terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Oposição faz bem a Qualquer Governo


Não é discurso vazio o que trata da importância do contraditório na democracia. Sem oposição, um governo pode se perder num mar de facilidades. Sem os contrários, a fiscalização certamente inexiste e o debate não se efetiva. Sem debate, não há escolha acertada porque não há alternativas. Sem a oposição, nenhum governo se esmera, nem se policia. 

Não acredito que ser oposição seja o encargo dos derrotados, como muitas vezes se proclama no Brasil.

Os da situação comportam-se muitas vezes com dedo em riste junto á boca, ordenando que opositores se calem, como se, por estarem fora da composição do executivo, não tenham o direito de exercer o mandato para o que foram eleitos. E o pior, muitos da oposição sentem-se exatamente assim e se calam. Conformam-se, ou aderem ao projeto situacionista ou ainda vilanizam-se, exercendo uma oposição de barulho, nada propositiva, do tipo caricatural que torna alvo toda iniciativa do “adversário”. 

Por esses caminhos, a oposição erra ao desperdiçar a chance de revelar-se aos governos e exibir um projeto consistente de desenvolvimento. Erra ao dividir-se em intrigas rasteiras e guerrinhas internas sem compreender que o “ser oposição” também é uma oportunidade de servir as comunidades. 

Se falta ter orgulho do passado, falta também planejar o futuro.

O fato, é que a oposição é necessária, visto que, muitos que estão ao lado dos governos “temem” e aí, não se sabe o porque em falar a realidade, daí uma oposição coerente, crítica e que apresente soluções é muito salutar para qualquer administração, porque sem ela a democracia perde um pouco do seu valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário