sexta-feira, 16 de maio de 2014

Inseminação Artificial em Bovinos de Leite já é realidade em Lavras da Mangabeira

Por ocasião da deflagração do processo de inseminação artificial em bovinos de leite no município de Lavras da Mangabeira, a Prefeitura Municipal , Gestor, Gustavo Augusto Lima Bisneto, Dr. Tavinho, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, representada pelos Secretários: prof. Gilson Maciel e Ciron Alexandre Beserra; deu inicio nesta quinta-feira, (15/05), o trabalho de inseminação artificial em matrizes bovinas, objetivando a melhoria genética do gado de leite do município, bem como o aumento da produção daqueles que vivem, moram e retiram dessa atividade o sustento para si, para sua família e a consequente ascensão social e qualidade de vida.

A equipe que irá executar e acompanhar o programa é formada pelo Médico Veterinário e Consultor do SEBRAE, Dr. José Valderi Leite Nobre;  o Zootecnista , Carlos Alan Vieira Gomes  e o Técnico Agrícola, Izael Nogueira Batista Neto.

O trabalho de Inseminação foi realizado hoje nos Sítios Pitombeira e Juazeirinho, onde 15(quinze) matrizes entre vacas e novilhas de cinco produtores cadastrados no Programa de IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo foram inseminadas. 

Os Produtores contemplados nesta primeira etapa e o numero de matrizes emprenhadas de cada Produtor são: Antônio Galdino de Sousa , 05 matrizes; Cicero da Silva Pinheiro,  02 matrizes; Francivaldo Bezerra Landim (01) matriz; Zé Pinheiro (01) matriz; José Quirino Pinheiro (04) matrizes; Danúbio Pinheiro de Melo (02) matrizes.
Amanhã , dia 16, será a vez do Sítio Patos II, onde serão inseminados 14 matrizes bovinas dos Pecuaristas cadastrados: Antônio Germano Bezerra (01); Wilson Viana (02); Francisco Querginaldo (01); Geraldo Gernano Bezerra (01); Francisco Vicente Caetano (02); Francisco Chagas (03); Vicente Ribeiro Bezerra (02); Antônio Caetano Gomes(02).

Após a Inseminação, entre 45 a 60 dias será realizado o diagnóstico de prenhes para confirmar o sucesso da inseminação.

Segundo Dr. José Valderi, Além da melhoria genética do rebanho com aumento da produção leiteira, o processo de inseminação trás outros benefícios para a pecuária: Diminui o intervalo entre os partos; Reduz o índice de doenças reprodutivas e Programa o nascimento dos bezerros.

Para o Secretário, prof. Gilson Maciel o Programa urge coragem, trabalho e fé na consecução desse objetivo, que consiste na adoção de conhecimento e tecnologia do processo de inseminação artificial, constituindo, portanto um marco histórico da pecuária leiteira do município.
Está consignado, portanto a partida, o primeiro passo, a busca pela aquisição de conhecimento, pela adoção de novas tecnologias e pela a utilização da ciência de reprodução bovina no município de Lavras da Mangabeira.
Fonte: Assessoria SMA - Lavras/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário