sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Proposta de Ciro atrai elogios de especialistas

A meta de zerar a fila de negativados em serviços de proteção ao crédito anunciada pelo candidato à presidente Ciro Gomes (PDT) pode ser irreal, mas o debate é considerado positivo pelos especialistas em crédito ouvidos pelo Valor. Isso porque grande parte dessas pessoas nem mesmo conseguiria pagar uma nova dívida mais barata, em meio a um cenário de desemprego ainda elevado e de retomada lenta da renda e atividade. Mas facilitar a renegociação de obrigações financeiras poderia ajudar a impulsionar o crescimento e a resgatar um passivo social.

O professor de Finanças do Insper, Ricardo Rocha, considera a proposta "boa e viável", mas ressalva que, "do jeito que está ainda é mais uma promessa de campanha". Para o pesquisador, falta ainda o candidato explicar como vai funcionar de fato um programa do gênero. "Acho que uma coisa é criar um ambiente de estímulo à renegociação, o que é interessante, mas simplesmente obrigar os bancos públicos a fazer isso faria a gente voltar para um problema que já vimos antes, de uso inadequado dos balanços do bancos públicos". 
Rocha vê lacunas na proposta. "Como fazer com que o sistema financeiro se torne parceiro da ideia?" O professor do Insper cita, além da redução dos compulsórios, outras condições que poderiam incentivar os bancos privados a adotar o programa, como redução de carga tributária em determinadas carteiras e créditos tributários. "Estão faltando números.

Na opinião do acadêmico, a proposta não define quem teria prioridade nas negociações, por exemplo. "As instituições financeiras poderiam levantar quais devedores necessitam mais e priorizar esses casos para evitar beneficiar quem deixou de pagar porque não tem ética."

Guilherme Afonso, diretor de operações da Itapeva, empresa especializada em recuperação de crédito, endossa as opiniões. "É positivo, se a ideia for oferecer linhas baratas para que as pessoas possam trocar dívidas caras por outras de menor custo".
Fonte: Valor Econômico







Nenhum comentário:

Postar um comentário