domingo, 19 de julho de 2015

LAVRAS: Açude Rosário, tem vazão reduzida para irrigação

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh] Gerência Crato realizou, nos últimos dias, uma reunião de Alocação do açude Rosário, localizado no município de Lavras da Mangabeira, com os usuários do reservatório. 
O objetivo do evento visou planejar participativamente a gestão do açude Rosário e na ocasião foi abordado sobre Gestão Participativa, Seca, Assoreamento e Abastecimento Humano.
Ficou decidido que haverá redução da irrigação em mais de 50%, priorizando o abastecimento humano da Sede municipal de Lavras da Mangabeira e do distrito de Quitaiús.
A decisão, de acordo com a Cogerh, garante água para irrigação, sendo liberada pela válvula, até o açude Rosário atingir o volume morto em meados de maio de 2016, e o abastecimento destas duas localidades até o final do ano que vem, caso não haja chuva.
Apesar da redução severa, os usuários saíram satisfeitos, conforme a Cogerh, pois imaginavam que seria proibida toda e qualquer forma de irrigação, ficando acordado que tal proibição deverá acontecer caso a quadra invernosa de 2016 não proporcione aporte ao reservatório Rosário.
A reunião contou com a participação de representantes da Comissão Gestora, Comitê do Salgado, Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará [Ematerce], Prefeitura e Câmara Municipal, Sindicato Rural, Associações e usuários em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário