A luta por afirmação dos povos indígenas no Ceará também se faz por meio da ocupação de espaços para além de suas aldeias. Nesta segunda matéria da série especial, índios reforçam a importância de adentrar no Ensino Superior e no mercado do trabalho para fortalecer a representatividade e combater de frente os preconceitos contra suas existências
O índio não precisa provar sua existência vivendo dentro do estereótipo e da visão preconceituosa que se construiu em torno da cultura indígena. Ele não estará necessariamente pintado e de cocar, dançando em ritual ou praticando caça-pesca na mata. Os povos indígenas têm se inserido, ao longo das décadas, cada vez mais na rotina dos que não são índios. Cursando faculdades, assumindo vagas nos empregos para os quais se capacitam, apreciando lazeres e mostrando poder aquisitivo. E tudo isso, conforme lideranças indígenas apontam, não significa a negação da cultura. Pelo contrário: é inserido no cotidiano da sociedade que se fortalece a afirmação do índio, de onde ele veio, quem ele é e o direito dele estar onde quiser estar.
Dia do Índio
A ser celebrado na próxima sexta-feira (19), o Dia do Índio foi oficializado no Brasil em 1943, durante governo do presidente Getúlio Vargas. A data tem por objetivo lembrar a todos da importância de se preservar a identidade, dos direitos e a cultura das populações indígenas no país. Contudo, para os mestrandos Kauã e Suzenalson, a data é apenas um detalhe no calendário. É a voz dada aos índios para sua luta diariamente que importa aos povos.
“Nós não temos referência a esse dia. O dia 19 não é comemorado. Porque é como se fosse bastante apenas um dia para lembrar dos nativos do Brasil. Além disso é cheio de preconceitos, onde é fortalecida a ideia das crianças irem às escolas e voltarem pintadas e com cocar. Todos os dias nossos são de luta e afirmação”, diz o cacique Pitaguary. Para seu povo, há dias mais importantes. Como é o caso do dia 12 de junho, por exemplo, quando se comemora a festa da Mangueira Sagrada.
Fonte: AI
Nenhum comentário:
Postar um comentário