quarta-feira, 5 de julho de 2017

TA FRIO: Temperatura despenca em Lavras da Mangabeira

Se de janeiro a maio, durante o dia as temperaturas máximas ficavam em torno dos 30°C, neste mês de junho e início de Julho os dias e as noites, tem sido mais agradáveis.

Em Lavras da Mangabeira, de maneira particular a madrugada desta quarta-feira (05/07) foi a mais baixa do ano, ficou próxima dos 19°C.

Outro fator que pode ser destacado é a sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas são mais fortes. As temperaturas um pouco mais baixas e o vento ficando mais forte resultam numa sensação térmica de mais frio, explicam os meteorologistas da Funceme.


A estação mais fria do ano é iniciada no Hemisfério Sul quando acontece o alinhamento do Sol com o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, ou seja, é a época do ano em que o sol está mais longe do Ceará, o que explica as temperaturas mais baixas. Isso acontece na América do Sul, Oceania e Sul da África. Ao mesmo tempo, o Sol mais próximo da metade norte da Terra, caracterizando o Verão na Europa, Ásia, Norte da África e Américas do Norte e Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário