domingo, 19 de julho de 2015

O MITO: Julio César Romero (ROMERITO)

Julio César Romero Insfrán, mais conhecido como Romerito, (Luque28 de agosto de 1960), é um ex-futebolista paraguaio, que atuava como meia.
Ficou famoso no Brasil após seu sucesso no Fluminense, clube no qual fez mais sucesso em toda carreira, e na qual fez suas apresentações mais memoráveis, com técnica incontestável, grande senso esportivo e espírito guerreiro.
Romerito é considerado um dos melhores craques da História do Fluminense, tendo sido autor do gol do título do Brasileiro de 1984 sobre o Vasco.
É considerado por muitos em seu país, como o melhor jogador paraguaio de todos os tempos, pela sua técnica refinada aliada a raça com que se entregava às partidas.
No Brasil foi jogador do Fluminense, tendo sido contratado junto ao americano New York Cosmos em 1984, clube que na época reunia grandes estrelas do futebol, tendo Romerito atuado ao lado de Carlos Alberto Torres, do holandês Johan Neeskens, do italiano Giorgio Chinaglia, do alemão Franz Beckenbauer e de ninguém menos que o Rei Pelé.
Neste mesmo ano, Romerito fez o gol que deu ao Fluminense, o título do Campeonato Brasileiro de 1984, no primeiro jogo das finais, no Clássico dos Gigantes que o Flu faz contra o Vasco da Gama, com o Fluminense empatando o segundo jogo e sagrando-se campeão.
Em 1985, fez o primeiro gol da final do Campeonato Carioca, no jogo contra o Bangu, em que o Fluminense sagrou-se tricampeão estadual com a vitória por 2 a 1. Neste mesmo ano, foi eleito pelo jornal uruguaio El País, o melhor jogador da América do Sul, em tradicional enquete feita anualmente com jornalistas esportivos de toda a América do Sul.
Romerito e Paulo Sergio de Carvalho
(Laranjeiras-RJ)
Romerito jogou pelo Fluminense de 1984 a 1988, tendo disputado 211 partidas e feito 59 gols, clube que ele ainda visita sempre que vem ao Brasil, sendo tratado ainda como ídolo e pelo qual se declara torcedor pelos vínculos criados durante o tempo que vestiu a camisa tricolor. Nesta época, disputou 4 jogos na Copa do Mundo de 1986, fazendo 2 gols, além de ter disputado 2 partidas pela Copa América de 1987.
Estive no último dia 14/07 nas Laranjeiras e lá estava o Mito com o qual tive a oportunidade de conversar.

2 comentários:

  1. Excelente matéria. Romerito realmente foi um mito. Possuia um futebol admirável.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, Romerito ainda é lembrado como um dos melhores jogadores .

    ResponderExcluir