terça-feira, 6 de maio de 2014

Benedito Gomes de Queiroz (Zé Dantas) - Patriarca da Família Queiroz

Nasceu Benedito Gomes de Queiroz aos 16 de novembro de 1927 no município de Brejo do Cruz, Paraíba. Filho de Sérgio Cavalcante de Queiroz e Ana Alzira de Andrade, casou-se na Catedral de Caicó (RN) aos 22 anos com Maria Alves de Queiroz, sendo pai 19 filhos, dos quais criaram-se 11.
Aos 29 de junho de 1951 chegava a Lavras da Mangabeira, e por intermédio do Sr. Vicente Dutra Neto, era apresentado aos auspícios do Coronel Raimundo Augusto, que o batizaria perante às chamas da tradicional fogueira de São Pedro, pela alcunha de Zé Dantas. Permitindo-lhe arrego na Fazenda São Domingos, onde viria a trabalhar como lavrador, após um ano, em virtude da competência de seu trabalho, passaria a comandar toda a produção agropecuária da mesma. Em pouco tempo, estabelecia na localidade rural um pequeno comércio de estivas e cereais que abastecia os moradores do lugar, permitindo-se mais comodidade ao “fazer a feira”.
Em 1956 participa ativamente da construção da estrada de Lavras a Iborepi, fazendo o fornecimento de 10 e depois 30 turmas de trabalhadores. Em 1959 dedica-se ao transporte de mercadorias ao comércio lavrense que estava surgindo, transportando óleo diesel, gasolina, querosene e bebidas em geral de Campina Grande e Recife.
Muda-se em 1960 para a sede do município onde nos dois anos subseqüentes, amplia e fortalece ainda mais o setor comercial da cidade comprando sucata e transportando-a a siderúrgica em Recife abastecendo desta forma, o comércio em Lavras da Mangabeira do qual já era peça chave.
Em 1962 adquire o terreno “Recreio” onde se dedica brilhantemente ao comércio de gado bovino. Ainda em 1962 instala em frente a sua residência uma “bomba de gasolina à manivela”, onde abasteceria a comunidade de Lavras e região com combustíveis ESSO.
Em 1966 promove em parceria com Dr. Aloísio T. Férrer e Vicente de Zuza a 1ª vaquejada de Lavras da Mangabeira. Em 1969 adquire do Sr. Assis Viana um terreno onde construiria em 1979 o que hoje é o principal parque de vaquejada do município (Parque Francimar Alves de Queiroz – “in memorian” de seu filho que faleceria neste ano) transformando a vaquejada de Lavras da Mangabeira em uma das mais tradicionais de todo o Ceará.
Casa-se pela segunda vez em 1973 com Odete Santos (com quem vive até hoje), tendo 5 filhos dois quais 2 se criaram.
Entra para a vida pública em 1976 a convite do Sr. João Sobreira, sendo candidato a vereador representando a sede do município, onde obtém com êxito uma votação de 536 votos, significando um percentual de 10% dos votos válidos.
Em 1977 passa a transportar gasolina de Fortaleza e Crato. No início dos anos 1980 faz a reforma da antiga casa do seu pai onde mora até os dias atuais.
Sempre dedicado ao trabalho, consegue em 1990 comprar a Fazenda Sant’ana, antiga propriedade do Cel. Raimundo Augusto, além do sítio Brejinho, herança do Sr. Vicente Dutra. No ano 2000 começa a construção do 2º posto de gasolina inaugurado em 2002 juntamente com uma churrascaria e uma pousada, recebendo o nome do seu avô paterno Vicente Domingos de Queiroz. Em 2004 compra o terreno do Sr. Raul Sá conhecido por Cazumbazinho onde amplia ainda mais a criação de gado bovino, permitindo ao município ser lembrado como importante comércio de carne bovina da região centro-sul do estado.
Além de importante empreendedor e desenvolvimentista, Zé Dantas foi por 24 anos um ativo representante do povo de Lavras, sendo vereador por cinco mandatos (02 mandatos de 6 anos e 03 mandatos de 4 anos) e presidente da Câmara entre 1997 e 2000, conseguindo a cada pleito conquistar o respeito e a admiração que o povo de Lavras lhe tem até os dias atuais.
Grande patriarca, foi substituído em 2000 por seu filho Nilton Alves de Queiroz, médico veterinário, para dar continuidade ao seu legado sempre justo e coerente na vida pública.
                                   Por: João Tavares Calixto Junior (Genro)

Um comentário: