quinta-feira, 19 de outubro de 2017

REVITALIZAÇÃO DE ENGENHO: Fernando Santana garante apoio a Associação do Riacho do Rosário que vai a Fábrica Escola de Cana de Açúcar em Barbalha

Sócios - Associação Comunitária do Riacho do Rosário (Lavras da Mangabeira-CE)

Na intenção de fortalecer o setor canavieiro do Cariri, região produtora de cana de açúcar desde o século XIX, o Governo do Ceará instalou uma Fábrica Escola de Cana de Açúcar, em Barbalha, no Cariri.

















O equipamento funciona por meio de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), Instituto Agropolos do Ceará. A usina produz cachaça tipo exportação, rapadura orgânica, açúcar mascavo e álcool para veículos. De acordo com o projeto, a Fábrica Escola é destinada para a população de toda região do Cariri e dará prioridade para associações comunitárias e pequenos agricultores familiares que tem dificuldade para comercializar a produção de cana de açúcar.





O diretor-presidente do Agropolos, Max Quitino, atendendo determinação do Secretário Fernando Santana esteve participando de reunião da associação na comunidade do Riacho do Rosário no mês de Julho deste ano acompanhado de seu primo, o empresário lavrense Ronaldo da Madeireira. Lá, Max ouviu as demandas da associação.


Max Quintino - Agropolos
Uma dessas demandas era o apoio do Governo do Estado para a revitalização do engenho da cana de açúcar que necessita de inúmeros reparos para voltar a funcionar como no passado, gerando renda para a comunidade. A Associação Comunitária do Riacho do Rosário em Lavras da Mangabeira contando com o apoio do Secretário Adjunto do Gabinete do Governador Fernando Santana, esteve na manhã desta quinta-feira (19/10) na Fábrica Escola.
Fernando Santana - Secretário Adjunto Gabinete do Governador CE

“A fábrica, mostrará aos associados como resgatar a tradição do engenho de cana de açúcar apontando ainda as condições de como produzir e vender seus produtos”, disse Fernando Santana que disponibilizou um ônibus que levou os associados à fábrica que produz diversos derivados da cana-de-açúcar. 

Sócios - Associação Comunitária do Riacho do Rosário na
Fábrica Escola de Cana de Açúcar - Barbalha-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário