terça-feira, 2 de janeiro de 2018

DURO GOLPE: Quitaiús perde a Construção de uma Creche dada pelo Governo do Estado do Ceará

Distrito Quitaiús - Lavras/CE
As famílias de Quitaiús agora perderam de vez a esperança de ter um espaço educacional com estrutura e segurança para matricular suas crianças. A Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira acaba de dar um duro “golpe” na educação do distritoO Centro de Educação Infantil que havia sido conseguido pela gestão do Ex-Prefeito Dr. Tavinho junto ao Governo do Estado do Ceará para ser construído no Quitaiús não mais será edificado ali.

Ainda no meio do ano de 2017, o Governo Municipal local sem ouvir a comunidade do distrito, solicitou ao Governo do Estado do Ceará a mudança da construção do CEI para a SEDE do município, alegando ter uma demanda maior.

CEI - CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A SEDUC atendendo solicitação da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, enviou ofício ao gestor municipal dando conta do acatamento do pedido, colocando que o município apresentasse um novo terreno com as documentações necessárias para que se pudesse solicitar ao DAE nova implantação e iniciar a obra, mas até a presente data, nada foi apresentado, perdendo o equipamento.

A SEDUC informou ainda que já havia sido emitida a ordem de serviço, devendo o município providenciar o depósito na conta do convenio referente a segunda parcela da contrapartida no valor de R$ 65.502,20.



Este novo equipamento é fruto de investimento de R$ 1,237 milhão, proveniente do Executivo estadual, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

O Centro de Educação Infantil que seria construído em Quitaius tem estrutura para atender até 208 crianças, dentro da faixa de 0 a 5 anos. 
A área construída possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. No CEI, seriam realizadas atividades voltadas à aprendizagem, através de jogos e atividades interativas. 



A obra teria a supervisão da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), levando à população a alternativa pública de dar educação de qualidade às crianças.

Para as famílias de Quitaiús essa mudança é uma traição a comunidade do distrito, onde hoje as famílias não contam com a sensação de tranquilidade na hora de encontrar o lugar ideal onde deixar as crianças na hora do trabalho como teria com esse CEI. 

E o pior, além de não deixar que a creche fosse construída em Quitaiús para ser construída na Sede do Município, o Governo de Lavras da Mangabeira perdeu o equipamento porque não apresentou o que lhe foi solicitado, ou seja, nem lá nem cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário