malhada da Areia é artesã e membro da Associação “Boqueirão das Artes”, composta por 16 membros artesãos, dentre eles o Pintor de quadros Rui Gabriel. Dona Rute expõe em sua barraca produtos elaborados em tricô, crochê, bonecas de pano, pinturas em tela e tecidos. Para ela o faturamento tem sido gratificante.
Gilson Maciel e Ciron Alexandre
A Feira do Agricultor Familiar idealizada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, prof. Gilson Maciel e transformada em Lei Orgânica pelo Prefeito Gustavo Augusto Lima Bisneto, Dr. Tavinho tem transformado a vida dessas pessoas, dando oportunidade de trabalho e ajudando transformar a economia do Município.
Fonte: SRH - Lavras/CE


Um comentário:

  1. É muito bom saber que Lavras está dando oportunidade aos pequenos agricultores e contribuindo com o desenvolvimento sustentável, visto que o incentivo ao consumo de produtos orgânicos significa redução ao uso de agrotóxicos, que estão diretamente ligados ao aumento do número de várias doenças, como o câncer por exemplo. Outro exemplo disso é a composição de agrotóxicos no pimentão, que já foi comprovada cientificamente que chega a ser em torno de 80%, ou seja, todos os dias nós somos alimentados com venenos. Parabéns a todos pela iniciativa e pelo incentivo, só acho que essa informação deve ser divulgada para que as pessoas tenham consciência da importância do consumo de produtos orgânicos, sem agrotóxicos.

    ResponderExcluir