terça-feira, 28 de julho de 2015

DIA 28 DE JULHO – DIA NACIONAL DO AGRICULTOR

Ciron Alexandre
Secretário de Agricultura e Recurso Hídricos
de Lavras da Mangabeira/CE
Comemorou-se no último dia 25 de julho o Dia do Agricultor Familiar. E hoje, dia 28, comemora-se o Dia Nacional do Agricultor. Esta importante data foi instituída em 28 de julho de 1960, dia da criação da Fundação do Ministério da Agricultura, pelo o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. A data visa homenagear aquele que tem papel de destaque no setor econômico do nosso País. O agricultor é responsável direto, principalmente o pequeno agricultor, pela produção de alimentos básicos que compõem a nossa mesa todos os dias, entre eles o feijão e o arroz. A agricultura foi a primeira atividade e o agricultor o primeiro profissional há surgir no nosso planeta. Sua existência é datada do período Neolítico.

A agricultura foi a primeira grande Revolução humana, a grande descoberta, que possibilitou ao homem torna-se sedentário, estabelecer residência fixa, deixando de ser nômade, provocando o crescimento populacional e a ocupação territorial do planeta. No Brasil, segundo alguns pesquisadores, as primeiras plantações datam da época da colonização, outros afirmam que já no século XVI quando os portugueses “desbravaram” a antiga Terra de Vera Cruz, algumas tribos indígenas mantinham suas lavouras em perfeito funcionamento. No Período Colonial, século XIX, as monoculturas de cana-de-açúcar, algodão e café foram destaques. No século XX a cultura da soja se intensificou. Mas o destaque principal é para os pequenos produtores que não visavam simplesmente o lucro, a exportação, mas a subsistência familiar e o sustento do mercado interno. 



Aproveitamos esta data para reafirmar o nosso compromisso com o trabalhador do campo, que mesmo diante de tantas dificuldades não desanima. Com muita esperança, todos os anos planta, mesmo diante de um prognóstico de quadra chuvosa negativo. O nosso compromisso é com todos vocês, agricultores lavrenses. Vocês são a razão do nosso trabalho!
Feliz dia do agricultor. 

Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Lavras da Mangabeira-CE; Gustavo Augusto Lima Bisneto(Dr. Tavinho), Prefeito; Ciron Alexandre Beserra, Secretário Municipal.
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Lavras/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário