quinta-feira, 12 de abril de 2018

Em vídeo, empresária confessa ter recebido dinheiro para Eunício Oliveira

Presidente do Senado, Eunício Oliveira: parlamentar é suspeito de receber recursos clandestinos em sua campanha em 2014 (Sergio Dutti/VEJA)

Em maio de 2013, o então senador do Ceará Eunício Oliveira, atual presidente do Congresso, prestou uma homenagem à M. Dias Branco, líder de vendas de biscoitos no país.

Num discurso no Senado, o parlamentar do MDB lembrou que, aos 14 anos de idade, trabalhou na companhia cearense, “grande destaque na fabricação de alimentos e hoje sinônimo de sucesso em atividades distintas”.

O laço entre o político e a empresa entrou na mira da Polícia Federal na última terça-feira, 10, com a deflagração da Operação “Tira-Teima”. A ação teve como objetivo apurar o caminho dos recursos nebulosos recebidos pela campanha de Eunício ao governo do Ceará em 2014. A suspeita é que o presidente do Senado tenha praticado os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além da delação de um ex-diretor da Hypermarcas, os investigadores se basearam nas revelações feitas por uma empresária de Salvador, mulher do marqueteiro da campanha de Eunício em 2014.

Num depoimento em vídeo, obtido por VEJA, Maurenizia Dias Andrade Alves, dona do Instituto Campus, confessou que, a pedido de seu marido, Paulo Alves, recebeu dinheiro sem qualquer prestação de serviço. Os recursos foram repassados não só pela Hypermarcas e JBS, que já admitiram as irregularidades ao Ministério Público, mas também pela M. Dias Branco. A fabricante de biscoitos foi alvo de buscas e apreensões realizadas pela Polícia Federal nessa terça-feira, 10.


A Polícia Federal investiga se a M. Dias Branco, assim como a Hypermarcas e a JBS, fizeram repasses clandestinos à campanha de Eunício Oliveira em troca de favores no Congresso. A empresa doou oficialmente cerca de 400 000 reais, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corpvs, mencionada por Murenizia, é uma empresa de segurança que tem entre os seus sócios a Remmo Participações, do presidente do Senado, e Ricardo Lopes Augusto, sobrinho de Eunício.
Fonte: Veja


Nenhum comentário:

Postar um comentário