quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sucessão Estadual no Ceará: Brigar ou Continuar Unidos?


Sucessão Estadual: Brigar ou continuar unidos?

A corrida sucessória cearense ao posto do executivo estadual tem sido motivo de inúmeras especulações em torno de nomes e conjunturas políticas futuras.

Políticos como, Eunício Oliveira (PMDB), Leônidas Cristino (PSB) e Mauro Filho (PSB) ligados ao atual governo, tem aparecido na mídia como possíveis sucessores ao trono estadual.

Porém, esses “aparecimentos” são provenientes do desejo desses postulantes já explicitados pelos próprios na imprensa cearense e até nacional.

Mas, o querer às vezes nunca significa poder.

A afirmação querer é poder pressupõe a concepção de que a vontade da nossa razão é soberana.

Na política, as coisas não acontecem bem assim. Não desprezo, em hipótese alguma, a eficiência da razão e a importância de se querer muito uma coisa ou uma situação, para que se tenha mais chance de chegar lá.

Acontece que além de Eunício, Mauro Filho e Leônidas Cristino, nomes fortes da política cearense poderão também estar nessa corrida sucessória como por exemplo: Lúcio Alcântara (PR), Luiziane Lins (PT) e se cogita ainda a volta do Ex-Governador Tasso Jereissati (PSDB).

E aí? É ou não é briga de “cachorro grande” ?

Quem estará unido nessa empreitada?

É claro e óbvio que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não passará o bastão estadual para outra agremiação partidária, principalmente agora após ter conquistado o maior colégio eleitoral do Estado, Fortaleza.
 
Pensando assim, as chances de Leônidas e Mauro Filho são enormes frente aos demais aliados.
Leônidas Cristino saiu na frente, buscando aparecer mais na mídia,  mas ao colocar “seu bloco na rua” foi repreendido politicamente pelos seus chefes (Dilma Rousseff e Cid Gomes).

O Secretário da Fazenda Mauro Filho, tem se preocupado desenvolver em todo o Estado, um trabalho forte politicamente.
Seu fortalecimento politico cresceu ainda mais após esse pleito eleitoral próximo passado.
Mauro Filho conseguiu "fazer" 22 Prefeito(a)s e mais de 200 vereadores no Estado.

Já Eunício Oliveira (PMDB) tem a chance única de poder sair candidato ao Governo do Estado, visto que mesmo sem lograr um possível êxito, teria seu posto no Senado de volta.

Mas, será que o Senador lavrense teria coragem para “brigar” politicamente com os Ferreira Gomes?

Em assim fazendo, quem (partido) poderia estar compondo com Eunício para Governo?

PT?

PR?

PSDB?

Situação delicada, pois ao deixar a base de apoio do Governo Estadual Cearense, Eunício perderá todos os cargos a ele(PMDB) destinados e ocupados, podendo inclusive ser afetado também a nível de Fortaleza.

Ao sair candidato, buscará apoio junto a outros partidos, mas esses partidos (PR, PT, PSDB) já demonstraram que também tem interesse de sair como protagonista e não como coadjuvante.

Como diria a Magda (personagem da série Sai de Baixo), é uma faca de dois legumes.

A Ex-Prefeita de Fortaleza, não tem mais a simpatia geral do seu partido (PT), o que certamente somará positivamente para o sucessor do Governador Cid Gomes.

A base aliada do Governo conta com apoio de senão todos, pelo menos a maioria dos petistas na Assembléia Legislativa cearense.

O Ex-Governador Lúcio Alcântara (PR), poderá compor com outros partidos, mas, sem força política para ir longe.

Os Tucanos é que estão entusiasmados com a possível volta de Tasso Jereissati...será?
 
O PSDB, que perdeu muito colégios eleitorais no Ceará, teria força política suficiente mesmo compondo com outras agremiações partidárias para fazer frente as máquinas estadual e municipais que dão sustentação ao Governo do PSB no Ceará?

Acredito ser pouco provável.

Até o mais ferrenho e único adversário do Governo Estadual na Assembléia Legislativa, Deputado Heitor Férrer (PDT) acredita que o Governo não tenha adversários políticos para a sucessão estadual em 2014.

Heitor expressou isso em pronunciamentos seus na Assembléia Estadual bem como a imprensa cearense.

....e aí? Fazer o que?

Brigar ou continuar unidos?

Um comentário:

  1. Paulo Sérgio por favor me de noticias do acidente que teve na Malhada da Areia no municipio de Lavras da Mangabeira-Ce ...
    Com um jovem ,muito obrigada ...
    Grata !!!!

    ResponderExcluir