quarta-feira, 11 de abril de 2018

Em 11 dias, aporte de açudes no Ceará já supera abril de 2017

Açude do Cocó em fevereiro último (Foto: Evilázio Bezerra / O POVO)
O aporte dos açudes no Ceará já supera o mesmo período em relação ao ano passado, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O relatório emitido pela Companhia nesta quarta-feira, 11, aponta evolução de 0,43 m³. Durante todo o mês de abril de 2017, o volume era de 0,40 m³.

Nas últimas 24 horas, o maior aporte foi no açude de Araras, com mais de 30 milhões de m³. Na última semana, o Castanhão teve mais de 70 milhões de m³, seguido de Araras com quase 50 milhões de m³.

A sangria já soma 11 açudes no Estado: Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Maranguapinho, São Vicente, Tijuquinha e Tucunduba. Outros 30 estão em status de volume morto e 20 ainda estão secos, incluindo Adauto Bezerra, Favelas, Quixeramobim e Vieirão.

17 reservatórios estão com volume acima de 90 %, incluindo Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão e Cocó. Por outro lado, 104 açudes com volume abaixo de 30 %.

Nessa terça-feira, 10, a capacidade hídrica dos reservatórios atingiu a marca de 10% pela primeira vez em sete meses. Já nesta quarta, o número de açudes com aporte subiu para 95, com destaque para o açude São Vicente que começou a sangrar.

Os aportes tiraram os açudes Frios e Pesqueiro do volume morto. Os reservatórios Carmina e Santo Antônio de Russas não estão mais secos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 116 postos pluviométricos entre terça e esta quarta, com chuvas superiores a 122,2 mm (posto/município Barroquinha).

Ainda há mais de um mês de quadra chuvosa pela frente, o que pode mudar a situação hídrica do Estado. O aporte total de 2018 está em 981,56 milhões de m³.
Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário