segunda-feira, 19 de novembro de 2018

novembro 19, 2018 8:56 am Ceará Economia Ministério Público Sem categoria Preso Jovilson Coutinho, apontado como líder de esquema de sonegação no setor têxtil cearense


A Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas conseguiu prender Jovilson Coutinho. Ele é apontado como o principal líder do esquema que teria provocado uma sonegação fiscal superior a R$ 429 milhões praticada por um grupo de empresas do setor têxtil do Ceará. Jovilson estava foragido e foi preso na última quinta-feira, em Alagoas. Deverá ser transferido para o Ceará e ouvido em depoimento.
O caso foi desmantelado a partir da Operação Dissimulare, deflagrada em março deste ano, de uma investigação iniciada três anos antes pelo Ministério Público do Estado, através do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em conjunto com o setor de Inteligência da Secretaria da Fazenda e Polícia Civil. O POVO publicou série especial de reportagem em 2015. Na denúncia, os promotores haviam pedido a prisão de 14 dos 19 acusados.
O caso está com a juíza Solange Menezes de Holanda, da 5ª Vara de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária, que acatou integralmente o teor da denúncia feita pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). A investigação foi deflagrada em setembro do ano passado. As 19 pessoas acusadas de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, de um grupo de empresas do setor têxtil local, tornaram-se rés perante a Justiça.
A conta da fraude estaria hoje em quase meio bilhão de reais (R$ 429 milhões), valores relativos a impostos não pagos ao Estado em pelo menos três anos de investigação. Para dois dos réus, o empresário Jovilson Coutinho e o contador Francisco José Timbó Farias, a Justiça havia mantido em aberto a ordem de prisão preventiva. O mandado havia sido emitido em 1º de setembro de 2017 e Jovilson seguia como foragido.
Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário