sexta-feira, 12 de abril de 2019

Reservatórios: Nível melhora, mas grandes açudes ainda preocupam

Castanhão
Faltando pouco mais de 45 dias para o fim da quadra chuvosa, o quadro permanece de alerta quando o assunto é recarga hídrica nos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

Se por um lado há motivos de festa pelos 32 açudes que atingiram o nível máximo até aqui e se encontram sangrando, por outro permanece preocupante a situação dos grandes açudes, que além de maiores em capacidade de reservação, transcendem as suas próprias bacias hidrográficas: Banabuiú, Orós e Castanhão. 

No quadro geral de monitoramento, há ainda sete açudes secos, 19 em volume morto e outros 81 com menos de 30% de suas capacidades.

Situação dos açudes estratégicos no Ceará

  • Castanhão 4,74%
  • Orós 7,12%
  • Banabuiú 7,35%
Volume em 11/04/2019

O secretário Francisco Teixeira (SRH), costuma afirmar que, em recursos hídricos não existem alternativas excludentes nem definitivas. Trocando em miúdos, Teixeira diz que, no semiárido equatorial, não há uma solução, uma fórmula, mas um somatório de medidas que resultam na melhoria da garantia hídrica. Corroborando com o secretário, Bruno Rebouças destaca que, aquilo que serve pra um caso, nem sempre serve para outro: “Nos deparamos com as situações mais diversas e, para essas situações, medidas igualmente diversas”, pontua.
Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário